Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/02/2021 - 08:52

Arthur Lira é eleito presidente da Câmara em 1º turno


Deputado Baleia Rossi ficou em segundo lugar.

O deputado Arthur Lira (PP-AL) é o novo presidente da Câmara dos Deputados. O parlamentar foi eleito no dia 1º de fevereiro (segunda-feira), em primeiro turno, com 302 votos e comandará a Casa no biênio 2021-2022. Em segundo lugar ficou o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), com 145 votos.

Ao todo, 503 deputados votaram.

— Quando um deputado ou deputada atinge a presidência [da Casa], é imposta automaticamente a perda da mais fundamental prerrogativa parlamentar, a de votar — disse. — Isso quer dizer que o presidente não pode ter posições pessoais—.

Arthur Lira é o líder do bloco parlamentar que reúne partidos do chamado Centrão. Ele nasceu em Maceió (AL), em junho de 1969. É advogado, agropecuarista e empresário. Está em seu terceiro mandato como deputado federal pelo estado de Alagoas.

Lira já foi deputado estadual, vereador de Maceió e presidente da comissão de Constituição e Justiça, uma das mais importantes da Câmara. Desde 2019 trabalha na liderança do bloco parlamentar conhecido como Centrão.

Em seu discurso reforçou uma das principais bandeiras de sua campanha foi aumentar a participação dos líderes partidários na definição da pauta de votação. O deputado falou em várias oportunidades durante a campanha que pretende dividir com o colégio de líderes a responsabilidade sobre o que será votado na Câmara.

O novo presidente também prometeu compartilhar o protagonismo na Casa com os colegas deputados, reforçando que a — Câmara não tem dono — nem chefe.

As prioridades — Desde que lançou sua candidatura, Lira tem dito que vai priorizar a votação da chamada PEC Emergencial, que ativa gatilhos para impedir o excessivo endividamento do governo.

De acordo com Lira, somente com a aprovação da PEC poderá ser discutido um novo benefício social para os brasileiros ou a ampliação do auxílio emergencial, pago em razão da pandemia do novo coronavírus.

Segundo ele, que não tem como propor — solução a curto prazo — para substituir auxílio emergencial — O deputado, no entanto, tem defendido que novas despesas devem respeitar o teto de gastos, assim como prega a equipe econômica do presidente Bolsonaro.

Também tem a intenção de colocar em votação as reformas administrativa e tributária.

Mas ainda tem uma longa agenda importante e essencial pela frente para que o país deslanche em termos de desenvolvimento econômico, inclusão social, geração de empregos, renda, em um momento de pandemia, no meio de uma vacinação contra o Covid-19, a busca para a grande gestão ambiental, entre outros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira