Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/02/2021 - 09:02

KPMG lança versão atualizada da Sinopse Contábil e Tributária

A KPMG acaba de lançar a 20ª edição da "Sinopse contábil e tributária 2020". O documento com cerca de 120 páginas traz o resumo das principais normas de contabilidade e de legislação tributária emitidas no ano passado. O guia ainda tem um capítulo que aborda os impactos da pandemia da covid-19 nas demonstrações financeiras.

A sinopse é dividida nos seguintes capítulos: aplicação na prática, normas nacionais e interacionais. Entre as normas nacionais, estão as alterações que foram aprovadas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) como o CPC 38 e CPC 40, as principais instruções publicadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) como a nº 627 e o edital das Audiências Públicas realizadas no período. Já a parte referente às Normas Internacionais traz as alterações aplicadas em 2020, as que entrarão em vigor este ano, em 2022 e 2023, e as atualizações do Comitê de Interpretações do IFRS (International Financial Reporting Interpretations Committee - IFRIC).

— O ano passado foi marcado pelos efeitos da covid-19, os impactos assumiram inimaginável extensão, o que exigiu uma resposta sem precedentes por parte das entidades, governos e reguladores, muito além dos aspectos da ordem social e de saúde. Os desafios enfrentados no cotidiano se estenderam ao mundo contábil e têm exigido que os profissionais da área e membros da administração das entidades exerçam um julgamento profissional ao lidar com as complexidades e incertezas trazidas pela pandemia — analisa o sócio de Departamento de Práticas Profissionais da KPMG, Tiago Bernert.

— O ano de 2020 começou cercado pela possibilidade da reforma tributária avançar no legislativo, com o início da pandemia o tema saiu dos holofotes por boa parte do ano e só retornou ao debate político com maior intensidade no 4º trimestre. Ao longo do ano a primeira proposta do Governo de mudanças no sistema tributária foi apresentada e representa a unificação do PIS e COFINS em um novo tributo chamado CBS. Devemos estar atentos este ano pois a expectativa é que o tema volte à pauta com força. De outro lado, tivemos mudanças importantes como a manutenção da desoneração da folha até dezembro de 2021 e medidas de auxílio às empresas durante a pandemia as quais também merecem atenção por parte das empresas — finaliza o sócio líder de tributos da KPMG, Marcus Vinicius.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira