Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/05/2008 - 15:49

IQT é a primeira empresa capixaba autorizada para inspeção em veículos do Mercosul

A autorização vai garantir que 5.000 veículos licenciados realizem a inspeção veicular no Estado. A falta desse procedimento impede o trânsito nos países do Mercosul.

O Instituto de Qualidade e Tecnologia de Segurança Veicular (IQT) acaba de dar início a um procedimento inédito no Espírito Santo, tornando-se a primeira empresa capixaba a realizar inspeção de segurança veicular em caminhões e qualquer tipo de veículo que transportam cargas para os países do Mercosul. A autorização foi concedida pelo Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF) após um criterioso processo de auditoria. A partir de agora, mais de 5.000 veículos, licenciados no Espírito Santo para esse tipo de transporte, poderão fazer a inspeção veicular no Estado.

A inspeção nesses tipos de veículos é obrigatória e está prevista na resolução nº 75/97 de Transportes de Cargas do Mercosul, em vigor desde janeiro de 1998. Ela estabelece que todos os veículos que fazem o transporte internacional de passageiros e cargas deverão submeter-se a uma inspeção veicular periódica, nesse caso anual.

No Brasil, a inspeção veicular é realizada por uma empresa credenciada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) com equipamentos computadorizados de última geração. O procedimento é uma garantia de que os veículos estão em condições adequadas de segurança, evitando possíveis acidentes. Durante o processo, são verificados cerca de 200 itens do veículo.

De acordo com o engenheiro e proprietário do IQT, Carlos Bressan, a inspeção veicular consiste em mais um meio de fiscalização nesse tipo de transporte. “É possível checar itens como freio, sistema de direção, carroceria, pára-choque, entre outros. Durante uma batida, um pára-choque corretamente dimensionado evita que um automóvel entre em baixo de um caminhão”, destaca Carlos Bressan.

Após a inspeção, é emitido um laudo técnico que orienta os motoristas a fazerem as melhorias necessárias. Após essa etapa, o veículo passa novamente pela checagem de segurança. Quando aprovado em todos os itens, o organismo de inspeção autorizado emite o Certificado de Inspeção Técnica Veicular (CITV). Nesse caso, o DPRF e os organismos de inspeção recebem uma senha eletrônica individual que dá acesso às características do veículo. Dessa forma, quando o caminhão passar pelos postos do DPRF em todo o país, o inspetor conseguirá identificar a placa do veículo no sistema e fazer a consulta.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira