Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/02/2021 - 07:07

BK Brasil atinge aumento de 148% no 4T20

Com retomada de 100% dos restaurantes abertos, Burger King segue com forte crescimento de vendas digitais, atingindo, no quarto trimestre, all time highs nos principais canais e reforçando a estratégia da companhia de avançar nas frentes de tecnologia.

Durante o ano de 2020 a BK Brasil, máster-franqueado da Burger King Corporation e Popeyes Louisiana Kitchen para o Brasil, apostou em acelerar sua transformação digital e os resultados seguiram em trajetória de crescimento, atingindo uma receita operacional líquida de R$ 774,0 milhões no quarto trimestre de 2020. A companhia captou R$510 milhões em follow on e, boa parte desse valor, será dedicada à tecnologia para acelerar tudo que a empresa tem apostado em termos de digital e multicanalidade — uma forma de atender o cliente da forma mais eficiente, por meio de qualquer ponto de contato entre o consumidor e BK, no universo on-line e off-line. Além da tecnologia, esses recursos, 100% primários, serão usados para o crescimento e desenvolvimento dos restaurantes de suas marcas BK e PLK. Esta captação levou a Companhia a uma sólida posição de balanço e com bastante espaço no que diz respeito ao seu pipeline de investimentos.

Com a ambição de ser a rede de fast-food brasileira mais conectada com seus consumidores, a Companhia atingiu novo recorde de vendas representadas pelo delivery, totens e aplicativo (mobile), atingindo R$ 164,9 milhões no quarto timestre de 2020, representando 21% da receita da companhia (versus 9% no quarto trimestre 2019). Se comparado ao terceiro trimestre de 2020, as vendas continuaram crescendo, com alta de 26%, mesmo após a abertura de 100% das operações, em outubro de 2020. Inclusive, como forma de aprimorar a experiência nas lojas, a rede foi anunciada como uma das grandes varejistas a integrar PIX em suas lojas por meio do Mercado Pago. Até março de 2021, todas as lojas de Burger King e Popeyes passam a aceitar PIX, com operações realizadas nos restaurantes transacionadas exclusivamente pelo Mercado Pago.

Ganhando escala de forma rápida, o aplicativo do BK possui atualmente mais de 25 milhões de downloads e mais de oito milhões de cadastros completos, oferecendo cupons promocionais, além da nova opção de forma de pagamento via Ticket refeição para MO&P (Mobile Order & Pay).

Ainda ao longo do quarto trimestre de 2020, BK Brasil fez o roll out de seu CRM e o anúncio do Clube BK, a primeira e mais ousada etapa de todo plano de transformação digital no Brasil. O lançamento inédito do Programa de Recompensas do BK faz parte da estratégia da Companhia, iniciada há mais de dois anos, a fim de de criar um ecossistema capaz de unificar o físico e o digital. O Clube BK é gratuito e tem como objetivo estreitar ainda mais o relacionamento da marca de fast-food com os mais de 150 milhões de consumidores que frequentam, por ano, os restaurantes da rede no Brasil.

O destaque do trimestre foi o delivery, que segue em crescimento e apresentou aumento de 148% versus o quarto trimestre de 2019, um ganho de mais de 9.5pp de representatividade nas vendas totais. O ano de 2020 foi encerrado com parcerias sólidas com os agregadores Uber Eats, Rappi, Ifood, 99Food e James Delivery, garantindo a cobertura de mais de 540 lojas, e entregas de forma rápida em todo o território nacional. Já o delivery próprio do BK segue em fase de expansão e melhorias, após o lançamento piloto no segundo trimestre, com uma plataforma que cobre atualmente cerca de 100 lojas. A Ghost Kitchen inaugurada no 3T20 segue com patamar de vendas acima do planejado, resultando em melhorias nos indicadores operacionais do delivery.

As lojas no formato Free Standing mostraram grande força ao longo do quarto trimesre de 2020, com SSS de +8,6%. A versatilidade deste formato, possibilita entregar uma experiência digital mais completa para os consumidores, oferecendo flexibilidade em termos de gestão de diferentes canais, possibilitando adequar layout para crescimento de drive thru e delivery. Outra frente que seguiu ganhando força foi a presença dos totens de autoatendimento, hoje em 100% das lojas de Popeyes e cerca de 50% das lojas de Burger King, totalizando mais de 400 lojas e mais de 800 equipamentos disponíveis, trazendo eficiência para operação e menos fricção para a jornada dos clientes. O crescimento de vendas nos totens no 4T20 foi de 131% em comparação ao quarto trimestre de 2019, apresentando um ganho de 3pp de representatividade sobre as vendas totais, atingindo receita de R$ 39 milhões.

Ao longo do quarto trimestre de 2020, a companhia realizou também a abertura líquida de cinco lojas, sendo 13 aberturas (dez unidades de Burger King próprias, dois franqueados e um Popeyes) e o fechamento de oito unidades próprias. Burger King finalizou o quarto trimestre de 2020 com 861 restaurantes em operação no país, já Popeyes encerra o trimestre com 44 unidades, sendo todas elas próprias e localizadas no estado de São Paulo. Além dos 861 restaurantes, o sistema Burger King finalizou o último trimestre de 2020 com 434 dessert centers. Com isso, a Companhia encerrou o 4quarto trimestre de 2020 com um total de 905 restaurantes, dos quais 703 próprios das marcas Burger King e Popeyes e 202 de franqueados da marca Burger King.

Ebitda ajustado — No quarto trimestre 2020, o EBbda ajustado atingiu R$72,1 milhões, queda de 57,9% quando comparada ao quarto trimestre de 2019. Este resultado é explicado pela desalavancagem operacional gerada pelo SSS negativo do trimestre, combinada ao crescimento das vendas via delivery, que resultaram em significativa compressão de margem quando comparado ao 4quarto trimestre de 2019 . Já na comparação com o terceiro trimestre de 2020, o aumento de R$ 83,5 milhões, decorrente do forte avanço do resultado operacional, possibilitou que BKB retomasse o patamar positivo de Ebitda. Nesse patamar de Ebitda a Companhia volta, após trimestres desafiadores, a ter forte geração de caixa operacional.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira