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19/01/2021 - 07:28

Kellogg consolida seu crescimento no brasil após instalar fabrica de pringles no país


Fabricação local de Pringles® impulsionou desempenho da multinacional no país.

A Kellogg consolida seu plano de crescimento no Brasil. Quatro anos depois de investir US$ 100 milhões na expansão de sua fábrica em São Lourenço do Oeste (SC), com a construção de duas novas unidades de produção, a companhia agora acelera seu crescimento no Brasil.

— O Brasil é um mercado-chave e com grande potencial de crescimento. O país tem um papel extremamente importante para nossos negócios e buscamos consolidar esse bom desempenho na região — explica Alberto Raich, vice-presidente e gerente-geral da Kellogg no Brasil.

A aquisição da catarinense Parati, em 2016, fez com que a Kellogg ampliasse multiplamente o seu tamanho e a sua capacidade produtiva no país. Em 2016, a empresa contava com aproximadamente 500 colaboradores. Hoje emprega mais de 4.000 pessoas. Além disso, a empresa cresceu em participação de mercado em diversas categorias de produtos durante 2020. A expectativa é continuar crescendo, apesar da pandemia. A Kellogg cresceu dois dígitos em faturamento por ano entre 2016 e 2018 e hoje, além de líder absoluta na categoria de cereais, ocupa posição de liderança também entre salgadinhos de batata.

Os investimentos na fábrica de Santa Catarina, com foco na ampliação das categorias de produtos e na capacidade de atingir mais consumidores, foram os maiores já realizados pela companhia fez na América do Sul. Permitiram, por exemplo, a produção local de outra marca adquirida na última década, o snack de batata Pringles®, que hoje já é um dos líderes de mercado no Brasil. A planta no Sul é a primeira da América Latina a produzir produtos da marca.

Pringles é um dos trunfos para continuar crescendo — Pringles® dobrou sua participação de mercado no Brasil em 2020 e tem como meta continuar crescendo em 2021 para, ao final de 2022, assumir a liderança do segmento. Em 2018, quando o snack passou a ser fabricado no Brasil, aspectos como distribuição, reposicionamento de preço e comunicação foram fundamentais para esse desempenho. A marca também apostou em novos sabores, que representam 44% do seu crescimento total e são receitas incrementais no faturamento.

— Esse desempenho é uma grande vitória por tudo o que já trabalhamos até aqui, um grande reconhecimento por todo o investimento que tem sido feito. Nossos esforços deixam claro que estamos no caminho certo para nos tornarmos a líder de mercado do segmento em médio prazo. Os resultados nos últimos anos são excepcionais, com crescimento exponencial ano após ano — afirma Raich.

Com a produção local, em 2020, a marca lançou novos produtos como Pringles® Gaming nos sabores Pizza e Chicken Wings e Pringles® Wavy.

Parceria para aumentar presença no país — Para aumentar a abrangência da distribuição de Pringles® e sua presença no país, a Kellogg firmou parceria com a outra empresa da indústria de alimentos, a Pandurata, holding à qual pertence a concorrente Bauducco. Com presença forte no Sudeste, a empresa queria se consolidar também em outras regiões, como o Nordeste. A escolha se deu por conta da infraestrutura logística da Pandurata e dos canais da empresa, além de revelar o caráter inovador das duas empresas, que seguem concorrentes em várias frentes, mas com atuação conjunta que beneficia ambas. — A parceria nos permitiu ampliar ainda mais a distribuição do produto e chegar a pontos de venda nos quais ainda não estávamos presentes — diz Alberto.

Influência da gestão nos resultados — Raich também atribui o desempenho da Kellogg nos últimos anos à cultura da empresa, que valoriza a diversidade e a inclusão. Nesse sentido, a Kellogg desenvolve programas como o Women of Kellogg (WoK), que tem como objetivo desenvolver talentos femininos na empresa e engajar homens e mulheres na defesa da equidade de gênero no local de trabalho e no mundo. Nesse ano, em um movimento que já reflete o projeto de acelerar o progresso da equidade de gênero em todas as áreas, a empresa anunciou a chegada de Cristina Monteiro como diretora de Marketing de Categorias do Brasil. — Desejamos atingir a igualdade de gênero em 50/50, nos níveis de gerente e acima, até o final de 2025 —projeta Raich.

A companhia também conta com iniciativas que apoiam o empoderamento feminino em sua cadeia de valor, incluindo ações específicas para apoiar empresas de mulheres em sua base de fornecedores. Também é oferecido apoio a mais de 10 mil agricultoras por meio de suporte com as melhores práticas agrícolas.

Perfil — A Kellogg Company (NYSE: K) está sempre motivada a enriquecer e encantar o mundo com marcas e produtos que realmente façam a diferença. A Kellogg é líder mundial na produção de cereais e snacks, além de uma das líderes nos Estados Unidos em produtos congelados. No Brasil, após a aquisição da Parati®?, a companhia passou a produzir massas, biscoitos, refrescos em pó e outras categorias de produtos para expandir sua atuação. A companhia chegou ao Brasil em 1961 e, assim como nos demais países, passou a ser referência em cereais matinais, oferecendo qualidade e sabor em seus produtos. | www.kelloggs.com.br

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