Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/05/2008 - 11:37

Quase 80% dos turistas querem voltar a Pernambuco, revela pesquisa

Quase 80% dos turistas que conhecem Pernambuco afirmaram que gostariam de retornar ao Estado no futuro e 87% avaliaram a estadia como boa ou ótima. Estes foram os principais resultados da pesquisa Perfil Socioeconômico do Turista, realizada pelo Departamento de Estatística da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). Foram aplicados 853 questionários entre os dias 22 e 24 de março, durante o período da Semana Santa. O trabalho de campo foi feito em 08 (oito) importantes locais de entrada / saída de turistas no Estado: Aeroporto Internacional do Recife-Guararapes / Gilberto Freyre; Terminal Integrado de Passageiros do Recife; Terminal Integrado de Passageiros de Caruaru; BR 232; BR 101 Norte; BR 101 Sul; PE 60 e BR 104, por 24 técnicos uniformizados e identificados.

A pesquisa identificou que aproximadamente 93% dos turistas que visitaram Pernambuco no período residiam no Brasil. Desse total, 26% eram pernambucanos deslocando-se para interior ou praias, ressaltando uma tendência da população local para o turismo interno. Essa informação vem valorizar a importância de programas de interiorização, como o Projeto Pernambuco Conhece Pernambuco, lançado pela Setur no dia 28 de março.

Os estados que mais emitiram visitantes para cá foram São Paulo, Paraíba e Alagoas, todos na casa dos 10%. Bahia (9%), Rio Grande do Norte (9%), Ceará (7%), Rio de Janeiro (4%), Sergipe e Minas Gerais (ambos com 3%) também aparecem como mercados importantes.

Em relação aos estrangeiros, destacam-se os residentes em Portugal e na Argentina, com 45% e 25% do total, respectivamente. Alemanha (9%), Estados Unidos (5%), Espanha (5%) e Chile (3%) completam a maior parte da lista.

Outro aspecto importante avaliado na pesquisa foi a faixa etária dos visitantes. A idade média foi de aproximadamente 37 anos, enquanto a maior concentração foi identificada na faixa entre 21 e 30 anos, com 28% das respostas. Os entrevistados que se colocaram entre 31 e 40 anos foram responsáveis por 22% das indicações e os compreendidos entre 41 e 50 anos (20%) e 50 a 65 anos (15%) foram responsáveis por 35%, se juntarmos as duas faixas etárias.

Família - A maioria dos viajantes em Pernambuco prefere percorrer o Estado com as famílias em excursões. Segundo a pesquisa, estes dois públicos, juntos, somam 59,5%. No detalhamento, 48,5% do total de entrevistados disseram viajar com a família, enquanto 39% viajavam sozinhos e outros 11% estavam na companhia de amigos. Entre os estrangeiros, porém, o índice de viagens em família aumenta: 61% estavam com os parentes, enquanto 18% viajavam sós.

Quanto à hospedagem, mais da metade dos entrevistados ficaram em Recife durante a Semana Santa. Em seguida aparecem outras cidades importantes do Estado, como Caruaru (com 12.7%), Ipojuca (10.7%) e Gravatá (3%) e Olinda (3%). Com relação ao local de estadia desses turistas, a grande maioria ficou em casas de parentes ou amigos (57%) ou em hotéis (23%). Outras formas de hospedagem lembradas foram as pousadas (7%), a casa própria (5%), os resorts (3%), os flats (1%) e as pensões (1%).

O tempo médio de permanência dos visitantes em Pernambuco foi de 6.4 dias, sendo a média de 6.1 dias para os brasileiros e 10.6 para os residentes de outros países. O gasto médio individual e diário desses turistas foi de R$ 87,25 para os brasileiros e R$ 124,07 para os estrangeiros.

Passeio – A maior parte dos turistas que vieram a Pernambuco no período pesquisado procurou o Estado para passear, com 49.2% das respostas. O item "visita a parentes ou amigos" ficou com 34.6%, na segunda colocação. Entre os estrangeiros, o número dos que escolherem Pernambuco como destino foi ainda maior: 74% deles citaram o "passeio" como principal razão da vinda ao Estado.

Entre os turistas brasileiros que vieram a passeio, 46.3% afirmaram ter vindo principalmente por causa da Semana Santa e 34.14% por causa dos atrativos naturais. Entre os estrangeiros, esses números mudam para 34.1% pela Semana Santa e 76.2% pelas belezas naturais.

Com relação à Semana Santa e todos os eventos que a envolvem, principalmente as representações teatrais da Paixão de Cristo, 21% do total de entrevistados afirmaram ter assistido a alguma dessas encenações. Desse total, aproximadamente 58% viram o drama da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém e 27.8% acompanharam o espetáculo do Recife. A satisfação dos que presenciaram as duas encenações dói positiva, com um total de 54% de expectativas superadas e 42% de expectativas correspondidas, respectivamente. Além disso, 97% dos que assistiram a algum tipo de espetáculo no período disseram que irão recomendar a amigos ou parentes.

Avaliação de Pernambuco – De forma geral, a avaliação feita pelos turistas quanto às atrações, equipamentos e serviços turísticos e a infra-estrutura urbana dos locais visitados foi bastante positiva: 87% avaliaram o destino Pernambuco como bom ou ótimo.

Quanto à infra-estrutura turística e urbanística, 96% dos entrevistados apontaram o Aeroporto Internacional Gilberto Freire / Guararapes como o mais bem avaliado. Serviços médicos, iluminação pública e sinalização turística foram outros itens bem avaliados, todos com mais de 60% de indicações positivas.

Com relação aos equipamentos e serviços turísticos, todos os itens foram aprovados como ótimos ou bons, com destaque para a hospitalidade do povo (quase 92% de aprovação). O comércio / compras (89,3%), os bares / restaurantes (88,25%), os meios de hospedagem (85,4%), as informações turísticas (81,8%) e os serviços de táxi (85,2%) também foram aprovados pela grande maioria daqueles que os utilizaram.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira