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08/12/2020 - 08:36

2020 foi o ano de transformação digital para negócios e agências digitais

O ano de 2020 foi de aperto para alguns setores e de novidades para outros. Para jovens profissionais da área de marketing digital, agentes individuais digitais e pequenas agências de marketing digital, esse ano foi transformador. Alavancados pelo crescimento 47% no e-commerce só no primeiro semestre deste ano, segundo a Ebit Nielsen: — muitos negócios e empreendedores tiveram que se adaptar às vendas online, que exige logística adequada e ações constantes de marketing digital. Além do desenvolvimento e manutenção de lojas virtuais funcionais e bem estruturadas. A boa gestão do Ecommerce ajuda nas conversões e nas vendas. De uma forma geral, o fator pandemia trouxe oportunidades para os prestadores de serviço da cadeia ligada ao marketing digital. A adaptação dos pequenos negócios ao mundo digital foi absorvida pelas pequenas e médias agências digitais, pelos agentes digitais individuais e pelos freelancers. Outra tendência em 2020 foi o fortalecimento das lojas virtuais de nicho e o surgimento de Ecommerces exclusivos de marcas de personalidades públicas, artistas, apresentadores, Youtubers passaram a ter suas próprias lojas virtuais, com venda de produtos específicos e feita diretamente para o consumidor, sem intermediários— disse Fábio Medeiros, presidente da Associação Brasileira dos Agentes Digitais no Rio de Janeiro (Abradi-RJ) e possui doutorado em administração pela UFRJ.

Deu Match — A Associação Brasileira dos Agentes Digitais no Rio de Janeiro (Abradi-RJ), disponibiliza eventos online, espaços para encontros de relacionamentos comerciais e para parcerias de negócios que podem gerar novas oportunidades para quem está no início da carreira. O próprio presidente da Abradi-RJ, Fábio Medeiros, encontrou o sócio que buscava dentro da Abradi-RJ. — É importante trocar suas dores num espaço propício para isso, seja como empreendedor digital individual ou dono de uma agência. Como empresários e autônomos, temos uma vida solitária no que diz respeito a tomadas de decisão e dificuldade em refletir sobre as constantes mudanças em nosso negócio. Além dos aprendizados e das constantes atualizações técnicas, muito intensas no nosso mercado, nós ainda precisamos focar na gestão, nos novos negócios venda e na entregas de qualidade para o nosso cliente. São muitos papéis que os donos de agência e agentes digitais precisam desempenhar em seus negócios. Ter apoio e interlocução com seus pares é fundamental. Às vezes percebemos que nossas questões são parecidas com as de outros colegas do mercado e assim podemos nos fortalecer mutuamente. Conheci meu sócio na associação. Após alguns anos de convívio, avançamos num projeto maior de agência. E avançamos para uma sociedade, onde fizemos a fusão de nossas agências. Temos perfis complementares e nossas agências tinham diferenciais também sinérgicos. Deu match. Temos inúmeros casos como o meu e do Carlos Paulo na Abradi. Outras oportunidades surgem o tempo todo. São pessoas que vão encontrando corpo e braços para crescer e atender, lá estão os empregadores e fornecedores em potencial, pessoas que têm uma dor parecida com a sua, são trocas valiosas em momentos como esse de readaptação de modelos de negócios — cocnluiu Fábio Medeiros que também é professor de pós-graduação da FGV, PUC-RJ e consultor do Sebrae-RJ.

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