Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/05/2008 - 12:02

TIM amplia cobertura do serviço de navegação por GPS para mais de 700 municípios

Serviço desenvolvido pela Garmin com exclusividade para a TIM cobre 776 municípios de todos os estados, são mais de 500 mil pontos de interesse divididos em diversas categorias, incluindo bares, restaurantes, hotéis, pontos turísticos e aeroportos.

São Paulo – A TIM ampliou para 776 o número de municípios cobertos pelo sistema de navegação por GPS (Sistema de Posicionamento Global), oferecido em parceria com a Garmin, líder de mercado nos EUA e reconhecida mundialmente pelos produtos de ponta com esta tecnologia. O serviço foi lançado em dezembro de 2007, inicialmente com 25 municípios para navegação, e agora cobre todas as capitais, com mais de 500 mil pontos de interesse divididos em diversas categorias, como bares, restaurantes, hotéis, postos de gasolina, aeroportos, pontos turísticos, entre outras opções.

O sistema é uma solução completa de navegação para smartphones BlackBerry. Utiliza o sinal de GPS para identificar a posição atual do cliente, calcular a rota e indicar o caminho mais curto ou mais rápido até o destino escolhido pelo usuário. A ferramenta de navegação oferece instruções de direção por voz e imagens de mapas em 2D ou 3D com a rota para que o cliente possa chegar com facilidade aonde quiser. Os mapas são fornecidos pela Navteq, líder mundial no fornecimento de mapas digitais para sistemas de navegação automotiva, dispositivos de navegação portáteis, portais e aplicações corporativas.

“A TIM foi a pioneira na oferta de sistemas de navegação com GPS em GSM para o mercado brasileiro e agora oferece a maior cobertura, com mapas de 776 municípios. Em 79 destes municípios o sistema tem informações completas, como mão das ruas e caminhos para pedestres, traça rotas precisas e permite uma excelente experiência de navegação para o usuário”, diz Marco Lopes, diretor de Marketing da TIM. O serviço está disponível nos aparelhos BlackBerry com GPS modelos 8800 e Curve 8310.

A navegação é fácil de usar e de instalar e o cliente não necessita realizar novos downloads para atualização de mapas ou pontos de interesse. Após baixar o aplicativo diretamente no aparelho pelo endereço www.tim.com.br/gps e realizar o processo de ativação, basta o usuário estar numa área externa para que seja possível captar sinal de satélite - funcionamento básico de um GPS - e iniciar a navegação. A partir daí, basta informar o endereço do destino ou selecionar no menu a categoria para busca de pontos de interesse: alimentação, hotel, aeroporto e atrações turísticas de determinada cidade, entre outras opções.

É possível também refinar ainda mais a pesquisa por estabelecimentos, dando nomes de restaurantes e hotéis. A partir da localização, um mapa é aberto e as orientações são fornecidas passo a passo, inclusive por comando de voz, à medida que o usuário se desloca. O sistema funciona a bordo de veículos ou se o usuário estiver caminhando. Permite salvar os endereços selecionados no aparelho como favoritos, exibe o tempo estimado até o destino desejado, e ainda auxilia a definir rotas preferenciais. Uma das vantagens é conhecer caminhos alternativos e selecionar os mais rápidos e com menores distâncias.

Para utilizar a navegação por GPS, basta contratar o serviço por R$ 19,90 mensal, disponível para clientes BlackBerry Corporativo e clientes BlackBerry Ilimitado com aparelhos compatíveis. Os clientes que realizarem o download do aplicativo poderão fazer uma degustação de 14 dias para testar o serviço sem custos associados.

A Garmin International, Inc. faz parte da Garmin Ltd. (Nasdaq:GRMN), um grupo de empresas que projeta, fabrica, divulga e comercializa aplicativos e dispositivos de informação, comunicação e navegação, a maioria deles com a tecnologia GPS. A Garmin é líder no setor de navegação para aviação civil e comercial e seus produtos atendem aos mercados automotivo/móvel, de lazer/esportes, náutico e de aviação. Garmin Ltd. é incorporada nas Ilhas Cayman, e suas principais subsidiárias estão localizadas nos Estados Unidos, em Taiwan e no Reino Unido. www.garmin.com

Perfil da Navteq - A Navteq é a lider mundial no fornecimento de mapas digitais para sistemas de navegação automotiva, dispositivos de navegação portáteis, portais de mapas e para aplicações corporativas e governamentais. NAVTEQ cria os mapas digitais e seus conteúdos nos quais se baseiam soluções de navegação e serviços baseados em localização (LBS) ao redor do mundo. A empresa é sediada em Chicago, EUA, foi fundada em 1985 e possui mais de 3.300 funcionários distribuídos em 174 escritórios em 32 países.

Perfil da TIM - Primeira operadora móvel a ter presença em todos os estados, a TIM foi pioneira no lançamento de diversos produtos e serviços, entre eles a TIM Music Store, primeira loja de música integrada no celular e na Internet; o BlackBerry, a mais conhecida solução móvel de e-mails do mundo, disponível para clientes corporativos e individuais; e serviços de mensagens multimídia (MMS). Por meio de acordos com operadoras nos cinco continentes, a TIM oferece Roaming Internacional Pós-Pago em mais de 180 países, transmissão de dados e multimídia em mais de 125 países e, desde maio de 2006, tornou-se a primeira operadora do País a oferecer Roaming Internacional Pré-Pago atualmente em mais de 15 países.

Em 2007, a empresa lançou serviços convergentes e inovadores como o TIM Web, acesso sem fio à Internet; o TIM Mais Completo, que une serviços de telefonia móvel, residencial e acesso à Internet; e o TIM Casa Flex para clientes de planos Pós e Pré-Pagos, unindo um número fixo e um móvel no mesmo aparelho e TIMChip. Desde abril deste ano, a oferta 3G da TIM já está disponível nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Recife e Salvador. O cronograma de implantação de 3G prevê a rápida expansão para outras cidades. Entre os novos serviços de 3G, destacam-se o TIM Web Banda Larga, a Vídeo Chamada e o TIM TV. Até março de 2008, a base de clientes da TIM era de 32,5 milhões (fonte Anatel). || www.tim.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira