Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/01/2021 - 08:12

Saúde abre 52 vagas para reforçar o atendimento no interior do Amazonas

Novos editais são voltados para profissionais e gestores e possibilitam chamamento de profissionais para trabalhar no interior do estado. Inscrições serão abertas no dia 28 de janeiro (quinta-feira).

Após o processo seletivo voltado para Manaus, o Ministério da Saúde lançou um edital com mais 52 vagas por meio do programa Mais Médicos. Publicado no dia 26 (terça-feira), o edital visa levar mais atendimento médico ao interior do Amazonas. A medida visa reforçar a assistência à população e fortalecer o cuidado médico no enfrentamento à Covid-19 no estado.

O Edital nº 2 é voltado para profissionais que atuarão no atendimento de casos leves de síndrome gripal e Covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde. A pasta também publicou o Edital nº 3 que orienta gestores que queiram renovar adesão ou contratar os eleitos no novo chamamento.

A lista com municípios elegíveis está publicada no site do programa no dai 27 de janeiro (quarta-feira). As inscrições para profissionais serão abertas no dia 28 (quinta-feira). Todas as informações e cronogramas estão disponíveis no endereço eletrônico http://maismedicos.saude.gov.br.

O anúncio de mais contratações foi feito pelo secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Parente, na sexta-feira (22/01), durante reunião com prefeitos, representantes de prefeituras do interior do estado e o secretário executivo adjunto de Atenção ao Interior da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Cássio Espírito Santo. A iniciativa foi alinhada entre governo federal e Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas.

— Estamos reforçando e ampliando o acesso à saúde em todos os municípios do estado para não sobrecarregar a capital. Assim, concentraremos esforços naqueles pacientes que mais precisam de cuidado especializado e intensivo. Para fortalecer o atendimento, abrimos um primeiro edital para Manaus, convocando 108 médicos— destacou Raphael Parente.

A necessidade de ampliação do Mais Médicos do interior do Amazonas foi um dos temas tratados na reunião técnica. Para a definição das vagas do programa, foi considerado também a população em cada município, a quantidade de casos novos e óbitos por Covid-19. Com esses dados, a pasta elaborou o novo edital, contemplando a população fora do eixo da capital.

Estratégia Federal — As equipes do Ministério da Saúde estão no Amazonas há mais de 20 dias, com apoio em diversas frentes de atuação no enfrentamento da pandemia. A iniciativa de contratação dos médicos aconteceu com base na análise do cenário local. Esse diagnóstico técnico detectou que a principal deficiência no Amazonas, no contexto da pandemia, é a falta destes profissionais. Assim, o Ministério da Saúde solicitou abertura de editais emergenciais para provimento desses trabalhadores.

Com reforço médico, a oferta de mais ações e serviços fortalece a integralidade na promoção da saúde e a organização dos serviços prestados nas unidades de saúde. Isso quer dizer que a população vai buscar atendimento e conseguir ser avaliada por uma equipe de saúde qualificada.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira