Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/01/2021 - 08:24

13ª Reunião Ministerial da OPEP e não-OPEPNo 02/2021


A 13ª Reunião Ministerial da OPEP e não OPEP (ONOMM), realizada por videoconferência, terminou em Viena, na Áustria no dia 05 de janeiro de 2021 (terça-feira), com elogios aos países participantes do DoC por realizarem os maiores e mais longos ajustes de produção de petróleo bruto da história em resposta aos desafios excepcionais do mercado condições causadas pela pandemia.

A Reunião, que voltou a se reunir após uma rodada inicial de discussões em 04 de janeiro, reafirmou o compromisso contínuo dos países participantes da Declaração de Cooperação (DoC) com um mercado estável no interesse mútuo das nações produtoras; o abastecimento eficiente, econômico e seguro aos consumidores; e um retorno justo sobre o capital investido.

Além disso, a Reunião lembrou a decisão tomada por todos os países participantes do DoC no 10º (Extraordinário) ONOMM em 12 de abril de 2020 para ajustar para baixo a produção geral de petróleo bruto, as decisões unânimes tomadas no 11º ONOMM em 06 de junho de 2020, e os resultados de a 12ª ONOMM em 03 de dezembro de 2020.

A Reunião destacou os eventos sem precedentes de 2020 e o impacto chocante da pandemia Covid-19 na economia e nos mercados mundiais, e elogiou os países participantes do DoC por realizarem os maiores e mais longos ajustes de produção de petróleo bruto da história em resposta aos desafios excepcionais do mercado condições causadas pela pandemia.

Ele apontou que o aumento das infecções, o retorno de medidas de bloqueio mais rigorosas e as crescentes incertezas resultaram em uma recuperação econômica mais frágil, que deverá se estender até 2021. A Reunião reconheceu que o sentimento do mercado foi impulsionado recentemente por programas de vacinas e melhores mercados de ativos , mas ressaltou a necessidade de cautela devido à fraca demanda prevalecente e às fracas margens de refino, ao alto excesso de estoque e outras incertezas subjacentes.

O Encontro reconheceu a necessidade de devolver gradualmente ao mercado 2 mb/d, com ritmo a ser determinado de acordo com as condições de mercado. Ela reconfirmou a decisão tomada no 12º ONOMM de aumentar a produção em 0,5 mb / d a partir de janeiro de 2021, e ajustando a redução de produção de 7,7 mb / d para 7,2 mb/d.

Os ajustes no nível de produção para fevereiro e março de 2021 serão executados conforme distribuição detalhada na tabela anexa. Ajustes de produção para abril e meses subsequentes serão decididos durante o ONOMM mensal seguindo os critérios acordados no 12º ONOMM. ?

A reunião reiterou a necessidade de continuar monitorando de perto os fundamentos do mercado, incluindo o fornecimento não-DoC e seu impacto no balanço global do petróleo e na estabilidade geral do mercado.

A Reunião observou que os altos níveis de conformidade contribuíram significativamente para o reequilíbrio e estabilidade do mercado. Entre maio e novembro, os países participantes da OPEP e não-OPEP contribuíram para reduzir a oferta global em aproximadamente 1,9 bilhão de barris, incluindo ajustes voluntários, e isso tem sido fundamental para o reequilíbrio do mercado.

A reunião chamou a atenção para o ano excepcional de 2020 como um outlier que distorce a última média de cinco anos dos níveis de estoque de petróleo comercial da OCDE. Recomendou manter a média de 2015-2019 como uma métrica mais representativa, mantendo a média de cinco anos mais recente por enquanto.

Além disso, o Encontro agradeceu aos países participantes, em particular os Emirados Árabes Unidos (Emirados Árabes Unidos) e Angola, que tiveram um desempenho além do esperado. Ao mesmo tempo, reiterou a importância crítica de aderir à conformidade total e compensar os volumes sobreproduzidos de acordo com as declarações do 11º e 12º ONOMM, a fim de atingir o objetivo de reequilíbrio do mercado e evitar atrasos indevidos no processo.

Solicitou a todos os países participantes com baixo desempenho que apresentassem seus planos para a implementação da compensação necessária pelos volumes produzidos em excesso ao Secretariado da OPEP até 15 de janeiro de 2021.

A Reunião deu as boas-vindas a SE Dr. Mohammad Alfares, o novo Ministro do Petróleo do Kuwait e Ministro da Eletricidade e Água, e expressou seu agradecimento ao seu predecessor, Dr. Khaled A. Al-Fadhel, por sua dedicação ao processo DoC.

A Reunião decidiu realizar a próxima Reunião do Comitê de Acompanhamento Ministerial Conjunto (JMMC) em 03 de fevereiro de 2021, seguida de uma Reunião do JMMC em 03 de março de 2021 e da ONOMM em 04 de março de 2021.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira