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26/02/2021 - 06:56

Feira calçadista nos Estados Unidos gera US$ 1,1 milhão para brasileiros, diz Abicalçados


Retomando gradualmente a participação em feiras presenciais, os calçadistas brasileiros comemoram a expectativa de comercialização de mais de 35 mil pares de calçados — entre negócios realizados in loco e alinhavados — na mostra norte-americana Atlanta Shoe Market, realizada entre 20 e 22 de fevereiro. A participação de cinco marcas verde-amarelas foi apoiada pelo Brazilian Footwear, programa de fomento às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Ruisa Scheffel, ressalta que a participação foi positiva, apesar da visitação menor de compradores em função da pandemia do novo coronavírus. Com a adoção de protocolos de segurança, a feira gerou mais de US$ 1,1 milhão às marcas brasileiras, entre negócios efetivados e alinhavados durante o evento. — A feira gerou diversos contatos relevantes com compradores, especialmente dos Estados Unidos, e mostrou a força do calçado brasileiro naquele mercado — avalia Ruisa.

Juan Carlos De Haro, representante de algumas das marcas brasileiras expositoras, ressalta que a mostra foi positiva, especialmente levando em consideração a situação de o país ainda estar passando pelos efeitos da pandemia do novo coronavírus. — Embora a visitação tenha sido menor do que em anos anteriores, a Atlanta Shoe Market mostrou que segue relevante e atraindo os principais compradores dos Estados Unidos — comenta.

Mercado — Histórico principal mercado para o calçado brasileiro no exterior, em 2020 os Estados Unidos importaram 9,3 milhões de pares, que geraram US$ 137,8 milhões, quedas de 22,1% e 30,8%, respectivamente, ante 2019, um efeito direto da pandemia da Covid-19 naquele mercado. Para o ano corrente, em que a expectativa de crescimento das exportações de calçados está em 14,9%, existe também a possibilidade de um incremento importante nos Estados Unidos, especialmente a partir da retomada das mostras presenciais naquele país.

Participaram da mostra, com o apoio do Brazilian Footwear, as marcas Bottero, Verofatto, Pegada, Hanna Carmela, Shoetherapy e Petite Jolie. www.brazilianfootwear.com.br | www.abicalcados.com.br/brazilianfootwear. | www.apexbrasil.com.br.

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