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16/05/2008 - 15:18

Equipe da FEI representará o Brasil na Fórmula SAE West, na Califórnia

Competição será realizada entre os dias 25 e 28 de junho, na Califórnia, nos Estados Unidos; carro da FEI conta com novo volante com informações para facilitar a pilotagem .

Os estudantes de engenharia do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) preparam-se novamente para representar o Brasil em outra competição de veículos internacional. Desta vez, o alvo é a Fórmula SAE West, que será realizada de 25 a 28 de junho, no Auto Club Speedway, em Fontana, na Califórnia. A equipe da FEI disputará a competição com cerca de 80 equipes do Canadá, Estados Unidos, Suécia, Japão e China, como prêmio por conquistar a segunda colocação na competição brasileira, realizada em novembro passado, em Americana, São Paulo.

Na bagagem, a equipe da FEI levará o protótipo RS3, que recebe inovações desde o término da competição brasileira. Entre as novidades, o volante agora possui um painel que informa ao piloto temperaturas de água e óleo, além de dados de tensão de bateria, marcha e rotação do motor. Outra estratégia foi a fabricação de um novo sistema de admissão e escapamento. “Ganhamos 14 cv de potência em relação ao conjunto anterior”, comemora Jean Tavares Horcaio, capitão da equipe, 21 anos e aluno do 7º semestre do curso de Engenharia Mecânica da FEI.

O RS3 pesa 220 kg (30 a menos que o modelo RS2, participante da competição internacional em 2006), acelera de 0 a 100 km em 4 segundos e atinge velocidade final de 160 KM/h. “Com o carro mais leve, conseguimos desempenho mais rápido nas curvas”, comenta o capitão da equipe, composta por 12 estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Mestrado em Mecânica.

Além de representar o Brasil na competição, a equipe da FEI planeja trocar experiências com estudantes de outros países. “O contato com alunos de fora é muito importante para o desenvolvimento da ciência da mobilidade e o aprendizado de outras culturas”, afirma o professor Roberto Bortolussi, coordenador do curso de Engenharia Mecânica da FEI.

Motor - CBR 600 RR naturalmente aspirado | Chassi - Tubular de aço SAE 4130 | Direção - Pinhão e cremalheira | Freios - a disco nas 4 rodas | Transmissão- 6 velocidades, trocador de marcha por borboleta no volante | Rodas – Magnésio | Suspensão dianteira e traseira - Duplo A c/acionamento dos amortecedores através de pull-rod | Combustível – Gasolina.

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