Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/05/2008 - 14:42

Secult divulga resultado do edital Ateliê de Pintura para Artistas Plásticos

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) divulga no Diário Oficial do ia 19 de maio (segunda-feira), em seu site (www.secult.es.gov.br) o resultado do edital número 010/2008, que diz respeito à concessão de bolsa de ocupação – Ateliê de Pintura da Galeria Homero Massena.

Júlio Walter Schmidt Sokya e Victor Lorenzetto Monteiro (representante de projeto coletivo que inclui os seguintes artistas: Gabriel Borém, Ludmila Cayres, Gabriel Sampaio e Tahis Apolinário) tiveram suas propostas selecionadas por uma comissão curatorial composta por renomados profissionais.

A paulista Kátia Canton, artista plástica e professora da Universidade de São Paulo (USP), foi uma das curadoras do edital. Ela diz que sempre procura acompanhar a produção capixaba e ressalta que a bolsa é um dos métodos mais interessantes que podem ser oferecidos para o artista, já que disponibiliza espaço, acompanhamento e tempo.

“Na escolha, utilizei critérios como consistência, qualidade da proposta e ligação do projeto apresentado com o lugar onde será feita a residência”, ressaltou a curadora.

Inédito no Espírito Santo, o edital ajudará artistas plásticos ainda não consagrados pela opinião pública ou crítica especializada. Cada um dos dois contemplados receberá mensalmente o valor de R$ 2.500,00, totalizando a importância de R$ 12.500,00 para o período máximo de cinco meses. O acompanhamento do trabalho será realizado por orientadores diferentes a cada mês, o que oferece visões múltiplas e enriquecimento do percurso da pesquisa.

Os selecionados utilizarão o espaço cultural anexo à Galeria Homero Massena durante seu horário de funcionamento. Terão um local adequado para produzir e divulgar seus trabalhos artísticos, com os meios e a logística necessários às exposições.

“É uma grande oportunidade para o jovem artista que não possui ateliê e condições financeiras para se dedicar integralmente à carreira. E a pintura, muito utilizada no Estado, apesar do advento das novas mídias como expressão artística, requer espaço. A Galeria Homero Massena se torna ideal, pois sempre foi um ponto buscado e valorizado pelos artistas”, contou a assessora especial do espaço cultural vinculado à Secult, Bernadete Rubim.

Editais Secult - O resultado final do edital de concurso público número 010/2008 é o primeiro a ser divulgado. Os resultados dos demais editais serão publicados em breve. A primeira fase de habilitação dos candidatos/concorrentes, que consiste na análise de documentação, foi concluída e divulgada no Diário Oficial. As listas estão disponíveis no site da Secult, com justificativas para os casos de inabilitação.

Todos os envelopes contendo as inscrições foram abertos por uma comissão de análise de documentação de edital, designada pela portaria nº 045-S/2008, publicada do Diário Oficial do dia 14 de março deste ano.

O edital número 011/2008, denominado Prêmio Renato Pacheco, será relançado. As entidades inscritas não conseguiram cumprir as normas do concurso público. Os interessados serão novamente orientados para que possam apresentar a documentação exigida pelo concurso, que contemplará os selecionados com indumentárias, adereços e instrumentos musicais.

O edital número 012/2008 já está em andamento. Como esse concurso é composto por diversas edições, os candidatos podem acompanhar os resultados pelo Diário Oficial e pelo site da Secult. A comissão curadora responsável pelo edital 003/2008, que concederá apoio financeiro à finalização da produção de obras cinematográficas de curta-metragem, se reunirá nos próximos dias para fazer a seleção final.

“Os editais são parte de uma política cultural pensada e articulada nos parâmetros do mérito e da qualidade. Estes editais representam o fim dos privilégios. A cultura, por si só, carrega valores subjetivos. Para lidarmos com essa subjetividade, com respeito à diversidade de idéias, é preciso criar critérios objetivos, regras claras para evitar injustiças e possibilitar levar esses benefícios para uma maior quantidade de pessoas. Contamos com uma comissão de julgadores capixabas de reconhecida competência aliada a especialistas nacionais como forma de garantir a justeza da seleção”, ressaltou a secretária de Estado da Cultura, Dayse Lemos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira