Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/05/2008 - 09:30

Terminal Marítimo da Aracruz muda economia de SJN

"O desenvolvimento está chegando", assim o prefeito de São José do Norte, José Vicente Ferrari (PSDB), avalia o inicio das atividades da Aracruz Celulose que implantará o primeiro terminal marítimo do Porto do Rio Grande em sua margem leste. A economia do município de 25 mil habitantes irá mudar com a geração de 850 empregos diretos e 4,2 mil indiretos na fase de implantação do novo terminal que deve ser finalizado em 2010. Com a planta operando a Aracruz irá gerar 130 empregos diretos e 650 indiretos.

O município de São José do Norte que este ano tem orçamento previsto de 23 milhões terá a partir de 2009 injetado, somente pelo empreendimento da Aracruz, R$ 5 milhões em sua receita. Ferrari observa que com os salários pagos aos novos empregados na fase de implantação do terminal serão mais R$ 700 mil mensais na economia do Município. "Isso representa toda a nossa folha de pagamento. AAracruz será uma nova Prefeitura. Isso é muito significativo se levarmos em consideração que hoje o órgão municipal é o maior empregador de nossa cidade", salientou.

De acordo com Ferrari, a Prefeitura de São José do Norte já está em contato com o Governo do Estado visando a realização de investimentos no Município para atender a nova demanda que será ocasionada pela instalação do terminal da Aracruz. "A partir de agora a margem leste do Porto do Rio Grande passa a ganhar importância e com certeza esse será o primeiro de muitos empreendimentos que receberemos e isso acarreta em mais infra-estrutura e o Governo do Estado já se comprometeu em nos auxiliar", observou o prefeito.

Além de mexer com a economia, a Aracruz oferecerá um Programa de Alfabetização de Adultos, que será lançado neste sábado (17), às 10h30min, com a presença da governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, marcando o inicio das atividades da empresa no Município. O programa, que visa a qualificação da mão-de-obra nortense, auxiliará São José do Norte a diminuir a alta taxa de analfabetismo que hoje, segundo Ferrari, está em torno de 10%. Posteriormente, a Aracruz dará continuidade ao seu Programa de Qualificação Profissional, só que com cursos específicos, como pedreiro, marceneiro e ferramenteiro. O Programa de formação de mão-de-obra abrangerá 21 municípios do RS onde a Aracruz está inserida. A idéia da iniciativa é evitar imigração de mão-de-obra de outros estados ou regiões, beneficiando os moradores dos municípios onde está desenvolvendo suas atividades. | www.portoriogrande.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira