Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/11/2020 - 07:42

Abrafad investe em transformação digital de pequenas farmácias

A expectativa é de que 3000 pontos de venda tenham a plataforma nos próximos meses.

Possuir um serviço de delivery por aplicativo nunca foi tão importante como nos últimos meses. As mudanças no cotidiano impostas pela pandemia impulsionaram as vendas online e aceleraram a entrada de farmácias no e-commerce.

Neste cenário, a Associação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias e Drogarias - Abrafad [https://www.abrafad.com.br] firmou uma parceria com o aplicativo de delivery Farmácias App dando acesso de maneira simples e rápida ao comercio digital para pequenas redes e farmácias independentes de todo o país. A expectativa é de que 3000 pontos de venda tenham a plataforma nos próximos meses.

O aplicativo, que iniciou a expansão nacional em janeiro deste ano, funciona como um “shopping virtual” para farmácia e foca redes menores e farmácias independentes. — O investimento para que essas farmácias criem e tenham seus próprios aplicativos de venda online é grande. Não compensaria para elas, pois além do custo com desenvolvimento, existe ainda todo o investimento na conquista do consumidor final. Nós criamos um aplicativo onde cada farmácia pode ofertar seus produtos de maneira independente e com suas próprias regras de negócio, preço, raio de entrega e horários de funcionamento de maneira muito simples se em precisar investir no custo do desenvolvimento — explica Jorge Antunes, coordenador de novos negócios na Farmácias APP.

De forma gratuita, as farmácias criam suas "lojas" dentro da plataforma. Todo o controle sobre o que é anunciado e, como é ofertado, é de responsabilidade da farmácia. O aplicativo, por sua vez, faz o trabalho de divulgação e marketing captando usuários para o aplicativo. Quando um cliente busca por um produto dentro do aplicativo, ele recebe opções de farmácias próximas que vendem aquele item e o prazo de entrega que varia entre 2h e 24h. Toda a negociação e pagamento é feita pelo aplicativo.

Já remuneração do aplicativo é feita com uma porcentagem sobre as vendas de cada farmácia. A parceria com a Abrafad garante aos associados uma negociação diferenciada com relação à porcentagem.

— A intenção é que todos os associados da Abrafad integrem o aplicativo e tenhamos 2.300 pontos conectados à plataforma no país, aumentando as vendas e fazendo com que os pequenos farmacistas também participem da transformação digital — comenta Nilson Ribeiro, diretor executivo da Abrafad.

Um dos diferenciais do Farmácias App é que ele possui integração com o estoque das principais distribuidoras como Santa Cruz e Panpharma. — Desta forma, as pequenas farmácias ganham velocidade na reposição e não ficam sem produto disponível. Caso um cliente precise de um produto que naquele momento está em falta na unidade física, o aplicativo informa que esse item pode ser entregue em até 24h e o consumidor por fazer a compra normalmente. É como se a pequena farmácia contasse com o todo estoque da distribuidora em tempo real, ou seja, ele terá uma prateleira infinita— explica Nilson.

Pandemia – Um dos efeitos colaterais da pandemia é a mudança de comportamento dos consumidores. Impedidos de sair com frequência para fazer compras, o delivery ganhou espaço e com ele, a digitalização das vendas. Conforme Jorge Antunes, o número de pedidos cresceu impressionantes 500% nos meses de quarentena e mesmo agora, com mais flexibilidade e a retomada gradual da rotina, esse índice não caiu. — Acreditamos que as pessoas incorporaram de vez o delivery em suas rotinas de compras —encerra.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira