Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/12/2020 - 07:27

OPEP e aliados resolvem que ajustes mensais adicionais não ultrapassem a 0,5 mb/d.


A 12ª Reunião Ministerial da OPEP e não OPEP (ONOMM) foi realizada por videoconferência, no dia 03 de dezembro (quinta-feira). A Reunião deu as boas-vindas ao novo ministro da Energia da Rússia, SE Nikolai Shulginov. O Encontro lembrou os direitos dos povos e nações à soberania permanente sobre suas riquezas e recursos naturais. E a partir de janeiro de 2021, os países participantes do DoC decidiram ajustar voluntariamente a produção em 0,5 mb/d de 7,7 mb /d para 7,2 mb/d.

O Encontro reafirmou o compromisso contínuo dos países produtores participantes da Declaração de Cooperação (DoC) com um mercado estável, o interesse mútuo das nações produtoras, o abastecimento eficiente, econômico e seguro aos consumidores e um retorno justo sobre o capital investido.

A Reunião relembrou a decisão tomada por todos os países participantes no DoC no 10º (Extraordinário) ONOMM em 12 de abril de 2020 para ajustar para baixo a produção global de petróleo bruto e as decisões unânimes tomadas no 11º ONOMM em 6 de junho de 2020.

A Reunião acolheu o desempenho positivo nos níveis gerais de conformidade com os ajustes de produção desde a última reunião em junho, e a resposta construtiva de muitos países ao mecanismo de compensação em acomodar seus volumes de baixo desempenho, conforme acordado nas reuniões ministeriais de junho, e posteriormente alterado em setembro 2020.

Olhando para o futuro, a Reunião enfatizou que era vital que os participantes do DoC, e todos os principais produtores, permanecessem totalmente comprometidos com os esforços que visam equilibrar e estabilizar o mercado. Ele observou que os novos bloqueios, devido às medidas de contenção mais rigorosas do Covid-19, continuam a impactar a economia global e a recuperação da demanda de petróleo, com incertezas prevalecentes durante os meses de inverno.

À luz dos atuais fundamentos do mercado de petróleo e das perspectivas para 2021, a Reunião concordou em reconfirmar o compromisso existente no âmbito da decisão DoC de 12 de abril de 2020, então alterado em junho e setembro de 2020, para retornar gradualmente 2 mb/d, considerando condições de mercado.

A partir de janeiro de 2021, os países participantes do DoC decidiram ajustar voluntariamente a produção em 0,5 mb/d de 7,7 mb/d para 7,2 mb/d.

Além disso, os condados participantes do DoC concordaram em realizar reuniões ministeriais mensais da OPEP e não-OPEP a partir de janeiro de 2021 para avaliar as condições do mercado e decidir sobre ajustes de produção adicionais para o mês seguinte, com ajustes mensais adicionais não ultrapassando 0,5 mb/d.

A Reunião acordou também em prorrogar o período de compensação estabelecido a partir do 11º ONOMM, e posteriormente alterado em setembro de 2020, para o período de janeiro até o final de março de 2021, para garantir a compensação integral do excesso de produção de todos os países participantes do DoC.

A OPEP e os países não participantes da OPEP instaram o Ministro de Energia da Arábia Saudita, Sua Alteza Real, Príncipe Abdul Aziz bin Salman, a continuar em seu papel como presidente da OPEP e Reunião Ministerial não OPEP. Sua perseverança, diligência e esforços extraordinários foram altamente apreciados por todos os países participantes e foram fundamentais para ajudar a conter os impactos da pandemia Covid-19 e estabilizar o mercado de petróleo por meio da implementação bem-sucedida dos objetivos do DoC.

Sua Alteza Real o Príncipe Abdul Aziz bin Salman aceitou a oferta para continuar em seu papel como presidente da Reunião e prometeu buscar vigorosamente a estabilidade sustentável do mercado de petróleo desejada por produtores e consumidores.

A reunião também expressou seu profundo apreço e gratidão a SE Alexander Novak, vice-primeiro-ministro da Federação Russa, por sua liderança exemplar como co-presidente da ONOMM. A Reunião pediu-lhe para continuar nesta função e agradeceu-lhe pelos seus esforços incansáveis ??e forte apoio ao DoC durante estes tempos extremamente desafiadores.

A Reunião também observou o aniversário de quatro anos da assinatura do DoC em 10 de dezembro de 2016 e elogiou os países participantes por seu compromisso contínuo com os princípios que sustentam o DoC.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira