Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/02/2021 - 11:31

Sistema FAEMG e Epamig fecham parceria

Para potencializar a competitividade do agro mineiro. Criação de um centro de referência para a cadeia leiteira e expansão das atividades nos 22 campos experimentais do estado começam a sair do papel ainda em 2021.

Minas Gerais se prepara para criar um centro de excelência para o agronegócio do leite. Fruto de parceria anunciada na última semana entre o Sistema FAEMG/SENAR/INAES e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), a será referência em pesquisa, treinamento, difusão de tecnologias e aprimoramento de todos os elos da cadeia. Junto com o Centro de Excelência na Cafeicultura e o Centro de Pecuária de Precisão, o novo centro vem para valorizar uma das principais cadeias do agronegócio no estado.

Segundo o superintendente do SENAR Minas, Christiano Nascif, a unidade será construída tendo como base a estrutura do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), em Juiz de Fora, entidade tradicional e reconhecida na formação de técnicos em laticínios. —A ideia é, principalmente, aperfeiçoar o atendimento ao nosso principal cliente, o produtor rural mineiro, e ao agronegócio mineiro. Sistema Faemg e Epamig, juntos, têm tudo para fazer uma mudança muito positiva para o nosso estado nessa área —frisa Nascif.

Para a presidente da Epamig, Nilda Soares, a parceria faz justiça ao leite, um grande produto do agro mineiro ao lado do café. — Minas merece um local para gerar tecnologia e difundir conhecimento para os nossos agricultores. Com certeza a Epamig quer fazer parte disso. Quanto mais capacitarmos nossos produtores, mais rápido as tecnologias chegarão ao campo — afirma a professora.

— Minas Gerais está muito bem representada com essa parceria. Quem ganha é o produtor rural e o agronegócio mineiro— analisa o superintendente técnico da Faemg, Altino Rodrigues.

Campos da Epamig vão sediar atividades do Sistema FAEMG — Pesquisa e extensão. Os 22 campos experimentais da Epamig passarão a abrigar novos projetos e atividades conjuntas de capacitação e qualificação comandados pelo Sistema FAEMG. A parceria integrou um pacote de cooperação acertado entre as entidades.

Além do espaço para formação de produtores, técnicos e instrutores, a parceria também irá fomentar a pesquisa e difusão de tecnologias no meio rural e fortalecer a formação voltada para a agroindústria artesanal por meio do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT).

Estrutura abrangente — Nove das dez regionais do Sistema FAEMG no interior têm pelo menos um campo experimental da EPAMIG em sua área de abrangência. São fazendas de 30 a 970 hectares, com estrutura de pesquisa, produção vegetal e animal e realização de eventos, voltadas para as principais atividades produtivas de cada região e adaptadas à realidade local, como explicou o diretor de operações técnicas da Epamig, Trazilbo José de Paula Júnior. Os campos sediam unidades de produção e unidades demonstrativas, e possuem capacidade para realização de eventos diversos. Todas as atividades serão conduzidas em conjunto com os Sindicatos Rurais e entidades cooperadas do Senar Minas.

De acordo com o superintendente do Senar Minas, Christiano Nascif, a ideia é focar ações sempre na principal atividade da região, —mas que os dias de campo representem, também, a diversificação do agro mineiro, mostrando alternativas de renda para os produtores, podendo explorar outras áreas de atuação dos campos—.

As duas entidades já possuem um termo de cooperação firmado e agora vão levantar as necessidades para iniciar as atividades, com planos de trabalho diferentes para cada unidade. A previsão é que já no segundo semestre tenham início ações do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) nos campos experimentais em todo o estado.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira