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20/05/2008 - 14:57

Novas tecnologias a serviço da fé

Os novos recursos de Tecnologia da Informação costumam provocar fobia entre pessoas que tiveram de se adaptar rapidamente a um sem-número de facilidades para não ficar para trás. Mal haviam se acostumado ao aparelho de fax e veio a internet, com a possibilidade de agilizar ainda mais as comunicações. Isso sem falar nas mudanças a jato por que tem passado a telefonia móvel. Já quem tem menos de 30 anos, traz a marca indelével daqueles que metaforicamente nasceram com um chip no lugar dos neurotransmissores.

A Igreja Católica tem lançado um olhar todo especial na direção das transformações tecnológicas. Se, no tempo da Igreja Primitiva, os apóstolos se arriscavam em longas viagens para pregar a Palavra aos mais diversos povos, hoje a evangelização se apóia em tecnologia de ponta. São Paulo, que pregou a judeus e não-judeus, que correu o mundo divulgando os ensinamentos de Jesus Cristo – passando pela Galácia, Ásia e Macedônia – hoje levaria poucas horas para atingir sua meta.

Não há como negar que, semelhante à pesca com rede, os novos recursos de comunicação chegam acompanhados de muito lixo, precisando passar por uma criteriosa seleção de material. Esse papel a Igreja assumiu plenamente nos últimos anos. Os fiéis costumam fazer uso de e-mails, internet, aparelho celular e transmissões via satélite como ferramentas de evangelização, preservando seus valores em benefício próprio e da coletividade.

Quem imagina que a Igreja tem apenas buscado se adaptar passivamente aos novos meios de comunicação desconhece a reengenharia que vem ocorrendo entre os católicos. Comunidades de vida, como a Canção Nova, não só fazem uso das transmissões por rádio e TV para levar conteúdo de alta qualidade até cada um de seus filhos. Hoje, a palavra-chave é interação. Os fiéis são convidados a compartilhar suas opiniões, pensamentos, dúvidas e sentimentos, estando a seu alcance os mais jovens e revolucionários recursos de interconexão, como os aparelhos de tecnologia móvel, blogs, podcasts, sites de relacionamento e webTV, só para citar alguns.

Com pouco mais de seis meses no ar, o portal de relacionamento da Canção Nova (www.comunidade.cn) registra mais de 13 mil membros, com 50 mil page views diários. A diferença entre o site católico e os seculares está em seu conteúdo informativo e formativo, controlado por mediadores. O objetivo é proporcionar um ambiente saudável aos usuários, comprometido com sua formação social, educacional e cultural. Os participantes podem criar seus blogs, álbuns de fotos, trocar mensagens com os amigos do perfil, postar vídeos e áudio, além de ouvir músicas em MP3, rádios e TVs on line.

Os esforços da Igreja são muitos. A Pastoral da Comunicação da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) tem como referência: “Eis que faço de novo todas as coisas” (Ap 2 1,5). Essa é a força propulsora dos católicos, sem esquecer a importância da convivência. Por mais que a tecnologia encurte distâncias, eventos religiosos como os de Corpus Christi, Festa da Misericórdia e Hosana Brasil atraíram mais de 80 mil pessoas ao Vale do Paraíba, em São Paulo, no ano passado. Isto é sinal de que a Igreja continua firme no propósito da religião, ‘religando’ as pessoas a Deus e aos irmãos.

. Por: Marcos Spalding, diretor de marketing da Fundação João Paulo II

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