Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/02/2021 - 08:40

Toyota consolida portfólio e mira crescimento de 25% em 2021

Mas considera essencial avançar nas condições de competitividade do País. Mesmo diante do cenário adverso da pandemia, marca encerrou o ano com 135 mil veículos comercializados. Produção atingiu 116.001 unidades, somados os modelos Corolla, Etios e Yaris, e mantém empresa na rota do crescimento sustentável. Em ano de intensos desafios, Toyota reafirma seu compromisso em fazer parte do desenvolvimento social e econômico do País. Para 2021, marca finaliza investimento que trará um novo projeto Toyota para o mercado brasileiro e busca ambiente de competitividade mais justa para todo o setor.

Para a Toyota, o ano de 2020 foi desafiador e marcado pela busca de competitividade e sustentabilidade do negócio. Com o início da pandemia, a empresa prontamente tomou medidas pela segurança de colaboradores, familiares, clientes, fornecedores, concessionários e comunidades. Mesmo com três meses de fábricas paralisadas, pelas questões de segurança e fechamento do comércio, a Toyota viu uma recuperação positiva nos últimos quatro meses do ano. Com a confiança depositada pelos clientes na qualidade, durabilidade e confiabilidade de seus produtos, além dos melhores serviços de vendas e pós-vendas, a Toyota encerrou o ciclo de 2020 com 134.892 mil unidades comercializadas. Uma queda menos acentuada, levando em consideração os prognósticos do início da pandemia.

— Os desafios de 2020, talvez os maiores de nossa história e da indústria, nos ensinaram que precisamos buscar cada vez mais a competitividade e sustentabilidade. Levamos desse ano histórias de superação, entre colaboradores, concessionários, fornecedores e toda a cadeia. Juntos, tivemos de nos reinventar no curto prazo — declara Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

Na linha de produtos, dois modelos foram responsáveis por grande parte da recuperação da Toyota em 2020. O Toyota Corolla, primeiro híbrido flex do mundo, produzido na cidade de Indaiatuba (SP), vendeu 40.158 unidades. Líder do segmento de picapes, Hilux alcançou 32.395 mil unidades. Yaris, Etios, RAV4 e Camry somaram 62 mil veículos comercializados.

A chegada dos modelos Hilux e SW4 2021, lançados em novembro, colaboraram positivamente, entregando aos consumidores ainda mais conforto, potência, tecnologia e segurança. “Tudo o que fazemos para aprimorar nosso portfólio tem por base a voz de nossos clientes e suas necessidades. Ambos os utilitários, agora na linha 2021, refletem exatamente isso”, destaca Vladimir Centurião, diretor de Operações de Vendas, Pós-Vendas e Marketing da Toyota do Brasil.

Além disso, 2020 marcou a entrada definitiva da Toyota do Brasil nos serviços de mobilidade com a chegada da KINTO. A iniciativa é parte da visão estratégica global da Toyota em se tornar uma empresa de mobilidade, oferecendo serviços cada vez melhores aos consumidores em todo o mundo.

Neste processo de transformação mundial para a mobilidade, a Kinto traz em seu portfólio variadas soluções, atendendo às necessidades específicas de diferentes tipos de consumidores. No Brasil, já estão disponíveis o Kinto Share, serviço de compartilhamento de operação fácil e intuitiva, realizada por aplicativo para smartphone, e o Kinto One, solução completa para empresas que desejam terceirizar sua frota de veículos com condições diferenciadas para as marcas Toyota e Lexus, lançado em novembro de 2020.

Desde seu lançamento, o Kinto Share já conta com 33 concessionárias participantes, 130 carros disponíveis para aluguel, 20 mil usuários registrados e mais de 10 mil diárias de locação efetuadas.

De olho no futuro — Para 2021, a Toyota do Brasil espera um crescimento de 25% nas vendas. — Estamos prestes a finalizar o último ciclo de investimentos de R$1 bilhão na fábrica de Sorocaba para a chegada de um novo modelo. Um produto desenvolvido para os consumidores brasileiros e latino-americanos, um projeto pensado, desde a concepção, nas necessidades e desejos desses consumidores. Com isso, mantemos o nosso compromisso de entregar melhores e mais modernas soluções de mobilidade, com tecnologia e sustentabilidade —comenta Chang.

A Toyota assumiu o desafio global de desenvolver e oferecer produtos e serviços de mobilidade cada vez mais sustentáveis, eficientes e tecnológicos e o Brasil faz parte desse plano. O Corolla é o primeiro veículo híbrido produzido no País, além de ser o pioneiro a mesclar a tecnologia híbrida ao etanol, tornando o líder de vendas em seu segmento um dos automóveis mais eficientes do mundo. É a intenção da empresa seguir oferecendo esses produtos no mercado nacional, enquanto consolida sua estratégia com a sua marca de luxo, a Lexus, de ser a única a oferecer um portfólio 100% eletrificado no País.

O presidente da Toyota do Brasil ainda relembra o histórico comprometimento da empresa com o Brasil e a sociedade, principalmente nos últimos cincos anos, em meio aos altos e baixos sucessivos no País e na região. “Estamos comprometidos com o desenvolvimento do Brasil de forma ampla e aberta ao diálogo. Só na última década, investimentos uma quantia equivalente a R$ 6 bilhões”. Ele reforça: — Mas, mesmo acostumados com a volatilidade que Brasil e região sempre apresentaram, o período atual tem sido mais desafiador. Buscamos com governos, entidades, sociedade civil e comunidades mais oportunidades e soluções em todos os aspectos do negócio, pautados em uma visão com perspectiva de longo prazo — diz o executivo.

Agenda de competitividade — Para 2021, além de todos os desafios da indústria automotiva, um que vai ganhar ainda mais atenção é a necessidade de melhor previsibilidade para o plano de negócios das empresas automotivas. —Uma agenda de competitividade se faz mais do que necessária neste momento, pois, em curto e médio prazos, ela possibilitará atrair novos investimentos, gerar mais empregos e renda, tão necessários ao desenvolvimento do nosso País — declara Chang. — Recentemente, vimos importantes empresas do nosso setor deixarem de produzir no Brasil. Nós reafirmamos nosso compromisso com o País, mas precisamos de condições, inclusive tributárias, mais equilibradas e justas —afirma Chang.

— Mesmo com a nossa perspectiva de longo prazo, ainda enfrentamos incertezas quanto ao futuro e a lucratividade a cada ano, o que dificulta a capacidade de investir. Estamos sempre abertos ao diálogo, prontos para compartilhar valor e soluções em conjunto em todas as esferas — finaliza o executivo.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável — A divulgação deste material colabora diretamente para os seguintes Objetivos de Sustentabilidade das Organizações das Nações Unidas:

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira