Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/12/2020 - 08:37

"Em tempos de pandemia, adaptar-se emprasarialmente se faz extremamente preciso"


Grupo de empreendedoras formado na cidade de Niterói fomentou, em meio à pandemia, o empreendedorismo no geral através da cooperação e na união para driblar os desafios.

A pandemia foi um momento implacável para os negócios em 2020 e as mulheres estão entre as mais afetadas. Estima-se que cerca de 52% das empreendedoras tiveram que fechar suas empresas, seja temporariamente ou mesmo de vez. Apesar disso, elas também foram as que agiram melhor para se restabelecer dentro do chamado novo normal. Nos últimos tempos vimos um estímulo ao empreendedorismo feminino e à presença das mulheres em posições de liderança no mercado de trabalho.

Melhorias nesse cenário combinadas com indicadores sociais deixam claro: o empreendedorismo feminino é uma das chaves para que cada vez mais mulheres decidam sua própria história e desenvolvam carreiras sustentáveis, inspirando e ajudando outras a também potencializarem suas rendas.

No nosso grupo Somos Empreendedoras trabalhamos firmes ao longo da Pandemia falando sobre adaptação. Para sobreviver a esse momento de crise todas precisamos achar novos caminhos. A força do grupo foi um diferencial. Fizemos mais de 20 Lives com conteúdo e histórias inspiradoras, contamos os cases das empreendedoras nas redes sociais, elaboramos campanhas solidárias com o apoio de empreendedoras do grupo e onde tivemos a chance de divulgar seus negócios nas redes sociais e nos artigos publicados.

Todos os negócios brasileiros foram afetados pela crise causada pela pandemia do novo coronavírus. Apesar disso, a forma com que cada empresa lidou com a crise foi diferente. Analisando pequenos negócios fundados por homens e mulheres, uma pesquisa do Sebrae com a Fundação Getulio Vargas (FGV), feita entre os dias 27 e 31 de agosto, mostra que as empreendedoras foram mais ágeis na hora de implementar inovações a seus negócios.

Lançamos, em julho, a campanha Somos Solida?rias - que foi um sucesso. Ao cumprir a meta de R$ 3.000,00, apoiamos os profissionais de sau?de, contemplados com 400 jalecos em TNT, e, de quebra, incentivamos uma empreendedora no seu processo de reinvenc?a?o, contratando-a para confeccionar essas pec?as: Ange?lica Medeiros e? uma empresária do ramo de confecc?a?o desde 2016, que, em func?a?o da pandemia, teve que dar um novo rumo aos seus nego?cios. Em fevereiro deste ano, ela se viu sozinha na gesta?o da empresa, com a sai?da da so?cia. No auge de seus 40 anos e po?s-graduada em Marketing, Ange?lica decidiu que na?o iria desistir no meio do caminho, mas na?o imaginava o que estava por vir: o surto de Covid-19 e a retrac?a?o do mercado.

Com a produc?a?o estagnada e funciona?rios em risco de perder o emprego, Angélica comec?ou a estudar uma sai?da estrate?gica. Foi quando, durante uma Live, despertou para a possibilidade de ajudar as clientes, fosse com um conserto de roupa ou confecc?a?o de alguma pec?a piloto. Inicialmente, os pedidos foram para ma?scaras de protec?a?o. Ate? que uma dentista a procurou com outra demanda: produzir produtos de protec?a?o descarta?veis. “Vi nisso uma oportunidade de mercado e mergulhei de cabec?a, investindo na compra de mate?ria-prima. E foi um sucesso”, explicou. Em junho, surgiu a encomenda dos 400 jalecos do Somos.

. Por: As autoras, Grupo de empreendedoras formado na cidade de Niterói, visando fomentar os seus negócios, tal qual o empreendedorismo no geral através da cooperação e na união para driblar os desafios.

Helga Vianna - Consultora de marketing. Principais clientes: Revista Caras, Sound Club App , Letícia Torzecki - Proprietária Ri Happy Icaraí,Ri Happy Icaraí, Ri Happy Itaborai e Loja Valisere Niterói – Icaraí, Thais Garcia - Proprietária Gra?fica Printmill, Queila Moraes - Fundadora SI?MER para Micropigmentadores, mentora estratégica de micropigmentadores

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira