Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/02/2021 - 06:35

Gestantes podem tomar vacina?

Mulheres grávidas com doenças preexistentes ou estão na linha de frente no combate ao Covid poderão se imunizar, se sentirem a vontade.

Grupos considerados de risco têm demonstrado ansiedade diante da vacinação para Covid-19. Alguns idosos e profissionais de saúde, que estão na linha de frente do combate a pandemia, já receberam a primeira dose do imunizante. No entanto, o que muitas mulheres querem saber é "gestantes podem tomar a vacina?". De acordo com a Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado do Rio de Janeiro (SGORJ), os casos têm que ser analisados com cautela, pois ainda não existem dados de eficácia disponíveis na comunidade científica. O presidente da SGORJ e chefe do serviço de cirurgia fetal da Perinatal (Rede D'Or), Dr. Renato Sá, explica que deve ser oferecida a vacina para a gestante que possui doenças preexistentes ou esteja atuando de alguma forma na linha de frente na batalha contra o Covid. — Nesse caso, a grávida assinará um termo de consentimento no qual é informado que o imunizante não foi testado em grupos de gestantes, mas que seu uso é justificado ao considerar a situação risco x benefício—.

Apesar das vacinas não terem sido avaliadas em gestantes e lactantes, a experiência de outros imunizantes apontam eficácia e segurança, além disso, estudos em animais não identificaram risco. Segundo Dr. Renato, as vacinas em geral atuam de forma positiva quando utilizadas por esse grupo específico. — O obstetra tem papel fundamental para a análise, junto com a gestante, dos casos em que existe benefício do uso da vacina diante da gravidez ou do período de amamentação—.

Mas e as gestantes que não possuem nenhuma doença preexistente, e nem estão na linha de frente? Como devem proceder? O médico explica que a prevenção associada ao distanciamento social continua sendo a melhor opção, por enquanto. "É importante o isolamento, não só da gestante, mas também das pessoas que têm contato com ela". As recomendações e requisitos para manter uma gravidez saudável, nesse período, continuam sendo: higienizar as mãos, usar máscara e ficar em casa. Sobre a vacina contra Covid, Dr. Renato explica que o mundo se prepara para a reta final da fase de testes dos imunizantes, mas, antes de tudo, é fundamental que grávida se vacine para H1N1. — Essa vacina já está disponível e o contágio na gravidez pode ser muito perigoso—.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira