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20/05/2008 - 11:18

Limpeza de shopping center exige experiência e atualização constante

Para quem vive do varejo, conquistar uma boa imagem é tudo. Isso aumenta ainda mais a relevante contribuição dos 367 shopping centers brasileiros, que, segundo a Abrasce*, começaram o ano com faturamento na casa dos R$58 bilhões. A boa notícia é que os varejistas já podem contar com toda expertise de algumas empresas com relação à limpeza, conservação e manutenção dessas áreas.

“Os shopping centers reúnem vários atrativos, como lojas, quiosques, cinemas, áreas culturais e de lazer, jardins, além de restaurantes e praças de alimentação, onde as pessoas podem contar com comodidade e segurança. Para cultivar a sensação de conforto ambiental entre os freqüentadores, a eficiência de alguns serviços é fundamental”, avalia Marcelo Montoni, que é diretor operacional da Brasanitas Serviços Integrados – empresa especializada na limpeza e conservação de shopping centers.

Segundo o executivo, manter um shopping center limpo em dias normais, por onde passam cerca de vinte mil pessoas, não é tarefa fácil. Durante as datas comemorativas, feriados e férias, então, em que são proporcionadas atividades extras para atrair o consumidor, os cuidados devem ser dobrados. É o caso do Dia das Mães, do Namorados, das Crianças e do Natal, por exemplo.

“O trabalho para manter áreas livres, corredores, toaletes e praça de alimentação sempre limpos é bastante complexo e exige equipes com amplo preparo trabalhando em três turnos. Os cuidados com o piso dos corredores começam ainda de madrugada, com um tratamento especial para manter o brilho por mais tempo. Além da vasta área, temos de contar com imprevistos que surgem das mais diversas demandas de um público heterogêneo”, diz Montoni.

Com 46 anos, a Brasanitas Serviços Integrados atende 14 shopping centers de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Distrito Federal. A empresa investe não só em equipamentos especiais, como em uma equipe motivada e bem-treinada, focada no espírito de prestação de serviço. “Aplicamos treinamentos freqüentes, cuidando sempre da postura de nossos funcionários, que acabam interagindo com o cliente final do shopping”, ressalta o diretor.

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