Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/05/2008 - 12:07

Aumento de preços leva à redução do consumo das famílias no primeiro trimestre

Volume médio de 75 categorias das cestas de alimentos, bebidas, produtos de higiene pessoal e de limpeza doméstica caiu no comparativo com 2007.

A volta da inflação a patamares mais elevados levou os domicílios brasileiros a frearem o consumo no primeiro trimestre do ano. Estudo da LatinPanel, maior instituto de pesquisa de consumo domiciliar da América Latina, mostra que o volume de compras para abastecimento do lar, no acumulado de janeiro a março deste ano, ficou estável no comparativo com igual período do ano passado. Frente ao último trimestre de 2007, entretanto, a retração foi acentuada e bateu a marca de 4%.

Os indicadores foram extraídos de pesquisa contínua realizada semanalmente pela LatinPanel (em amostra que representa 81% dos domicílios brasileiros) para acompanhamento de consumo de 75 categorias das cestas de alimentos, bebidas, higiene pessoal e limpeza doméstica. A amostra representa 91% do potencial de consumo do mercado brasileiro.

Os alimentos foram os campeões da retração. A cesta registrou queda de 6% no volume consumido pelos domicílios no comparativo de janeiro, fevereiro e março de 2008 contra outubro, novembro e dezembro do ano passado. Na Classe DE, a queda foi mais acentuada: 7%.

As bebidas também foram afetadas pelas restrições orçamentárias dos lares brasileiros. A cesta registrou queda de 3% no volume comprado pelos domicílios no primeiro trimestre deste ano frente ao último quarter de 2007. Já as cestas de higiene pessoal e de produtos de limpeza se mantiveram estáveis.

Pressionados pelos custos, os domicílios produziram quedas pronunciadas de consumo em várias categorias. A queda no volume médio comprado de farinha de trigo caiu, por exemplo, 16% entre o primeiro trimestre deste ano e os últimos três meses de 2007. Também registraram quedas categorias como cremes e loções (-15%), creme de leite (-14%), leite condensado, refrigerantes e leite pasteurizado (-12%).

Perfil do LatinPanel - A LatinPanel é a maior empresa de Painel de Consumidores da América Latina e a única organização com informações de 15 países e cobertura de 96% do PIB da região. A LatinPanel acompanha a evolução de mais de 70 categorias nos setores de alimentos, bebidas, higiene pessoal, limpeza doméstica e telecomunicações, além de realizar estudos e análises especiais para outros segmentos da economia. No Brasil, acompanha semanalmente o consumo de 8,2 mil domicílios, o que representa 82% da população domiciliar e 91% do potencial de consumo do País.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira