Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/03/2021 - 08:32

APM Terminals Pecém registra crescimento de 10% em 2020


A APM Terminals Pecém alcançou diversas conquistas no ano que passou. O Terminal cresceu na casa dos dois dígitos em 2020 atingindo 387.717 TEUs movimentados. Os números representam um crescimento de cerca de 10% em relação a 2019, com destaques para a exportação de unidades refrigeradas e para a importação.

A Cabotagem subiu 5% no volume total em comparação com 2019, registrando cerca de 330 mil TEUs movimentados durante 2020. Com isso, o modal segue representando a maioria das movimentações do Terminal com cerca de 85% do volume total. A APM Terminals Pecém oferece 6 linhas de Cabotagem interligando o sul ao nordeste do país e Manaus, sendo ponto de para estratégica para exportação e importação.

Já na avaliação das cargas de Longo Curso, a APM Terminals Pecém registrou aumento de 49% frente ao ano de 2019. A exportação e importação representam 15% do volume total movimentado.

Pecém também destacou-se no cenário nacional, sendo o Terminal que apresentou maior crescimento no Brasil em 2020. Segundo dados do Datamar, em 2020, a APM Terminals Pecém ficou em primeiro lugar no crescimento das exportações, com índice de 46,60%, e em segunda colocação no sentido da importação, com aumento de 19,56%.

Para o Diretor Superintendente da APM Terminals Pecém, Daniel Rose, o crescimento surpreendeu: — Nós iniciamos o ano com uma perspectiva de crescimento entre 5 e 6%, porém, a chegada da pandemia fez com que a empresa se preparasse para vários cenários, inclusive de queda — comenta. E Daniel destaca também que foi preciso resiliência e dedicação para enfrentar a pandemia, resguardar a vida das pessoas e, ao mesmo tempo, manter o foco na qualidade da prestação dos serviços, tão essenciais: —Nosso trabalho não podia [e não pode parar] então, adotamos todas as medidas possíveis de segurança e seguimos operando com qualidade e, aos poucos, vimos os resultados aparecerem de forma surpreendente”— afirma o superintendente.

Pecém retorna a primeira posição no mercado de exportação de frutas do Nordeste — O Terminal da APM Terminals em Pecém ainda vem colhendo bons frutos dos resultados do excelente desempenho de 2020. Grande responsável por esse desempenho foi o mercado de exportação de frutas da região, em que o Terminal de Pecém cresceu 13 pontos percentuais no market share chegando a 33%, tornando-se um dos Portos que mais exportou frutas na região do Nordeste

Além do crescimento expressivo de market share, a APM Terminals Pecém teve aumento de 73% no volume de movimentações de contêineres para a safra de frutas de 2020/2021. Sendo o principal Terminal de exportação e a principal escolha dos maiores exportadores da Região.

Para o Head Comercial da APM Terminals Pecém, André Magalhães, as conquistas de 2020 somam o potencial da região ao modelo de excelência focado nos clientes adotado pela Companhia. “Implantamos a cultura Lean em todas as áreas da empresa, com foco em melhoria contínua, padronização de processos e redução de desperdícios. Nosso compromisso é oferecer uma experiência com padrão de classe mundial, seja para os clientes que chegam de navio ou que entram pelo nosso Gate. Nossos clientes estão fazendo parte dessa jornada, com a vantagem particular de se beneficiar de uma cultura Lean nesse processo. As melhorias de produtividade resultantes não apenas reduzem os desperdícios , mas também geram valor, confiança e segurança para os clientes, permitindo uma cadeia logística mais eficaz e eficiente para todos”. explica André.

Além disso, ele destaca a infraestrutura como ponto importante de atração de maiores navios e mais serviços para Região. — Temos total capacidade de absorver todo esse potencial, contamos, por exemplo, com diversas facilidades como de operar com dois guindastes Super-Post-Panamax, que elevam a capacidade operacional e reduzindo o tempo de operação nos navios no Porto. Além de atuar com Scanner 100% operacional, agendamento automático para entrega e retirada de contêineres, dispor de 1200 tomadas frigoríficas (a maior oferta da região), que reduzem o tempo de espera do caminhão e mantém a temperatura das cargas, dentro da solicitação acordada com o cliente. Tivemos ainda uma extensão de cais, com a inauguração de um novo berço no ano passado pelo Governo do Estado, que aumentou capacidade de receber dois navios atracados simultaneamente e assim reduzir o tempo ocioso entre a operação de um navio para o outro. Fazemos parte de um seleto grupo de Terminais no Brasil habilitados a operar navios com LOA de 366m e 15,3m de calado, podendo receber uma nova família de super navios com capacidade de mais de 12 mil TEUs— completa André.

Seguido de um ano de crescimento expressivo em números operacionais, o Terminal de Pecém continua seu desenvolvimento e registra o melhor resultado de janeiro em operações de contêiner. Ao longo do dos dois primeiros meses de 2021 do ano, a APM Terminals Pecém movimentou mais de 65,4 mil TEUs, representando um crescimento de 15,9% frente 2020.

Grande parte desse crescimento se deve ao ótimo resultado foi devido aumento das movimentações de cargas de Cabotagem, que encerrou fevereiro com cerca de 54 mil TEUs, 17% a mais do que o mesmo período de 2020. A exportação de cargas também se destacou com aumento de 26,8%.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira