Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/11/2020 - 07:24

Bradesco encerra ciclo de Bravoz com live especial em comemoração ao Dia da Consciência Negra


Projeto nasceu para reforçar os espaços de voz e expressão da comunidade negra no Brasil.

Há um ano o Bradesco lançou o projeto ‘Bravoz – Encontros Bradesco de Vozes Brasileiras’, com o objetivo de promover artistas negros nacionais na sua visão de arte e de negócio, além de contribuir para desconstruir um pensamento isolado sobre o “Dia da Consciência Negra” e abrir espaço para a “Cultura da Consciência Negra”, dando protagonismo para o projeto ao longo de todo o ano e não apenas no mês de novembro. Desde então, o banco reuniu mensalmente em suas redes sociais dois artistas negros de diferentes segmentos para celebrar a bravura de ser artista e empreendedor no Brasil, além de potencializar vozes negras fortes que transformam diariamente a sociedade.

Agora, para celebrar um ano de Bravoz, o Bradesco realizará uma live especial com alguns dos convidados participantes do projeto, que será transmitida no dia 20 de novembro (sexta-feira), às 16 horas no YouTube do banco. Com cerca de 2h30 de duração, estão programados um clipe inicial, quatro apresentações musicais em duplas, três painéis de debates e quatro demonstrações artísticas, todos gravados previamente e com todos os protocolos de segurança e higiene estabelecidos em virtude da pandemia do coronavírus. Já a interação ao vivo com a audiência ficará por conta das mestres de cerimônia do evento, Rita Batista e Jennifer Nascimento.

Na parte musical, estão confirmadas as apresentações de Sandra de Sá, Margareth Menezes, Linn, BK’, Tuyo, Edgar, Jair Oliveira e Gilberto Gil. Já nos painéis de discussões, ‘Arte só é rentável se for para as massas?’ é o tema foco na roda de conversa de Alê Garcia, Karol Konka e MC Rebecca, ‘Gente preta que empreende muda o futuro’ será o tópico de Gabi Oliveira, Juh Almeida e Antônio Pitanga, e ‘O negócio da arte mudou com as gerações?’ terá as impressões de Eliane Dias, Rosana Paulino e Fioti. As demonstrações artísticas ficam por conta de Mulambo, Silvana M, Dhu Moraes, além de um vídeo retrospectiva.

Para celebrar a data, desde o início do mês, também estão sendo veiculados threads por Murilo Araujo no Twitter sobre empreendedores negros que mudaram a sociedade como a de Joaquim Pinto de Oliveira, que foi um artesão e arquiteto negro que viveu e trabalhou na São Paulo do século XVIII, filtro e wallpaper com a temática negra desenvolvidos pelo ilustrador Jean Lins para o Instagram, e um episódio exclusivo no podcast Negro da Semana, de Alê Garcia, no Spotify falando sobre toda a jornada de Bravoz e convidando para a live. Também foi criado um livro virtual no álbum do Facebook do Bradesco com as biografias de todos que participaram do projeto.

— Bravoz veio com o comprometimento de reforçar o movimento #AliadosPeloRespeito - que nasceu no Bradesco para gerar reflexão sobre raça, gênero, sexualidade e deficiência, trazendo para o público esse olhar da marca em mostrar a importância da diversidade — ao dar protagonismo a negras e negros que mostram a variedade de vozes e da arte brasileira — explica Marcelo Salgado, gerente de digital e UX do banco. — Quando essas vozes são compartilhadas em tantas plataformas, em diferentes linguagens apoiadas na visibilidade do Bradesco, queremos acreditar que elas alcançam diversos destinos, desde o artista que não se reconhece enquanto empreendedor, até as pessoas que precisam refletir sobre as dificuldades raciais ainda tão presentes no Brasil. Por isso, é sobre o desejo que essa rede cresça, as vozes se somem e que no final tenhamos um olhar otimista para o que virá — acrescenta.

Balanço — Diversas duplas se apresentaram ao longo dos 12 meses de projeto no YouTube, Instagram e Facebook do Bradesco, além de participarem de programas no podcast Negro da Semana, de Alê Garcia, que pôde ser ouvido no Spotify e em todas as plataformas de streaming de áudio. Foram gerados 13 vídeos e 12 podcasts de conteúdo, em uma audiência que chegou a 84.9 milhões visualizações, entre YouTube, Instagram, Facebook, Linkedin e Twitter, sendo 23 milhões de visualizações só no YouTube e 5 milhões no Instagram.

Os artistas falaram sobre a trajetória individual, levando em conta território, gênero, raça e como empreender em arte. Estiveram presentes: Evandro Fioti & Juh Almeida, Larissa Luz & Jean Lins, Tuyo & Caroline Lima, Margareth Menezes & Tainara Cerqueira, Jair Oliveira & Antônio Pitanga, Rincon Sapiência & Rosana Paulino, Karol Konka & Linn da Quebrada, BK & Crioula, Sandra de Sá & Mulambo, Gilberto Gil & Dhu Moraes.

— Acho de total relevância empresas como o Bradesco apoiarem e criarem iniciativas e projetos que têm como premissa a ampliação de possibilidades para o negro brasileiro. Ressignificar os espaços de poder é um desafio necessário e todo suporte é bem-vindo — comenta Larissa Luz.

Já os integrantes da Banda Tuyo, Jean Machado, Lio e Lay Soares, relembram da alegria já na primeira reunião sobre o projeto: —Éramos maioria criativa, protagonizando as propostas, todas concebidas por artistas e profissionais como nós. A gente também celebrou quando compreendeu que o desenvolvimento previa doze meses de fomento, disseminação e curadoria fina no reconhecimento dos grandes empreendedores e artistas negros contemporâneos. Bravoz criou um mecanismo duradouro pra amplificar vozes e tem sido gostoso ouvir a gente falando mais alto — afirmam.

Diversidade, Inclusão Social e Acessibilidade — Para o Bradesco, diversidade, inclusão social e acessibilidade são, antes de tudo, crença e propósito. Depois de anunciar a disponibilização de acessibilidade para 100% de seu conteúdo publicitário, o Bradesco, em ação inédita, apoiará o lançamento do primeiro podcast brasileiro de maquiagem para pessoas com deficiência visual e baixa visão. Intitulado ‘Sentidos da Beleza’, ele será produzido e apresentado pelo jornalista de beleza e maquiador Tássio Santos, criador do canal de maquiagem focado em peles negras 'Herdeira da Beleza', e terá duração de um mês e meio, com seis episódios lançados um a cada semana, sendo o primeiro no dia 20/11. Em cada um deles, Tássio contará com convidados da comunidade PcD para participar da conversa sobre como comprar maquiagem, como preparar e finalizar a pele, dicas para maquiar olho e boca, entre outros temas.

Os episódios serão ativados no Instagram nos perfis @herdeiradabeleza e @sentidosdabeleza e no YouTube no Herdeira da Beleza. Além disso, todo o conteúdo ficará disponível no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcast, Deezer e Soundcloud.

— Para o Bradesco, é muito gratificante apoiar projetos que gerem reflexão sobre inclusão social. Acessibilidade é, antes de tudo, uma crença e um propósito do banco”, comenta Marcelo Salgado, gerente de UX e redes sociais do banco. A ação se soma ao movimento da instituição em prol da inclusão de pessoas com deficiência visual e auditiva. Desde o início do ano, todos os filmes publicitários ganharam versões com tradução em libras e legenda, além de audiodescrição, em uma playlist exclusiva no canal do Bradesco no YouTube.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira