Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/05/2008 - 15:55

John Deere inaugura em Montenegro sua terceira fábrica no Brasil

A nova fábrica de tratores da John Deere, localizada em Montenegro, no Rio Grande do Sul, município a 50 quilômetros de Porto Alegre, será inaugurada no dia 15 de maio. Com capacidade de produção de 15 mil tratores por ano, a unidade conta com 715 funcionários e criou cerca de 1.500 empregos indiretos. O investimento na expansão da capacidade de produção representada pela nova fábrica foi de 250 milhões de dólares, sendo 80 milhões em prédios e equipamentos, 140 milhões em capital de giro e mais 30 milhões destinados a mudanças na fábrica de Horizontina, também no Rio Grande do Sul.

A escolha do Brasil, entre os países de vários continentes, como sede da nova fábrica de tratores pela direção mundial da John Deere “comprovou a confiança da companhia no crescimento do país e em sua vocação de ocupar um papel de destaque cada vez maior entre os fornecedores mundiais de alimentos, fibras e bioenergia”, afirma Aaron Wetzel, vice-presidente de Marketing, Vendas e Planejamento da John Deere para a América do Sul. A decisão da construção da nova fábrica foi anunciada no final de 2004 e não foi alterada nos dois anos seguintes, apesar da forte crise que afetou a agricultura e o mercado de equipamentos agrícolas do país.

A unidade de Montenegro é a terceira fábrica da John Deere no Brasil. Na unidade de Horizontina (RS) são fabricadas colheitadeiras de grãos e plantadeiras, e a fábrica de Catalão, em Goiás, produz colhedoras de cana-de- açúcar. Os motores utilizados nos tratores fabricados em Montenegro são produzidos em outra unidade da John Deere na América do Sul, localizada em Rosário, na Argentina.

Qualidade testada e produção flexível - A unidade de Montenegro adota os últimos avanços da tecnologia industrial, destacando como pontos principais a flexibilidade da linha de montagem, que permite alterações para atender com maior rapidez aos pedidos dos clientes, e a redução dos estoques de matéria-prima e de produtos prontos. A fábrica segue o conjunto de boas práticas aplicadas em unidades da companhia, o chamado DPS – Deere Production System. A preocupação com a qualidade é demonstrada em pontos de aferição em todas as linhas e bancos de testes automatizados para verificações mais completas. Equipamentos de última geração, como os centros de usinagem, contribuem para assegurar alta qualidade na produção.

O sistema de pintura utiliza tintas isentas de metais pesados e com baixa emissão de compostos orgânicos voláteis. Além disso, as cabines de aplicação contam com tecnologia de cortina d’água para controle das emissões na atmosfera. Para garantir a qualidade da pintura, os tratores passam por um pré-tratamento e por limpeza por fostatização. Depois da aplicação da pintura poliuretânica por aspersão é feita a cura em um forno para obter superfícies de alto brilho e assegurar a durabilidade da pintura..

“A tecnologia disponível na fábrica de Montenegro faz com que os modelos fabricados no Brasil sejam idênticos aos produzidos nas três principais fábricas de tratores da John Deere no mundo, as de Waterloo e Augusta, nos Estados Unidos, e a de Mannheim, na Alemanha”, afirma Antonio Garcia, diretor de Manufatura da John Deere para a América do Sul. A linha de tratores fabricados em Montenegro tem oito modelos diferentes, com motores de potências que variam de 75 cv (modelo 5603) até 202 cv (modelo 7815), além de versões diferentes desses tratores que aumentam as opções e permitem que os clientes possam encontrar o equipamento mais adequado para suas necessidades. Além do mercado do Brasil, os tratores são destinados à exportação, principalmente para os países da América do Sul.

A nova unidade permitiu a ampliação da linha de tratores da John Deere no Brasil com a produção dos modelos 7715, com motor de 182 cv, e 7815, com 202 cv. Modelos de maior potência produzidos em Montenegro, os tratores 7715 e 7815 vão ser entregues já preparados para a instalação dos produtos do sistema AMS, como o Piloto Automático John Deere. Com o sistema eletrônico para o AMS já preparado, a instalação desses dispositivos que utilizam o geoposicionamento por satélite torna-se muito mais fácil e rápida para os clientes.

Respeito ambiental e relacionamento com a comunidade - A fábrica de Montenegro ocupa uma área de 70 mil metros quadrados em um terreno de 961 mil metros quadrados situado junto ao Pólo Petroquímico de Triunfo. Desde o início de sua construção foram seguidos rigorosos critérios de proteção ambiental. Cerca de 25% do terreno foi reservado formando três áreas de preservação permanente. Árvores de espécies protegidas foram cuidadosamente realocadas. Como medida compensatória, foram plantadas quatro árvores para cada uma que foi cortada durante a construção.

Duas estações fazem o tratamento de todos os efluentes líquidos gerados pela unidade. Os efluentes gerados pelo pré-tratamento de pintura, na limpeza de pisos e pelas lavadoras de peças usinadas são tratados por ultrafiltração, sistema usado para esse fim por apenas mais uma indústria no Brasil. Uma estação de tratamento biológico trata os efluentes de sanitários, refeitórios e lavagem dos tratores. Depois de passar por análise para verificar se estão de acordo com os parâmetros de controle do órgão ambiental, os efluentes são usados em fertirrigação na vegetação ornamental em torno da fábrica. Esse sistema, que também é único no país, é monitorado por uma equipe de engenheiros químicos e agrônomos.

O efetivo da nova fábrica foi formado com 540 funcionários contratados na região de Montenegro e 170 transferidos de outras unidades da John Deere, especialmente de Horizontina. Todos passaram por treinamento com focos em tecnologia, segurança de trabalho e ergonomia, e a maior parte desse trabalho foi feita em parceria com o Senai de Montenegro. Todos os operadores e montadores tiveram uma fase de treinamento prático na fábrica de Horizontina.

Desde o início da construção da fábrica, a John Deere procurou a integração com a comunidade de Montenegro. A Fundação John Deere, braço social da companhia, vem executando vários programas de apoio a entidades sociais e culturais da região. Um dos programas da fundação é o Ativa, de voluntariado corporativo. O programa incentiva e dá apoio aos funcionários para a realização de atividades em escolas, orfanatos e asilos. Em várias iniciativas, os funcionários da nova unidade já se mostram ativos no trabalho social e educativo junto às comunidades da região de Montenegro.

A John Deere é líder mundial na produção de equipamentos agrícolas e florestais e uma das maiores fornecedoras de produtos e serviços para construção, jardinagem e irrigação. A John Deere também oferece serviços de financiamento em escala mundial e produz motores usados em equipamentos pesados. Desde a sua fundação em 1837, a John Deere mantém seus valores de Integridade, Qualidade, Comprometimento e Inovação por todo o mundo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira