Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/02/2021 - 09:25

Aliado da tecnologia, o conhecimento de negócio é o acelerador do sucesso

Nos últimos meses de pandemia presenciamos muitos fatos importantes, com destaque para dois deles: a vertiginosa e geral queda das bolsas de valores globais e o aumento do consumo online. Porém, no final do ano, notamos uma recuperação no mercado financeiro - nas últimas semanas de dezembro o Ibovespa retornou a patamares do início de 2020.

Percebemos uma grande valorização dos papeis de empresas de tecnologia e de empresas que investiram fortemente em inovação e vendas online. Somente como base de comparação, avaliamos o indicador Dow Jones dos EUA e vimos o Índice Global (Dow Jones Global Index) se recuperar e crescer 12% durante este ano de pandemia, além do índice de tecnologia (Dow Jones U.S. Technology Index) subir 43% neste mesmo período.

E com isso podemos nos questionar se somente investir em tecnologia pode ser a salvação das empresas. A resposta é não, pois de nada adianta termos uma tecnologia avançada e inovadora se não soubermos tirar o melhor proveito dela.

Nos últimos 16 anos, como consultor e executivo do mercado, acompanhei inúmeros investimentos maciços em tecnologia que não tiveram uma sustentação de negócio para que fizessem sentido. Muitas vezes temos a visão de que a simples reprodução de casos de sucesso de nossos concorrentes é a certeza de que teremos o mesmo resultado, porém nem sempre isso é verdade.

Quando falamos do mundo de crédito, ter a melhor tecnologia, mas sem a melhor inteligência de negócio, pode nos levar a situações que exigem investimentos sem o retorno adequado ou necessário. Por exemplo, o acesso a muitos dados que não conseguimos traduzir em decisão; agilidade para responder ao cliente uma solicitação de crédito, mas não a melhor decisão; performance no processo de autorização de uma transação, porém com autorização indevida; comunicação com todos os clientes em recuperação, porém sem resposta aos chamados. Estes são apenas alguns desafios diários, mas seria possível citar muitos outros e que reforçam a importância da aplicação da inteligência de negócios.

E como isso pode ser diferente? É fundamental agregarmos ao processo o conceito de "Conhecimento de Negócio". Em primeiro lugar, ele irá possibilitar que seja feita uma estimativa de ganhos. Ou seja, quando investir em tecnologia, você terá um aliado que te ajudará a estimar os ganhos deste investimento, e mostrar de forma clara e sustentável qual será o ROI (retorno sobre investimento, em português) daquele projeto específico e quanto tempo ele precisará para se pagar.

Em segundo lugar, será possível colocar em prática as melhores estratégias. Dentre os exemplos citados acima, com conhecimento de negócio podemos traduzir dados em direcionamento (agilidade), tomar a melhor decisão (melhores resultados), autorizar as transações corretas (cliente satisfeito) e realizar uma comunicação direcionada (cliente satisfeito e melhores resultados).

O conhecimento de negócio e a tecnologia são importantes aliados e que certamente vão acelerar o sucesso de empresas de diversos segmentos. Quando eles trabalham juntos temos mais rapidez, melhor experiência do cliente e mais resultados, questões fundamentais para superarmos o momento de crise e nos prepararmos para a retomada da economia.

. Por: Fábio Kruzich, head de desenvolvimento de negócios e serviços da FICO América Latina e Caribe.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira