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Unimed-BH cresce 18,6% em 2006 e distribui resultados

Cooperativa mineira garante desempenho positivo com gestão profissionalizada, excelência no atendimento aos clientes e bom relacionamento com cooperados.

Em 2006, a Unimed-BH, maior sistema de saúde suplementar de Minas Gerais, registrou crescimento de 18,6% em relação ao ano anterior e confirmou sua previsão de crescimento, atingindo R$ 1 bilhão em faturamento bruto. “Trata-se do resultado de um trabalho sério e profissionalizado de gestão, que se reflete na interação com os cooperados e na satisfação de nossos clientes”, afirma Helton Freitas, presidente da cooperativa mineira.

A carteira de clientes cresceu 8,2%, alcançando a marca de 615 mil pessoas em 17 municípios da região metropolitana de Belo Horizonte. Esse desempenho se traduz no fortalecimento da participação da Cooperativa no mercado corporativo, que já responde por 66,2% dos contratos. Outros fatores relevantes são os investimentos em novos serviços de saúde e na qualificação da rede atual, além da oferta de planos com co-participação, que reduzem o valor das parcelas mensais em função de uma pequena contribuição do cliente apenas quando utiliza o plano. Segundo Freitas, esse tipo de produto tem possibilitado o acesso de novos segmentos da população aos planos de saúde suplementar, em especial nas pequenas e médias empresas.

A Unimed-BH vem-se destacando no País graças à sua base cooperativista, apoiada em uma gestão profissional, que tem permitido distribuir os resultados entre seus 4,5 mil médicos cooperados. Em dezembro, a Cooperativa realizou a distribuição antecipada das sobras de 2006, no total de R$ 18 milhões. Os bons resultados são ainda suportados pela eficiência operacional. Em 2005, enquanto a média das operadoras do País consumia 22,6% do faturamento com a administração, a Unimed-BH despendia 7,4%. Em 2006, esse índice caiu para 6,2%.

Investimentos - No ano passado, a Unimed-BH investiu R$ 3,9 milhões no Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços de Saúde. Contando com a participação de 21 hospitais atualmente, o programa é inédito no País e incentiva a acreditação hospitalar. O caráter inovador está no fato de que a operadora co-financia o processo de melhoria dos serviços e da gestão dos hospitais, assegurando um incremento de 7% a 15% no valor das diárias, conforme o nível de certificação da qualidade alcançado. Esses valores são antecipados aos hospitais para possibilitar os investimentos necessários.

Em 2006, a Unimed-BH deu início também a investimentos em um novo hospital de pronto-atendimento e no Centro de Promoção da Saúde (CPS). O Centro de Promoção da Saúde tem previsão de inauguração no 1º semestre de 2007. Este novo serviço integrará ações de assistência, prevenção de doenças e promoção da saúde, atuando como plataforma para a melhoria e a inovação da atenção à saúde hoje oferecida aos clientes e contribuindo na implementação de um modelo de negócio sustentável.

Em 2007, a Unimed-BH planeja continuar trabalhando pelo crescimento da carteira, com foco no segmento empresarial, e superar a meta de 662 mil clientes. A previsão é faturar em torno de R$ 1,2 bilhão.

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