Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Petrobras aumenta produção de petróleo e gás com alta tecnologia

SmartPlant P&ID foi aplicado em projetos das plataformas P-57 e P-55, com capacidade de processar 180 mil barris de óleo/dia, e da PMXL-1, plataforma de gás que pode processar 15 milhões de m³/dia de gás.

A tecnologia é a base para a consolidação e a expansão da Petrobras e colabora com os recordes na produção de gás e de petróleo no cenário da energia mundial e da auto-suficiência nacional. Para obter resultados de excelência em tecnologia e segurança estrutural, a Petrobras conta com o Cenpes (Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello), na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro. Entre os sistemas utilizados pelo centro está o SmartPlant P&ID, solução baseada em regras para a confecção de fluxogramas de engenharia, fornecida pela Sisgraph, representante exclusiva no Brasil da Intergraph. Com o sistema, é possível simular e conceber grandes projetos de arquitetura industrial, chegando a projetos e plantas mais precisas e seguras. Basta o usuário alimentar o sistema com dados para obter economia de tempo e dinheiro em todo o processo – da concepção do prédio ou plataforma até o seu pleno funcionamento.

Com sua arquitetura inovadora, o SmartPlant P&ID cria um banco de dados completo que reflete as informações introduzidas pelo usuário sem a necessidade de operações adicionais. O Cenpes utilizou pela primeira vez a solução no projeto-piloto de migração da plataforma P-54 do software PDS para o SmartPlant P&ID. Depois disso, o sistema já foi aplicado nos três últimos projetos de grande porte da Petrobrás: as plataformas P-57 e P-55, com capacidade de processar 180 mil barris de óleo/dia, e a PMXL-1 (Plataforma de Mexilhão), uma plataforma de gás com capacidade para processar 15 milhões de m³/dia de gás.

Assim, a companhia já conta com essa ferramenta para manter a auto-suficiência na produção de petróleo, alcançada a partir de 21 de abril último. Essa trajetória incluiu o pleno domínio da tecnologia de exploração em águas profundas. Hoje, mais de 80% do óleo brasileiro vêm do fundo do mar.

Hoje, o Cenpes utiliza o SmartPlant P&ID como ferramenta padrão para projetos básicos 2D em fluxogramas de processo e engenharia, e em modelos 2D de HVAC (Heating, Ventilation and Air Conditioning). Ana Paula Fonseca Teles, engenheira de Processamento do Cenpes, afirma que são vários os benefícios da solução, com foco na consistência, qualidade e confiabilidade das informações contidas no projeto. “A automação do projeto e o compartilhamento de dados com outras ferramentas, como o INTools, por exemplo, aumenta a qualidade dos P&IDs, diminui as inconsistências, além de proporcionar uma análise da modelagem em tempo real. Ou seja, é possível ter um produto com qualidade intrínseca associada”, destaca.

Inicialmente, o Cenpes contava com duas licenças de uso do sistema, mas, no decorrer dos projetos, mais oito licenças foram adquiridas. Seguindo as diretrizes de Automação de Projetos, o Cenpes já utilizava o PDS-P&ID como ferramenta padrão. “Como o SmartPlant P&ID surgia com uma nova tecnologia de P&IDs, a escolha foi natural”, lembra a engenheira.

Ana Paula explica que atualmente, estão sendo realizados projetos-piloto com as ferramentas Smart Plant Foundation, Smart Plant 3D e o Smart Plant Process Safety. O Centro ainda utiliza outros produtos da Intergraph e Sisgraph como o Smart Plant Review, Frameworks e Directa.

Para a plena utilização da ferramenta, foi necessário um conjunto de profissionais com formação diversificada (analistas, engenheiros e técnicos) aliado à consultoria da Sisgraph para o desenvolvimento de uma estrutura que comportasse normas e padrões da Petrobras. Também foi realizado treinamento de engenheiros, projetistas e analistas para administração da ferramenta.

Cenpes - O objetivo do Cenpes - Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello - é atender às demandas tecnológicas que impulsionam a Petrobras. Uma de suas principais áreas, a tecnologia, é a base para a consolidação e a expansão da Petrobras no cenário da energia mundial. Como resultado das pesquisas realizadas, a companhia domina, atualmente, inúmeras tecnologias, fazendo dela a maior empresa brasileira e a 15ª do mundo, de acordo com os critérios da publicação Petroleum Intelligence Weekly (PIW).

Com mais de 1.500 empregados, o Cenpes ocupa uma área de 122 mil metros quadrados, cedida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na Ilha do Fundão, onde conta com 30 unidades-piloto e 137 laboratórios. As tecnologias desenvolvidas no Cenpes resultaram em 950 pedidos de patentes internacionais e 500 patentes nacionais, além de um considerável número de marcas registradas.

Atualmente, a cada ano, o trabalho dos pesquisadores do Centro – 22% dos quais com graus de mestre e de doutor – tem resultado em, pelo menos, 50 patentes no Brasil e dez nos Estados Unidos. Cerca de 500 novos projetos de pesquisa e desenvolvimento estão em andamento, número em constante ascensão, e que deverá aumentar significativamente a partir da expansão de suas instalações, quando sua área será acrescida de 183 mil m².

Perfil da Sisgraph - Com 25 anos de inovações tecnológicas, a Sisgraph vem acompanhando a evolução e os novos desafios do mercado, visando sempre atender às necessidades de seus clientes. A combinação única de softwares de alta tecnologia da Intergraph com os serviços de suporte, consultoria e treinamento prestados pela Sisgraph na América Latina e Caribe, faz da nossa solução a líder de mercado na área de geoprocessamento.|www.sisgraph.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira