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20/05/2008 - 14:36

Atomatados apresentam maior quantidade de substância anticanderígenas do que a fruta in natura independentemente da embalagem

Processo de cozimento permite que o licopeno – nutriente que dá a cor avermelhada ao tomate e que combate os radicais livres e auxilia na prevenção do câncer – seja disponibilizado mais facilmente, chegando a triplicar a quantidade em relação à fruta crua.

Além de muito saboroso, o tomate virou alvo de diversos estudos e pesquisas por apresentar um nutriente benéfico em patologias como câncer e doença coronariana. O responsável por despertar este interesse entre pesquisadores da área médica é o licopeno, carotenóide vermelho encontrado predominantemente em tomates, mas também em alguns frutos e vegetais. Segundo a Anvisa, o licopeno também apresenta ação antioxidante que protege as células contra os radicais livres. Além do licopeno, o tomate é rico em vitaminas do complexo A e complexo B e minerais importantes, como o fósforo e o potássio, além de ácido fólico, cálcio e frutose. Quanto mais maduro, maior a concentração de nutrientes. E, como o é composto principalmente com água, o tomate tem aproximadamente 14 calorias em 100 gramas.

“O processo de cozimento permite que o licopeno seja disponibilizado mais facilmente, tornando-o mais concentrado e aumentando sua quantidade. Por isso, os molhos de tomate são concentrados ricos em licopeno. Uma característica interessante desse pigmento é que ele não perde suas propriedades químicas ou medicinais quando concentrado ou cozido por longo tempo”, explicou Eduardo Nogueira, gerente nacional de vendas da Fugini, empresa entre as líderes de mercado em atomatados, que ressaltou “O licopeno de produtos processados é melhor absorvido do que o dos produtos in natura”.

Como é o processo de cozimento que amplia o teor de licopeno, há mais quantidade deste nutriente em produtos industrializados, independentemente da embalagem. Assim, a Fugini, líder no mercado de atomatados em embalagem sachê, oferece um produto saudável, saboroso, prático ao consumidor. A embalagem sache facilita o manuseio, tornando o produto mais funcional e preservando o valor nutricional do alimento. Tudo isso com muita economia, pois seu material tem um custo menor que o vidro ou a lata, o que acaba influenciando no valor final do produto.

Em um estudo realizado pelo National Center for Biotechnology Information, nos Estados Unidos, com o título Licopeno é mais biodisponível em molho de tomates do que em tomates frescos (Lycopene is more bioavailable from tomato paste than from fresh tomatoes, - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/sites/entrez?db=pubmed&uid=9209178&cmd=showdetailview&indexed=google), foi verificado que o consumo de molho de tomate - e não do tomate fresco - aumenta a concentração sangüínea de licopeno, sendo muito mais eficiente em diminuir o câncer de próstata. A constatação de que a absorção de licopeno é maior quando o tomate sofre processamento térmico é explicada pelo simples fato de que a cocção quebra de forma mais eficiente as paredes celulares resistentes, fazendo com que o licopeno torne-se mais acessível, aumentando sua biodisponibilidade. Verificou-se que a ingestão de suco de tomate cozido resultou em um aumento de duas a três vezes mais nas concentrações séricas de licopeno, um dia após sua ingestão, enquanto que um consumo equivalente do suco não processado não causou nenhuma elevação da substância no sangue.

Como o licopeno auxilia no combate ao câncer - As células do organismo humano estão sujeitas a uma série de processos oxidativos que, entre outras alterações, provocam danos ao DNA e às macromoléculas (como lipídios e proteínas). Estes danos vão se acumulando e acabam causando doenças como o câncer. Como o licopeno é um potente antioxidante - é duas vezes mais eficiente que o beta-caroteno-, ele combate os radicais livres que alteram o DNA das células e desencadeiam o processo cancerígeno.

Estudos em pacientes com câncer de próstata sugeriram que o colesterol oxidado pode ter causado a patologia. Portanto, o licopeno pode conferir benefícios contra doenças coronárias, pois evita a oxidação da LDL-colesterol, que seria o primeiro passo para a formação da arteriosclerose. Além disso, o licopeno é uma substância que fortalece o sistema imunológico, aumentando a resistência do organismo, dando-lhe forças para combater as células malignas.

Um estudo da Universidade de Harvard sobre o hábito (http://www.health.harvard.edu/newsweek/Tomatoes_and_Prostate_Cancer.htm) comprovou que consumo de tomate e seus derivados duas ou mais vezes por semana, afeta diretamente o desenvolvimento do câncer de próstata. Este estudo envolveu 47.894 homens com idades entre 40 a 75 anos, e concluiu que a ingestão de tomates, molho de tomates, molho de pizza, ketchup (10 ou mais vezes por semana) foi significantemente relacionado com uma menor incidência de câncer de próstata, havendo uma redução de mais de 50% do risco.

Alimento com conteúdo de licopeno - (mg/100g peso seco).: Tomate Fresco 3,1 - 7,74 | Tomate Processado 11,21 | Suco de Tomate Processado 7,83 | Sopa de Tomate Enlatada 3,99 | Pasta de Tomate Enlatada 30,07 | Catchup 16,60 | Melancia 4,10 | Mamão Papaia 2,0 – 5,30. Fonte: Neguyen & Schwartz

Molhos de tomate Fugini estão disponíveis na prática embalagem sachê.

Oferecendo sabor, qualidade e muita, muita praticidade, a Fugini é líder no mercado de atomatados em embalagem sachê. Fabricada em plástico metalizado com multicamadas, a embalagem sache facilita o manuseio, tornando o produto mais funcional e preservando o valor nutricional do alimento. Tudo isso com muita economia.

Segundo o gerente nacional de vendas da Fugini, Eduardo Santos, as embalagens plásticas oferecem muitas vantagens ao consumidor, a começar pela preservação da qualidade do produto. “Não há alteração na qualidade nem em suas características físico-químicas, organolépticas ou microbiológicas”, garantiu o gerente nacional de vendas. “Além de proteger o alimento contra luz e oxigênio, esta prática embalagem é mais compacta e maleável, portanto, mais fácil de guardar e, após aberta, não ocupa lugar na geladeira. Até no descarte ela é mais funcional, pois ocupa menor espaço físico quando vazia. Sem dizer que dificilmente se quebram”, ressaltou o executivo.

Os produtos Fugini disponível em embalagem plástica são extrato de tomate 350 e 190 g, molho de tomate tradicional 340 g, molho manjericão 340 g, molho pizza 340 g, molho bolonhesa 340 g e polpa de tomate 340 g. São receitas elaboradas com tomates criteriosamente selecionados e tempero suave, que dão um toque especial em massas, pizzas e em diversas criações gastronômicas. | Fonte das informações (www.anvisa.gov.br) | Informações ao consumidor pelo site www.fugini.com.br ou pelo telefone 0800-702-4337 (ligação gratuita).

Perfil da Fugini - Atualmente a Fugini Alimentos figura entre os cinco líderes de mercado no segmento de atomatados, segundo pesquisas da Nielsen e da Latin Panel. A empresa lidera o segmento de atomatados em embalagens sachê (stand-up pouch), oferecendo o mais variado e completo mix de produtos.

Além dos atomatados, a Fugini Alimentos oferece ampla linha de doces como: goiabada, geléias de frutas, marrom glacê, marmelada, frutas em calda. O destaque é a tradicional pasta de amendoim Amendocrem, que recentemente ganhou duas novas versões: creamy (cremosa) e crunch (com pedaços de amendoim) e a embalagem reestilizada.

Reconhecida pela ousadia e inovação em seus produtos, a Fugini acaba de lançar para o mercado um produto totalmente diferenciado: a linha Prato Pronto. São seis refeições completas para o consumo, que dispensam refrigeração e basta somente aquecê-los por dois minutos no microondas: lasanha à bolonhesa; capeletti de frango ao sugo; ravioli de carne com molho de tomate; penne ao molho de tomate; sopa de capeletti de frango; e sopa de legumes com macarrão e carne. Todos são naturais, sem conservantes e utilizam ingredientes de alta qualidade, com carnes nobres (origem e gordura controladas), massas frescas (somente o penne é grano duro) e molhos de tomate Fugini.

Solidificada no final do ano de 2002, quando deixou de ser simplesmente prestadora de serviços e passou a vender seus próprios produtos, alterando o perfil de participação no mercado, a Fugini adquiriu vários sistemas de garantia de qualidade certificados por laboratórios nacionais e internacionais, além de um centro de atenção ao consumidor, atitudes que confirmam o compromisso de sua diretoria, colaboradores e fornecedores com a qualidade de seus produtos e plena satisfação do consumidor. É atualmente um importante participante do mercado brasileiro, atuando de Norte a Sul, e com exportação para vários países.

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