Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/02/2021 - 09:44

Itaueira Agropecuária investe no domínio do manejo apícola


Eleva a produtividade de pomares e entra no mercado de mel.

Player da produção e exportação de alimentos, grupo fez parceria com o Movimento Colmeia Viva para proteger cultivos e abelhas; hoje, se beneficia economicamente do aprimoramento de boas práticas agrícolas e apícolas.

Fortaleza (CE) — Sediada na capital Fortaleza, com seis unidades nos estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e da Bahia, a Itaueira Agropecuária S.A., produtora do melão REI, figura entre os grandes produtores e exportadores de frutas do Brasil. Fundada em 1983, pelo empresário Carlos Prado, a empresa tem entre os principais produtos cinco variedades de melão, além de mini melancia, uva, pimentões, camarão e mel. O mel é o item mais recente do portfólio, e sua produção teve origem após desdobramentos de uma parceria da empresa com o Movimento Colmeia Viva.

O Movimento Colmeia Viva é uma iniciativa da indústria de defensivos agrícolas, que tem por objetivo promover o diálogo entre a agricultura e a apicultura, proteger cultivos, abelhas e o meio ambiente e assegurar o direito básico das pessoas à alimentação.

CEO da Itaueira Agropecuária S.A., o empresário Tom Prado passou a interagir com o programa Colmeia Viva Assistência Técnica há cerca de seis anos. O objetivo inicial da parceria era potencializar benefícios com o serviço de polinização das abelhas, além de evitar perdas de colmeias e apiários em decorrência de fatores externos, entre os quais a aplicação de defensivos agrícolas.

Seca e abelhas — Segundo Tom Prado, preservar abelhas na região Nordeste exige superar ao menos três desafios: conviver com a seca, manter a saúde das colmeias ante a ação do varroa (ácaro predador), entre outros inimigos naturais, e manter os enxames fortes o ano inteiro. — Um dos principais problemas da apicultura nordestina é a perda de enxames no período de seca —enfatiza ele.

Como resultado da parceria com o Movimento Colmeia Viva, relata Prado, a Itaueira reviu a relação entre o manejo de seus cultivos e as abelhas. O grupo promoveu algumas mudanças de métodos nas estratégias de controle de pragas e doenças, no fornecimento de alimento complementar às abelhas, nas práticas agrícolas-apícolas e também no comportamento de equipes técnicas.

— Quanto às aplicações de defensivos agrícolas, que são feitas somente à noite e de madrugada — entre seis da tarde e cinco da manhã— , período em que as abelhas não forrageiam, constatamos que este não era o motivo da perda de colmeias. Havia, sim, falhas no manejo apícola — exemplifica Prado.

Conforme o executivo, esse modelo de ação mitigou riscos de mortalidade de abelhas nas propriedades. — Foi um trabalho altamente relevante, sobretudo ao desmistificar uma antiga crença de que defensivos agrícolas seriam um fator limitante à convivência racional entre agricultura e apicultura—.

Retorno em negócios — O médico veterinário Marcos Tavares implantou o projeto apícola próprio da Itaueira e liderou a formação da equipe responsável pelo manejo apícola, que atualmente conta com 15 profissionais.

A produção de mel, que até 2013 era da ordem de três toneladas-ano, chegou, em 2020, a quase 22 toneladas. “Este salto impulsionou a entrada da Itaueira nos mercados nacional e internacional de mel, com a distribuição do ‘Mel REI’. Temos planos para seguir crescendo neste mercado nos próximos anos. O ‘Mel REI’ é produzido nas floradas silvestres, nas matas nativas da região Nordeste. O produto chegou ao mercado como uma alternativa natural, saudável e sustentável para o consumidor — adianta Marcos Tavares.

Conforme o executivo, o aprimoramento da relação entre cultivos e abelhas na Itaueira impactou positivamente, ainda, na produtividade das culturas de melão e melancia, ambas dependentes da polinização. Entre as boas práticas apícolas hoje consolidadas na empresa, ele destaca a produção de abelhas-rainha, os testes de varroa, a seleção, multiplicação e o fortalecimento de enxames, além do sombreamento de apiários, do fornecimento suplementar de alimentação energética e proteica às abelhas e o treinamento de colaboradores. | www.colmeiaviva.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira