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03/03/2021 - 07:22

Kimberly-Clark assina compromisso pela igualdade racial

Para ampliar esforços e ações inclusivas internamente, empresa passa a ser signatária da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial.

Com o objetivo de dar novos passos em sua jornada de diversidade e inclusão no Brasil, a Kimberly-Clark, multinacional norte-americana de produtos de higiene pessoal, anuncia a sua adesão aos compromissos propostos pela Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial.

A Iniciativa é um movimento que busca a superação do racismo no ambiente corporativo e em toda a sua cadeira de valor. Representando mais de 800 mil pessoas e tendo um alcance global, o movimento reúne empresas e instituições comprometidas com a inclusão étnico-racial. Entre os focos da iniciativa está a promoção de programas perenes, em diversas frentes, com objetivos e metas institucionalizados visando a promoção da diversidade.

A diretora de Recursos Humanos da Kimberly-Clark, Alessandra Morrison, reforça a importância de se vincular a instituições de renome e que fomentam discussões relevantes e ações concretas para a promoção de direitos e igualdade de oportunidades para todos. — Ao longo dos últimos anos, temos trabalhado em ações de diversidade e inclusão na companhia e sabemos que ainda há muito a ser feito dentro desta jornada. Essa iniciativa é mais um compromisso que estamos assumindo de ser agentes engajados com a busca por uma sociedade mais justa, inclusiva e feliz para todos —reforça Morrison.

A iniciativa propõe que as empresas signatárias assumam dez compromissos pela igualdade racial. Os objetivos são assumidos pela presidência e pelos executivos da companhia e visam promover um ambiente justo, seguro e de respeito para todas as pessoas por meio de ações de desenvolvimento profissional que gerem oportunidades iguais de trabalho e renda, pensando na companhia, na sua cadeia de valor e na sociedade. Também são previstas medidas educativas e de sensibilização e o comprometimento com o respeito à diversidade na comunicação, no marketing e no planejamento de produtos, serviços e atendimento aos clientes.

Além da recente assinatura do compromisso, a companhia vem atuando nos últimos anos em diversas ações e atividades educativas que envolvem colaboradores do Brasil e nas operações da América Latina, desde a liderança executiva até os times de campo, como área de merchandising, que interage diretamente com o consumidor. Nos últimos dois anos, por exemplo, foram realizados dezenas de encontros de diversidade entre os colaboradores, além de treinamentos e rodas de conversa com consultorias e especialistas em cada um dos pilares.

No pilar de diversidade racial, a empresa tem programas globais pensados para o desenvolvimento de líderes negros e acaba de lançar uma cartilha antirracista para todos os colaboradores no Brasil. A multinacional também tem investido em estratégias para aumentar a contratação de profissionais negros, desde cargos de estágio até de liderança. — Temos muitos avanços pela frente, mas entendemos que a nossa trajetória dentro destes pilares está apenas começando, onde daremos protagonismo para iniciativas concretas que permitam avançarmos em número e no desenvolvimento desta cultura inclusiva internamente —completa Alessandra.

A Kimberly-Clark já é uma empresa reconhecida por promover a equidade de gênero, sobretudo em cargos de liderança, e por estratégias bem-sucedidas visando o aumento nas contratações de PCDs. A companhia também fechou recentemente uma parceria com a Maturi, consultoria voltada em fomentar a presença de pessoas mais maduras, 50+, no mercado de trabalho. Ainda no pilar de gerações, a empresa vem investindo em ações como mentoria reversa e grupos de trabalho intergeracionais.

Também com o objetivo de pensar diversidade de maneira cada vez mais ampla, desde 2019 a companhia fomenta comitês focados em cinco pilares de diversidade – LGBTQIA+, gênero, raça, PCD e gerações. São grupos multifuncionais formados voluntariamente por colaboradores de todos os cargos e localidades da empresa e que se dedicam a desenvolver e implementar ações dedicadas ao tema. Cada comitê é liderado por um gerente e tem um diretor como embaixador.

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