Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/05/2008 - 09:55

Mais de 100 governos reúnem-se em Dublin para banir as bombas cluster

Brasil novamente ausente de negociação histórica.

De 19 a 30 de maio, acontece a Conferência Diplomática de Dublin e o Processo de Oslo, em Dublin, na Irlanda. A conferência começará com discursos do Ministro de Relações Exteriores da Irlanda, Micheál Martin, do representante da CMC e sobrevivente de bomba cluster Branislav Kapetanovic, do presidente do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Jakob Kellenberger e do representante do PNUD, Ad Melkert. As negociações formais continuarão por duas semanas até o dia 30 de maio.

O objetivo do encontro é finalizar as negociações do Processo de Oslo – cujo objetivo é elaborar um tratado para banir o uso, produção, transferência e estocagem de bombas cluster no mundo inteiro e garantir apoio às comunidades afetadas, incluindo a limpeza de terras contaminadas.

Alguns governos têm tentado enfraquecer o tratado, pedindo exceções que os permitiriam manter suas próprias bombas cluster. Outros sugerem um “período de transição” que possibilitaria o uso das bombas por anos após seu banimento. A força do tratado depende inteiramente das negociações em Dublin, e a sociedade civil estará monitorando o processo de perto e demandando que os governos mantenham o tratado forte e adotem o banimento total, sem brechas legais, sem exceções e sem demoras.

A Coalizão Contra as Bombas Cluster (Cluster Munition Coalition - CMC), uma rede de mais de 250 ONGs de 70 países da qual o Instituto Sou da Paz faz parte, participará diretamente das negociações e organizará uma série de eventos públicos, oportunidades de fotos e filmagens de alto impacto, assim como debates.

Segundo Daniel Mack, Coordenador de Políticas da área de controle de armas do Instituto Sou da Paz, “o Brasil, como tem sido de praxe neste processo, estará ausente das negociações, solenemente ignorando o que muitos especialistas chamam de ‘negociação de desarmamento mais importante da década’ e se opondo ao banimento destas vergonhosas armas, que o país produz e exporta”.

. (em inglês): http://www.stopclusterbombs.ie/media/resources

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira