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02/03/2021 - 09:23

PMI de manufatura do Brasil sobe em fevereiro para 58,4


Ante 56,5 em janeiro, diz IHS Markit,

O ritmo de expansão do setor manufatureiro brasileiro voltou a se acelerar em fevereiro, após três meses de desaceleração, conforme mostra a atividade de gerentes de compras no dia 1º de março (segunda-feira), impulsionada por fortes aumentos no volume de novos pedidos e na produção.

O emprego também aumentou à medida que as empresas procuravam atender à demanda crescente, enquanto as restrições de oferta empurraram as pressões sobre os preços novamente, mostrou o último relatório mensal do índice de gerentes de compras (PMI) da IHS Markit.

O PMI manufatureiro da IHS Markit subiu para 58,4 em fevereiro, de 56,5 em janeiro, marcando o nono mês consecutivo de crescimento.

Uma leitura acima de 50,0 marca expansão, enquanto uma leitura abaixo significa contração. A série foi lançada em 2006.

— O setor de manufatura no Brasil recuperou o ímpeto após um início vacilante em 2021, mas a velocidade de recuperação continua mais lenta do que no segundo semestre do ano passado — disse Tim Moore, diretor de economia da IHS Markit.

— A melhoria das condições foi impulsionada por um forte aumento no volume de novos pedidos, especialmente de clientes domésticos. Os produtores de bens procuraram aumentar a programação de produção e o número de funcionários em resposta à maior demanda, mas as restrições de oferta atuaram como um freio ao crescimento — disse ele.

O subíndice de novos pedidos da IHS Markit subiu para 56,0 de 54,8 em janeiro, o primeiro aumento em seis meses, enquanto o índice de emprego subiu de 51,2 para 53,8.

O índice de produção futura subiu, disse a IHS Markit, e o índice de preços de produção subiu para uma alta de três meses.

Um número crescente de economistas diz que a economia do Brasil encolherá no primeiro trimestre, arrastada por uma segunda onda de Covid-19 e o fim das transferências emergenciais de dinheiro para milhões de pessoas pobres em 31 de dezembro.

A inflação também continua forte, apresentando mais uma dor de cabeça para consumidores, empresas e legisladores. | Jamie McGeever/Reuters

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