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17/05/2008 - 09:48

ALL: EBITDAR consolidado cresceu 23,0% em 1T08


E o volume consolidado aumentou 14,1% no 1T08, atingindo 7.911 milhões de TKU, já o yield médio subiu 4,4% e a receita consolidada cresceu 18,8% no 1T08, atingindo R$579,8 milhões.

Curitiba – A América Latina Logística S.A. – ALL (Bovespa: ALLL11) 1, a maior empresa independente de serviços de logística da América Latina, anunciou no dia 13 de maio (terça-feira),seus resultados para o primeiro trimestre de 2008 (1T08). A ALL opera 21.300 km de malha ferroviária, 1.060 locomotivas, 31 mil vagões, 1.000 veículos rodoviários, centros de distribuição e áreas de armazenamento. As operações da ALL abrangem uma área responsável por aproximadamente 75% do PIB do Mercosul e a Companhia atende a sete dos portos mais ativos no Brasil e na Argentina, por meio dos quais aproximadamente 78% de todas as exportações de grãos da América do Sul são embarcadas anualmente. A Companhia oferece uma completa gama de serviços de logística, incluindo transporte ferroviário nacional e internacional, transporte intermodal porta-a-porta, serviços de distribuição e armazenamento. Os serviços são prestados no Brasil e na Argentina por três unidades de negócios: commodities agrícolas, produtos industriais e serviços rodoviários. Comparações, a não ser quando indicado de outra forma, referem-se ao mesmo período de 2007.

Os resultados consolidados, a não ser quando indicado de outra forma, excluem os resultados provenientes da nossa participação na Santa Fé Vagões, na qual a ALL detém participação de 40%.

O EBITDAR consolidado cresceu 23,0%, totalizando R$240,2 milhões no 1T08 e a margem EBITDAR aumentou 1,3 ponto percentual, de 45,6% para 47,0%. O crescimento de EBITDAR e da margem EBITDAR reflete o aumento de volume transportado e de receita no Brasil, parcialmente compensado por menores margens na ALL Argentina. O EBITDAR cresceu 28,9% no segmento de commodities agrícolas, 23,0% em produtos industrializados, 51,3% em serviços rodoviários e caiu 88,1% na Argentina. O EBITDA consolidado subiu 34,3%, de R$147,8 milhões no 1T07 para R$198.5 milhões no 1T08, impulsionado por um aumento de 41,4% no EBITDA da operação Brasileira.

O volume consolidado aumentou 14,1% no 1T08, atingindo 7.911 milhões de TKU. No Brasil o volume cresceu 17,7%, para 7.028 milhões de TKU, refletindo ganhos significativos na produtividade de ativos e na segurança da malha ferroviária. O crescimento de volume foi impulsionado por um aumento de 19,3% nas commodities agrícolas e de 14,5% em produtos industriais, parcialmente compensados por uma queda de 8,3% na ALL Argentina.

O yield médio subiu 4,4% e a receita consolidada cresceu 18,8% no 1T08, atingindo R$579,8 milhões. O aumento do yield reflete tarifas mais altas em contrato, em linha com a inflação esperada. No Brasil, a receita cresceu 22,2% no 1T08 e o yield bruto aumentou 4,3%, enquanto o yield na Argentina subiu 2,9%.

A ALL Argentina teve um trimestre difícil impactado pela paralisação dos agricultores. Em março, agricultores fizeram uma greve de três semanas que bloqueou a malha ferroviária e estradas do país, protestando contra aumentos nas tarifas de exportação. Durante a paralisação, o volume transportado na nossa malha foi de praticamente zero, levando a uma redução de 8,3% no volume transportado no 1T08.

As estimativas para a safra 2008 apontam para um cenário positivo. A safra esperada deve crescer mais de 5% quando comparada a 2007, com um aumento de 4% na soja, e de mais de 8% no açúcar e no milho. O mercado favorável e o ótimo desempenho operacional do 1T08 devem sustentar um crescimento de volume na faixa de 12% a 14% durante 2008.

Nos segmentos de combustíveis, construção e óleo vegetal – que são transportados quase exclusivamente por ferrovia em nossa área de atuação – temos duas situações diferentes: (i) na malha sul temos uma forte participação de mercado e nosso desempenho é dependente do crescimento desses setores; e (ii) na malha norte temos uma participação de mercado pequena e mais espaço para aumentar o volume transportado, independente do crescimento do mercado. No 1T08, o volume de industriais puramente ferroviários transportado pela ALL registrou aumento de 15,6%, resultado de um crescimento de 18,0% no setor de combustíveis, refletindo uma maior atividade nestes setores no sul e aumento da participação de mercado na malha norte.

Unidade de Serviços Rodoviários - O EBITDA dos serviços rodoviários cresceu 51,3% no 1T08, passando para R$4,8 milhões, enquanto a margem EBITDA aumentou para 14,3%. Essa melhora na rentabilidade reflete o processo de descontinuação de operações não-rentáveis e o estabelecimento de uma margem de retorno mínima para as novas operações iniciadas a partir de 2005. O volume, medido em quilômetros remunerados (KR), aumentou 7,1% no trimestre, devido a novas operações com clientes existentes, como a GM e a Ambev. A receita bruta teve um aumento de 14,8% no 1T08, alcançando R$37,9 milhões, enquanto que o yield médio aumentou 7,2% no trimestre.

ALL Argentina - A receita bruta da ALL Argentina caiu 5,7%, passando de P$58,0 milhões no 1T07 para P$54,7 milhões no 1T08, devido à queda de 8,3% no volume, para 883 milhões de TKU, parcialmente compensada por um aumento de 2,9% no yield. A queda no volume foi causada por protestos de agricultores, que bloquearam todas as principais ferrovias e rodovias do país por 21 dias no mês de março. O volume de commodities agrícolas cresceu 23,2% no 1T08, passando de 175,5 milhões de TKU no 1T07 para 216,3 milhões de TKU, principalmente em razão do aumento de participação de mercado em soja, farelo de soja e trigo. O forte crescimento de volume foi suportado por nossa estratégia de concentrar mais vagões nos fluxos agrícolas de maior margem, em detrimento a outros fluxos industriais. Apesar de esta estratégia ser eficiente em termos de margem e EBITDA, ela causa um impacto negativo no volume total em termos de TKU, já que os fluxos de commodities agrícolas possuem menores distâncias quando comparados aos fluxos de produtos siderúrgicos.

O volume de produtos industriais caiu de 787,5 milhões de TKU no 1T07 para 666,7 milhões de TKU no 1T08, influenciado pela nossa estratégia de dedicar mais vagões para o segmento de commodities agrícolas. Registramos ganho de participação de mercado em produtos siderúrgicos com maiores volumes de pedras, compensado pela diminuição nos volumes de produtos alimentícios, de madeira e no setor de construção.

O aumento de R$99,9 milhões na receita bruta da operação brasileira no 1T08, quando comparada ao mesmo período do ano anterior, reflete um aumento de 17,7% no volume transportado e um aumento de 4,3% no yield bruto, que passou de R$69,8 por mil TKU no 1T07 para R$72,8 por mil TKU no 1T08, principalmente devido ao repasse de inflação para nossos contratos comerciais. A receita bruta de commodities agrícolas aumentou R$67,9 milhões, ou 24,3%, refletindo um crescimento de 19,3% no volume transportado e um aumento de 4,2% no yield bruto, que passou de R$69,9 no 1T07 para R$72,8 no 1T08. A receita bruta de produtos industriais aumentou R$27,1 milhões, ou 19,7%, com um crescimento de 14,5% no volume transportado e um aumento de 4,6% no yield médio. Na unidade de serviços rodoviários, a receita bruta aumentou 14,8%, totalizando R$37,9 milhões no 1T08, com um crescimento de 7,1% no volume transportado e um aumento de 7,2% no yield médio. Na Argentina, a receita bruta caiu 5,7% em Pesos devido a um aumento do yield bruto de P$60,2 por mil TKU no 1T07 para P$61,9 por mil TKU no 1T08, e uma redução do volume transportado de 8,3%, para 883 milhões de TKU, negativamente impactado pelos protestos de agricultores contra o aumento das taxas de exportação durante o mês de março. Em Reais, a receita bruta registrou uma queda de 21,2% no 1T08, de R$38,3 milhões no 1T07 para R$30,2 milhões no 1T08, impactada pela desvalorização de 16,5% do Peso contra o Real. Deduções da Receita Bruta Operacional Consolidada As deduções da receita operacional consolidada aumentaram 13,9%, passando de R$60,3 milhões no 1T07 para R$68,7 milhões no 1T08. Esse aumento provém de um crescimento de 14,6% nos impostos de operação brasileira – de R$59,3 milhões no 1T07 para R$68,0 milhões no 1T08, compensado por uma redução de 26,6% nos impostos da operação argentina, que atingiram R$0,7 milhão. Custos dos Serviços Prestados Consolidados O custo consolidado dos serviços prestados cresceu 7,9%, passando de R$302,2 milhões no 1T07 para R$326,1 milhões no 1T08, refletindo um aumento de 8,8% no custo dos serviços prestados na operação brasileira, que passou de R$272,8 milhões no 1T07 para R$296,8 milhões no 1T08, parcialmente compensado por uma pequena redução de 0,4% no custo dos serviços prestados na operação argentina, de R$29,4 milhões no 1T07 para R$29,3 milhões no 1T08. | www.all-logistica.com/ri | Por: PR Newswire

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