Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/02/2021 - 09:16

Indústria de Campos dos Goytacazes utiliza o grafite


Para se conectar à comunidade. Com temas que abordam sustentabilidade e natureza, muro de empresa contou com artistas locais para criar mais conexão entre cidade e empresa.

O projeto idealizado pela Corbion, líder global de mercado em ácido lático e seus derivados, para aproveitar as paredes de 120m² da sua fábrica de Campos dos Goytacazes, surgiu a partir de um problema recorrente. Muitas vezes, a calçada era utilizada para acúmulo de lixo. Para resolver a questão, foi desenvolvido um projeto entre a empresa e artistas da região, com o intuito de transformar o muro em um grande painel de arte que remetesse aos valores de sustentabilidade da Corbion e transformasse a área em um ponto de apreciação artística para a comunidade.

Este não é o primeiro trabalho realizado pela indústria com foco no desenvolvimento da sociedade em que está inserida a fábrica. Projetos como reflorestamento e recuperação de margens de rios, reimplantação de população de peixes nativos em rios e nascentes, educação ambiental, construção de campo de futebol e sala de informática para escolas das comunidades também são realizadas pela Corboin na região. Desde o início da pandemia, a empresa iniciou uma forte atuação mensal com a Comunidade Tira Gosto e com a Escola Municipal Instituto Profissional São José, em Campos dos Goytacazes, com doação de cestas básicas e álcool gel a moradores, professores e funcionários.

Para o gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Corbion, Fernando Costa, a criação do painel artístico só poderia acontecer se fosse desenvolvido por artistas da região. — Temos uma forte preocupação com o desenvolvimento das comunidades em que estamos inseridos. Propor uma mudança de cultura, oferecendo um painel de arte, para que todos cuidem mais da região, precisava acontecer com o envolvimento de artistas locais que também acreditem na transformação que arte e sustentabilidade promovem. Por isso, escolhemos o IDE! Studio Criativo, uma equipe de grafiteiros e designers que possuem sua sede ao lado da nossa empresa e criaram, de maneira brilhante, um painel artístico que traduz nossas crenças e práticas por um mundo melhor—.

De acordo com o grafiteiro e diretor de arte Andinho, quem conduziu o projeto, a obra expressa a cultura e a natureza do Brasil, com o intuito de levar conscientização sobre preservação ambiental para a cidade. — Seja qual for o tema, os murais e painéis de Grafitti interagem profundamente com a cidade e a comunidade como um todo, nós ficamos empolgados com a ideia de pintar um mural que retrata a natureza da nossa região. Em relação a temática sobre o meio ambiente, é importante que ela seja inserida também no contexto urbano, pois é pela ação do homem e expansão das cidades que ela vem sendo degradada, por isso a importância de valorizar nossas riquezas naturais da fauna, flora e povos indígenas que precisam ser respeitados e preservados—.

O artista comenta que o ponto de partida e a principal referência já aparece no título da obra ‘Mural Mata Atlântica vive!’. —Restando apenas 12% da cobertura original, tendo mais de 200 espécies ameaçadas de extinção e a falta de preservação da cultura indígena da nossa região, foi o nosso ponto de partida para o desenvolvimento deste trabalho. Os artistas optaram por representar de forma individual um elemento da Mata Atlântica e juntos fizeram a composição dos elementos secundários. O artista Jhony Misterbod (Campos-RJ), representou o maior felino do continente americano, a Onça Pintada. A artista Bia Vieira (Cabo Frio-RJ) representou a índia da etnia Tamoio, que pertence à sua região. O artista Cristiano Ousado (Cabo Frio-RJ) representou através de uma caligrafia 3D as rochas encontradas nas regiões montanhosas. O artista Andinho IDE! (Campos-RJ) Representou o índio da extinta etnia Goitacá e também foi o responsável pela Direção de arte e desenvolvimento do layout final para o projeto—.

Andinho ressalta a importância do tema e como a obra impacta o cotidiano dos moradores da região — É perceptível a identificação do público com a obra, o tema proposto pela Corbion para o mural é extremamente importante para a comunidade e as pessoas que transitam pelo local. Essa representação da natureza consegue trazer ao cotidiano dos moradores a importância de valorizar e preservar o meio ambiente, pois é nele que estão os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência— finaliza.

A unidade Corbion de Campos dos Goytacazes reaproveita 97% de todo resíduo gerado e desde de 2014 esta unidade é certificada internacionalmente por ter uma das melhores práticas de Gestão Ambiental.

Perfil — A Corbion completa 65 anos no Brasil, é líder global de mercado em ácido lático e seus derivados, e em sua operação brasileira atua em dois diferentes segmentos: Ingredientes Alimentícios Naturais e Bioquímicos com soluções desenvolvidas para mercados globais como panificação, cárneos, lácteos, bebidas e alimentos em geral, além do setor farmacêutico, de cuidados pessoais e do lar, e plásticos renováveis. Possuí três fábricas no Brasil, um Centro de Inovação e laboratórios de aplicação, reunindo mais de 400 colaboradores focados em soluções ao Brasil e mercado Latam.

O amplo portfólio de ingredientes alimentícios de fontes naturais engloba principalmente o ácido lático, os lactatos, de sódio, potássio e cálcio, além de fermentados de açúcar e emulsificantes, o que permite que a companhia trabalhe com diversas soluções, como acidificação, fortificação mineral, extensão de vida de prateleira, controle de patógenos, redução de sódio, entre outros. Contando com um atendimento diferenciado onde as relações de parceria e colaboração com os clientes tem um papel fundamental, a Corbion busca sempre soluções que atendam às necessidades de seus parceiros, mantendo um firme compromisso com o que é prometido.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira