Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Transparência nas indústrias extrativas e de petróleo é um dos temas do Fórum Social Mundial


“Transparência nas indústrias extrativas e de petróleo” foi o tema de uma mesa realizada ontem no VII Fórum Social Mundial, coordenada pelo Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas). A Petrobras – a única empresa presente no evento – foi representada por Armando Tripodi, do gabinete da Presidência, e Janice Dias, gerente de Projetos Sociais.

Armando Tripodi falou do contexto mundial da indústria do petróleo e da importância da inclusão da responsabilidade social nos planos estratégicos para a Companhia. A Petrobras mantém contratos de exploração e produção no litoral de seis países do continente africano: Angola, Nigéria, Guiné Equatorial, Tanzânia, Moçambique, Líbia.

As operações na África são estratégicas. A Petrobras leva para o continente sua alta tecnologia nas operações em águas profundas e ultraprofundas. Como no Brasil, essa ação internacional é pautada na busca de rentabilidade e eficiência, com ética nos negócios, responsabilidade social e ambiental, respeito à diversidade cultural e contribuição para o desenvolvimento dos países onde atua.

Janice Dias falou dos desafios para a responsabilidade social trazidos com a internacionalização da companhia, presente hoje em 23 países.

Valorização da transparência: Representantes da Comissão de Justiça e Paz e outras organizações da sociedade civil de Angola falaram dos impactos da atuação das indústrias extrativas e de petróleo naquele país, salientando a necessidade de maior transparência no pagamento dos royalties ao Governo.

Angola passa por um longo período sem eleições, com o mesmo governo há 30 anos e grande desigualdade social, além da guerra civil que acabou em 2002.

A Petrobras iniciou suas atividades em terras angolanas em 1979 e é uma parceira histórica das autoridades e comunidades angolanas, atuando com ações humanitárias, apoio social, formação profissional e treinamento de mão-de-obra para a indústria do petróleo do país.

Armando Tripodi enfatizou que a luta pela transparência na aplicação dos recursos tem várias frentes: empresas, governo e mobilização da sociedade civil.

Janice Dias destacou a importância da discussão do tema com vários representantes da sociedade civil dos países em que a Petrobras atua “para a construção de ações estratégicas afinadas com os anseios dos nossos parceiros locais”. Janice falou ainda sobre a importância da participação e articulação da sociedade civil, “que deve estar organizada para monitorar a utilização dos recursos das empresas pelos governos”. | Foto: Janice Dias, gerente de Projetos Sociais, e Armando Tripodi, do gabinete da Presidência. | Crédito: Divulgação Petrobras

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira