Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/05/2008 - 13:09

Livro: Cenário da Arquitetura da Arte - Montagens e Espaços de Exposições

Lançamento no dia 24 de maio (sábado), às 19h na Bienal do Livro de Belo Horizonte (Expo Minas, Av. Amazonas, n.6030) estande da Martins Fontes (Rua G, n.100). Autor: Sonia Salcedo del Castillo (arquiteta, artista, mestre e doutoranda em Artes Visuais pela EBA-UFRJ). | Prefácio: Agnaldo Farias (Prof. Dr. FAU-USP- Curador) | Editora: Martins / Martins Fontes .

Para o lançamento a autora fará palestra sobre o livro nas seguintes instituições: Escola Guignard, terça-feira, 20/05/08, às 14h, no auditório da Escola (Rua Ascânio Burlamaque, 540 - Mangabeiras – BH) UFMG, Escola de Belas Artes, Departamento de Desenho, Grupo de Pesquisa Mirante, no dia 21 de maio (quarta-feira), às 10h30 (Av. Presidente Antônio Carlos, 6627- BH)

O livro tem lançamento previsto em outras capitais, cujo calendário, oportunamente, divulgaremos: Rio de Janeiro, Vitória, São Paulo, Goiânia, Brasília, Recife, Fortaleza e Porto Alegre.

Cenário da Arquitetura da Arte.: Palestra - Reflexão sobre as concepções das exposições de arte, visando entender como, em sua feição silenciosa, elas se traduzem em uma prática do discurso da experiência artística, bem como as origens e motivações de suas concepções de espaço e montagem para expressar tal poética. Mediante a apresentação de um panorama do que foi feito e discutido na expografia do século XX – da estética do espaço expositor à estética no espaço expositivo, passando por considerações acerca da arte de expor como projeto –, serão analisada diferentes relações entre arte, espaço e montagem, buscando compreender as exposições em seus aspectos mais gerais.

As exposições podem ser mais bem entendidas mediante a compreensão de seu espaço, cuja conceituação estaria relacionada às propostas artísticas e, como essas, vinculando-se às transformações sociais em seus aspectos políticos e econômicos. Na relação dessas esferas, haveria três momentos históricos da produção artística que, comparados, apontam para a dissolução da idéia de espaço expositivo ideal, pondo em xeque o conceito do cubo branco e assemelhando o lugar expositivo à caixa preta teatral: as vanguardas do início do século, as experiências dos anos 50 aos 70 e as tendências contemporâneas.

Texto - As exposições, em sua feição silenciosa, se traduzem em uma prática do discurso da experiência artística. E podem ser mais bem entendidas mediante a compreensão de seu espaço, cuja conceituação está relacionada às propostas artísticas e, como essas, vinculando-se às transformações sociais em seus aspectos políticos e econômicos. Na relação dessas esferas, três momentos históricos da produção artística, comparados, apontam para a dissolução da idéia de espaço expositivo ideal, pondo em xeque o conceito do cubo branco e assemelhando o lugar expositivo à caixa preta teatral: as vanguardas do início do século, as experiências dos anos 50 aos 70 e as tendências contemporâneas.

A repercussão do que foi feito na expografia do século XX sobre as concepções expositivas – da sua estética à sua estetização – serviu para abalar a crença de que seu espaço deve ser passivo na leitura do que é exposto (por vezes eclipsando as obras) e tornar seu contexto fonte de pesquisas artísticas e históricas da arte.

Perfil: Sonia Salcedo del Castillo - Arquiteta, cenógrafa e artista, é especialista em história da arte e da arquitetura (PUC-RJ), mestre em história e crítica da arte (EBA-UFRJ) e doutoranda em artes visuais (EBA-UFRJ). Foi premiada pela União Internacional dos Arquitetos, em Varsóvia, e tem experiência profissional em teatro, televisão e carnaval. Atualmente, trabalha como designer de montagem e curadora independente. Idealizou e coordena o Programa de Artes Visuais – Museu Imperial (IPHAN) / Centro de Artes Visuais (Funarte).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira