Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/05/2008 - 10:22

Pecuária de corte Provados a Pasto abre sua 42ª PGP

Avaliações a pasto nas rigorosas condições do Brasil Central permitem controle da endogamia do rebanho, uma das grandes preocupações da raça Nelore atualmente.

Cerca de 80 animais PO da raça Nelore iniciam em maio, na Fazenda Fazendinha, em Quirinópolis (GO), tradicional prova de ganho de peso (PGP) do Grupo Provados a Pasto, formado pelos criadores Humberto de Freitas Tavares, Ana Luíza Consoni (Nana), Fernando Lemos e Elza Guimarães. Em sua 42ª edição, o teste de desempenho do Provados tornou-se uma referência no Estado de Goiás, bem como uma das mais respeitadas em todo o País. Durante 294 dias, sendo os primeiros 70 de adaptação, os animais serão avaliados por suas características produtivas, como ganho de peso e fertilidade, e funcionais, com destaque a testículos, aprumos, andamento, dorso-lombo, bainha/prepúcio, cascos, boca e temperamento, além do atendimento do padrão racial.

Nesse período, serão realizadas pesagens a cada 56 dias e mensuração de circunferência escrotal (CE) aos 12 e 18 meses. “Provas de ganho de peso têm um diferencial imbatível sobre os processos estatísticos: a possibilidade de revelar animais sem relação de parentesco com os atuais campeões de Sumários. Isso é positivo para preservar a variabilidade genética da raça Nelore”, analisa Humberto Tavares. Ao fim da prova, os melhores reprodutores vão para leilão. A classificação é feita com base no cálculo de índice próprio do Provados a Pasto, que nos primórdios do grupo considerava peso, ganho de peso diário e CE ajustados aos 550 dias.

Mas a partir da 31ª prova substituiu-se a CE pelo volume testicular e incorporou-se também o índice EPMURAS da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), que engloba aspectos de estrutura, precocidade de acabamento, musculatura, umbigo, aprumos, caracteres raciais e sexuais. “Nós sempre priorizamos as qualidades funcionais do rebanho. Entretanto, a inclusão do EPMURAS no índice final contribuiu para melhoria da caracterização racial, indo ao encontro da expectativa do público”, comenta Elza Guimarães. Os dez meses de prova ocorrem 100% em regime de pasto, com gado suplementado apenas com sal mineral, nas rigorosas condições do Brasil Central, que possuí estação seca bem definida entre maio e outubro.

Provados a Pasto - Em 11 anos de trabalho, o Provados a Pasto avaliou 3,7 mil touros de 30 criatórios em 42 provas já realizadas. Comercializou 1,5 mil reprodutores em leilões e feiras. Sua genética está presente nos estados do Pará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Minas Gerais e São Paulo. O gado tem avaliação genética dos principais programas de melhoramento da raça Nelore e desde 1991 utiliza-se sêmen de machos provados. O exame andrológico de touros do Provados alcançou a excelente média de 98% de aprovação. Dez touros do grupo estão ou estiveram em coleta de sêmen nas grandes centrais. Os rebanhos de Humberto, Nana, Fernando e Elza possuem entre 15 e 40 anos de seleção. || www.provadosapasto.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira