Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/11/2020 - 09:32

Presidente do BNDES afirma no 39º ENAEX que banco busca investidores internacionais


E "agenda verde" para a infraestrutura. Montezano disse que banco tem mais de R$ 180 bilhões para projetos em infraestrutura, um dos gargalos no setor de comércio exterior brasileiro.

Em palestra no 39º ENAEX, promovido pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, defendeu a ampliação da iniciativa privada nos financiamentos do setor de infraestrutura. Afirmou que o principal objetivo do banco é abrir o esse mercado, atraindo investidores internacionais e novos players nacionais, de modo a romper a concentração atual. A melhoria da infraestrutura brasileira, que ajudaria na redução do custo Brasil, é um dos principais pleitos do segmento de comércio exterior brasileiro. Segundo Montezano, o BNDES tem uma carteira de mais de R? 180 bilhões e quer se transformar em uma "fábrica de projetos", preparando investimentos e privatizações.

Montezano prevê um forte ciclo de crescimento para o mercado de infraestrutura brasileiro nos próximos 10 a 15 anos. Para ele, esse processo se apoiará tanto na vantagem comparativa do país diante de outros emergentes em relação à eficiência regulatória e à segurança jurídica, quanto na imprescindível âncora fiscal, que permite juros estáveis no longo prazo. Sem diminuir a importância da instituição como garantidora dos financiamentos de longo prazo (20 a 30 anos), Montezano afirmou que é essencial ampliar a atuação do sistema privado nacional na tomada de riscos e concessão de crédito para o setor de infraestrutura, de modo a ganhar escalabilidade e acabar com os subsídios do estado.

Por fim, o presidente do BNDES apontou como essencial para o país assumir a liderança na agenda ASG (Ambiental, Social e de Governança). Ao lembrar que o Brasil tem provavelmente o maior e mais preservado patrimônio ambiental do mundo, Montezano destacou que a chamada "agenda verde" nos financiamentos e modelagem de projetos, ainda que de acordo com as particularidades brasileiras e não as características ou visões de outros países, veio para ficar. E o Brasil tem a oportunidade de assumir um papel liderança global no setor.

O ENAEX continua ao longo da quinta-feira, com a participação do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do vice-presdiente da República, Hamilton Mourão, que fará o encerramento do evento. Programação completa no https://enaex.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira