Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/02/2021 - 07:04

A corrida a favor da valorização dos produtos nacionais de iluminação

O mercado nacional de iluminação tem crescido nos últimos anos e, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux), o faturamento do setor estava estimado em R$ 3,7 bilhões para 2020, representando um aumento de 3% em comparação com 2019. Ainda de acordo com a entidade, as exportações brasileiras devem crescer 3%, atingindo US$ 32 milhões e as importações terão um acréscimo de 5%, fechando em US$ 680 milhões neste ano.

Os dados mostram que o segmento tem potencial para ser explorado, visto que os produtos importados passam por um processo de comoditização muito grande. Isso é decorrente da diminuição de preço e qualidade porque o mercado tem diminuído seus preços e qualidade para ganhar ainda mais volume, impactando tanto o consumidor final que tem acesso a bens não duráveis, como também as indústrias que usufruem como matéria-prima. Neste último, ainda há interferência de profissionais qualificados como os engenheiros, que conseguem muitas vezes transformá-los em itens que podem ser muito bem aproveitados, mostrando a capacidade que o país tem de produzir materiais com alta qualidade e preço competitivo.

Esse movimento proporcionará um impacto ainda maior para a população que reside no entorno das fábricas. Aumento do número de empregos disponibilizados no local e incentivo ao consumo nas lojas de mantimentos da região, são só alguns dos impactos benéficos a serem causados. Diante disso, se faz necessário a conscientização da importância de consumir e utilizar os produtos locais.

Nada adianta as indústrias produzirem no Brasil se não forem de fato competitivas, tanto em relação a qualidade do produto como em preço praticado. Além disso, os empresários necessitam passar credibilidade para os seus clientes.

Outro ponto importante que podem vir a ajudar os fabricantes locais é o aumento do incentivo das autoridades, ato este que já está sendo feito pela Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux). Sempre de olho na dificuldade de empresas estrangeiras em fornecer suprimentos para os produtores, principalmente devido a pandemia do novo coronavírus, a entidade tem impulsionado a aquisição de produtos fabricados no Brasil indicando ser fundamental para a manutenção dos empregos e a sobrevivência da indústria local.

Não há receita de bolo para que um produto nacional se iguale, em valorização, aos internacionais, mas uma coisa é certa: os empresários precisam investir cada vez mais em maquinário, matérias-primas, profissionais qualificados, para que tenhamos pelo menos o mínimo de respaldo e artifícios para continuar competindo de maneira igualitária.

. Por: Rodrigo Travi, CEO e Cofundador da LEDAX. É um empreendedor serial e formado em Engenharia Elétrica e Eletrônica pela Universidade Federal da Bahia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira