Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/05/2008 - 12:20

Aliança Mundial da Hepatite pede aos governos que tomem medidas urgentes para combater a epidemia das hepatites virais crônicas B e C

Falta chocante de estatísticas globais estimula a criação do primeiro recurso global relacionado com a hepatite: o Atlas da Hepatite.

Genebra- A Aliança Mundial da Hepatite, uma organização não governamental formada recentemente, solicitou no dia 19 de maio (segunda-feira),aos governos do mundo todo que façam mais para promover melhoras na prevenção, diagnóstico e tratamento para as pessoas vivendo com hepatites virais crônicas B e C.

Apesar de que cerca de 500 milhões, aproximadamente uma em 12 pessoas, estejam infectadas com a hepatite viral crônica B ou C globalmente[1], [2], há uma grande falta de conscientização e determinação política para combater essas doenças.

Marcando o primeiro Dia Mundial da Hepatite verdadeiramente internacional, a Aliança Mundial da Hepatite lançou no dia 19 de maio (segunda-feira), o "The Hepatitis Atlas: Completing the Data Map" (Atlas da Hepatite: Completando o Mapa de Dados) – um recurso criado que será o primeiro compêndio público global de estatísticas e informações relacionadas com as hepatites virais crônicas B e C. O Atlas da Hepatite foi lançado como resultado de uma falta chocante de estatísticas globais atualizadas relacionadas aos dois vírus.

Charles Gore, presidente da Aliança Mundial da Hepatite, disse que a atual falta de dados enfatiza a necessidade para maior vigilância a níveis local, nacional e internacional. "Se essa informação não estiver facilmente disponível, como podem os governos começar a tratar essas doenças que matam 1,5 milhão de pessoas anualmente"? disse o Sr. Gore. "Os governos estão simplesmente trabalhando no escuro e precisam fazer mais para garantir que as hepatites virais crônicas B e C estejam nos primeiros lugares das agendas da saúde nacional e internacional".

A Aliança Mundial da Hepatite está também pedindo aos governos para que se unem aos 12 Asks para 2012 com o objetivo de combater as hepatites virais crônicas B e C. Os '12 Asks' são uma série de pedidos para compromisso dos políticos para que reconheçam o impacto da doença e a importância de adotar medidas que solucionem a questão de uma perspectiva da saúde pública.

"O desafio para a hepatite viral é fazer com que as autoridades de saúde e os políticos se conscientizem de que esta doença, se não for tratada hoje, será um grande fardo nos próximos 20 anos pois os pacientes de hoje vão desenvolver câncer do fígado. É melhor agir hoje do que não poder reagir amanhã", disse o Professor Driss Jamil, um especialista em hepatites B e C do Departamento de Medicina, da Universidade de Casablanca, Marrocos e um dos 12 membros do Painel de Saúde Pública da Aliança Mundial da Hepatite.

O Professor Greg Dore, diretor do Programa de Pesquisa Clínica de Hepatite Viral, Centro Nacional em Epidemiologia de HIV e Pesquisa Clínica da University of New South Wales, Sydney, Austrália, e também um membro do Painel de Saúde Pública, acrescentou, "É necessário maior conscientização e entendimento do impacto na saúde pública da hepatite viral crônica para mobilizar ação em estratégias comprovadas de prevenção e cuidados. O aumento da conscientização promoverá apoio, melhorará o financiamento global e reduzirá o estigma e discriminação que afetam tantas pessoas com a hepatite viral crônica".

Você sabia que? 500 milhões de pessoas em todo o mundo estão atualmente infectadas com a hepatite B ou C1,2. Isto é dez vezes mais do que o número de pessoas infectadas com HIV/AIDS. - Entre elas, as hepatites B e C matam 1,5 milhão de pessoas por ano. -Uma em cada três pessoas do planeta foi exposta a um ou ambos os vírus. - A maioria das 500 milhões de pessoas infectadas não sabem que têm o vírus.

Dia Mundial da Hepatite - O Dia Mundial da Hepatite está sendo comemorado no dia 19 de maio (segunda-feira), e marca uma iniciativa nova totalmente dirigida pelos pacientes. O dia foi lançado em resposta à preocupação de que a hepatite viral crônica não tem sequer um nível de conscientização e nem a determinação política para tratá-la que é visto em HIV/AIDS, TB e malária. Isto ocorre apesar do fato de o número das pessoas infectadas cronicamente e o número de pessoas cuja morte é causada pelos vírus das hepatites B e C serem da mesma escala.

Aliança Mundial da Hepatite - O Dia Mundial da Hepatite está sendo coordenado pela Aliança Mundial da Hepatite, uma organização não governamental recentemente formada que representa mais de 200 grupos de pacientes com hepatites B e C do mundo todo. A Aliança Mundial da Hepatite é governada por um comitê representativo de grupos de pacientes de sete regiões do mundo: Europa, Leste do Mediterrâneo, Norte da África, América do Norte, América do Sul, Australásia e região Oeste do Pacífico.| www.worldhepatitisday.com

[1] Organização Mundial da Saúde. Informações sobre a hepatite B: http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs204/en/index.html (acessada em 1 de maio de 2008). [2] Iniciativa para Pesquisa de Vacina, Cânceres Virais, Hepatite C. Organização Mundial da Saúde, 2006. http://www.who.int/vaccine_research/diseases/viral_cancers/en/index2.html (acessada em 1º de maio de 2008). Por: PR Newswire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira