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25/02/2021 - 07:48

Klabin otimiza operação logística com a parceria da Localfrio


Operador desenvolve solução exclusiva e inédita em Santa Catarina ao assumir etapas da cadeia logística.

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, já começa a sentir os efeitos práticos por ter adotado uma operação logística completa e integrada. Desde que a companhia firmou parceria com a Localfrio no início deste ano, as unidades industriais de Otacílio Costa, Lages e Correia Pinto (SC) têm registrado reduções de custo e de prazo de entrega. A otimização da operação se deve à solução desenvolvida em colaboração com a Localfrio, que assumiu as principais etapas da cadeia, desde a coleta do contêiner vazio nos portos, estufagem nas fábricas, integração em pátio intermediário e posterior descida até o porto.

— Esse modelo de operação logística é totalmente inovador no mercado. O que estamos oferecendo é uma solução completa ao cliente. Não se trata apenas de retirar um produto no ponto A e entregar no B. Fazemos toda a gestão estratégica da operação. Além de reduzir custos, proporcionamos ganhos de eficiência e qualidade operacional nos fretes, armazenagem, gestão e controle dos contêineres junto aos armadores e depósitos de vazios. A quatro mãos, desenvolvemos a inteligência do controle e a gestão de indicadores. Mergulhamos na operação, entendemos as dores do cliente e oferecemos uma solução completa, inclusive com buffer no meio oeste do Estado. Administramos toda a gestão de agendamentos, de frotas e dos portos. Não há nada semelhante no setor — explica Eduardo Takata, diretor de operações da Localfrio.

Quando a Klabin procurou a Localfrio, havia a necessidade de tornar as operações logísticas das unidades de Correia Pinto, Lages e Otacílio Costa mais eficientes e assertivas. A fabricante de papel produz nessas unidades catarinenses embalagens e papéis com a finalidade de exportar parte da produção para América do Norte, Europa e Ásia por meio dos portos de Itajaí, Navegantes e Itapoa.

Uma das primeiras medidas adotadas pela Localfrio foi a de utilizar sua própria frota de caminhões. — Colocamos à disposição 16 rodotrens e 16 cavalos trucados para fazer todo o transporte dos contêineres. É uma operação que exige inteligência e expertise porque precisa estar muito bem sincronizada com a produção, expedição e despacho —revela o executivo.

Outro aspecto importante desenvolvido nessa operação foi o de incluir um pulmão buffer (pátio intermediário) no município de Lages, localizado no meio oeste de Santa Catarina. — É um terminal pioneiro na região de cerca de 20 mil m2 com capacidade estática de 1200 TEUS. Tem um papel estratégico e determinante dentro dessa operação. Por meio dele, podemos fazer o manuseio dos contêineres e reduzir o tempo da operação — conta Takata. — Esse pátio faz uma conexão importante entre o porto e a fábrica, trazendo ganhos substanciais à operação — completa.

Além dos ganhos obtidos com a redução de custos e de tempo, a Klabin também contabilizou outros benefícios nesta parceria com a Localfrio, como maior disponibilidade de frota, redução de tempo de atendimento na fábrica, diminuição do tempo de expedição e eliminação de problemas de sincronização com a produção, além dos custos com detention. — Temos 50 profissionais dedicados exclusivamente a essa operação, totalmente qualificados e treinados. É uma grande equipe e que tem nos ajudado bastante a superar os desafios logísticos que nos foram direcionados — finaliza o diretor da Localfrio.

Perfil — A Localfrio é uma das maiores companhias de logística do mercado brasileiro. Com 67 anos de história, suas operações estão concentradas em São Paulo, Santa Catarina e Pernambuco. São seis unidades operacionais, sendo quatro terminais alfandegados, totalizando 430 mil metros quadros de área disponível.

A Localfrio é única empresa do setor com terminais alfandegados localizados nos principais hubs marítimos de comércio exterior no país. A companhia se destaca ainda por ser dona do único terminal alfandegado frigorificado do Porto de Santos. A companhia é um dos maiores operadores logísticos de produtos químicos do país e, no porto de Suape, detém a liderança de cargas de projeto para grandes parques eólicos do Norte e Nordeste.

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