Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/02/2021 - 09:33

Prevenção, promoção da saúde e precocidade: armas na luta contra o câncer


Em tempos de pandemia, uma pergunta se faz necessária: você está com seus exames preventivos, seu check-up, em dia? Porque apesar de terem saído da mídia e das rodas de conversa, as outras doenças continuam existindo, como o câncer, especificamente a que me refiro neste artigo.

Pois bem, se a sua resposta for positiva, parabéns! Mas acredito que a maioria tenha respondido a essa pergunta de forma negativa. Então, aqui vão alguns incentivos para que você procure o seu médico o quanto antes.

Em primeiro lugar, devemos entender que muitos tipos de câncer podem ser curados e outros têm tratamentos que proporcionam uma vida relativamente normal e com qualidade. Estudos e pesquisas sobre melhores práticas e diagnóstico são realizadas todo o tempo, no mundo inteiro.

Também vale reforçar que fugir, ficar com medo de realizar os exames ou, pior, não buscar os resultados e levá-los ao profissional da saúde, pode agravar uma situação e não fará com que a doença desapareça. No câncer, como em outras circunstâncias da nossa vida, quando antes tomarmos conhecimento, melhor.

E apesar de ser a segunda principal causa de morte em todo o mundo, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), temos cada vez mais armas para enfrentar essa guerra. A prevenção é uma delas. E nesse sentido ela anda de braços dados com a precocidade no diagnóstico e as ações de promoção da saúde. Segundo estudos do INCA (do Instituto Nacional de Câncer), cerca de um terço dos casos novos de câncer no mundo poderia ser evitado.

Isso reforça a ideia de que nossa saúde depende também de escolhas que fazemos diariamente. E aposto como você sabe a receita! Hábitos saudáveis, alimentação balanceada, prática de exercícios físicos, não usar drogas, não fumar, qualidade do sono, usar protetor solar... Enfim, aquela lista de itens que fica na “sala de espera”, entre o saber e o colocar em prática.

E o alerta vale para homens, mulheres, jovens e idosos, pois a doença pode acometer qualquer pessoa. De acordo com o Inca, os tipos de câncer mais frequentes na população são mama (66 mil novos casos em 2020), próstata (65 mil), cólon e reto (41 mil), pulmão (30 mil) e estômago (21 mil).

O mês de fevereiro, por ter duas datas do calendário de atenção ao câncer (04/02 Dia Mundial do Câncer e 15/02 Dia Internacional do Câncer na Infância), pode servir como um momento de reflexão sobre a sua saúde e a de seus familiares – e a de seus colaboradores, no caso de você ser um gestor ou empresário. Investir em boas práticas, em prevenção e promoção da saúde hoje – e manter seus exames em dia, procurar seu médico de confiança assim que perceber algo estranho com seu corpo

. Por: Francisco Vignoli, MD, sócio-diretor da Carelink (www.carelink.com.br), empresa especializada na logística de informação de saúde.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira