Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/03/2021 - 08:32

Loja Americanas atinge lucro líquido consolidado foi de R$ 394 milhões em 2020


Em 2020, o Universo Americanas cresceu 22,5%, atingindo R$ 39,7 bilhões de GMV consolidado. O Ebitda consolidado foi de R$ 3,3 bilhões, alcançando uma margem Ebitda de 15,6%. O lucro líquido consolidado foi de R$ 394 milhões no ano.

Lojas Americanas S.A. [B3: LAME3 (ordinária) e LAME4 (preferencial)], companhia que oferece uma abordagem integrada e única no mercado de varejo brasileiro, unindo plataformas física, digital e mobile de negócios, anuncia os resultados do quarto trimestre de 2020 e o ano., no dia 04 de março (quinta-feira). Cujos dados mostram lucro bruto no quarto trimestre de 2020, o lucro bruto consolidado atingiu R$ 2,5 bilhão, recuando 2,1%. A margem bruta consolidada atingiu 33,9% da receita líquida. A margem bruta foi impactada pela maior penetração das vendas online e pelo ajuste de sortimento, priorizando itens essenciais que ganharam representatividade no mix de vendas. Ebitda ajustado no quarto trimestre de 2020 atingiu R$ 1.235,1 milhões, o lucro líquido consolidado foi de R$ 394 milhões no ano, com margem Ebitda de 16,6%, queda de 3,6 p.p. em relação ao quarto trimestre de 2019, devido à quarto trimestre de 2019. E a receita líquida 7.433 milhões no quarto trimestre de 2020, 15,0% ante o quarto periodo em 2019 e, 21.291,40 milhões em 2020, 14,1% ante 2019.

Em mensagem Miguel Gutierrez CEO, Universo Americanas disse: — 2020, um Ano Cheio de Desafios, Repleto de Aprendizados e Transformações. O ano de 2020 ficou marcado na história. Não tão somente pela pandemia da Covid-19 e as emoções decorrentes, acarretando dias intensos, imprevisíveis e, por vezes, sombrios, como também por toda a transformação social e econômica que experimentamos.

No Universo Americanas, desde o primeiro momento da pandemia, decidimos pela manutenção do funcionamento “normal” das plataformas, inclusive das lojas físicas, elegendo como prioridade absoluta a preservação da saúde dos associados e clientes. Tal decisão foi uma forma natural de cumprir o propósito maior de “ser ainda mais relevante no dia a dia dos clientes”.

A decisão de manter a estrutura funcionando nos obrigou a rever toda a operação de forma a garantir a segurança. Diferentes iniciativas foram aplicadas diuturnamente. Mas ainda não era o suficiente, pois o contágio era crescente em todo o país, o que nos levou a criação da nossa rede de acompanhamento dos casos internos que tinha como objetivo garantir o melhor atendimento médico disponível para os nossos acompanhados. Além disso, criamos o Instituto Juntos Somos Mais Solidários e por meio dele, participamos no esforço da sociedade em superar esse momento tão difícil, na forma de doações e ações assistenciais, totalizando, até o presente, mais de R$ 74 milhões em doações.

Com a estrutura funcionando, as operações das diversas plataformas foram se ajustando às necessidades mais prementes dos seus clientes, reforçando a convicção que o nosso Universo é “Único, Flexível e Resiliente”. Como resultado, a plataforma física tornou-se mais digital, fazendo mais de 5 milhões de entregas nas residências dos seus clientes, enquanto a plataforma digital, procurou ficar ainda mais próxima dos seus clientes, ampliando exponencialmente suas iniciativas O2O. Ajustes rápidos e necessários de sortimento foram realizados em ambas as plataformas.

Com as iniciativas adotadas, conseguimos aumentar significativamente nossa base ativa de clientes, nos aproximando, com uma velocidade superior a planejada, da nossa meta de 46 milhões prevista para ser alcançada em 2022. Da mesma forma, a quantidade de clientes que experimentaram as iniciativas O2O alcançou 4,1 milhões no ano, um crescimento de 215%. O número de transações realizadas em nossas plataformas alcançou impressionantes 319 milhões em 2020 e a frequência de relacionamento com a base de clientes ativos também evoluiu, atingindo 10,1x ao ano. Dessa forma, avançamos no compromisso central da nossa estratégia de constituir relações contínuas e de longo prazo com nossos clientes.

Em 2020, o Universo Americanas cresceu 22,5%, atingindo R$ 39,7 bilhões de GMV consolidado. O Ebitda consolidado foi de R$ 3,3 bilhões, alcançando uma margem Ebitda de 15,6%. O lucro líquido consolidado foi de R$ 394 milhões no ano. Na plataforma digital, experimentamos um crescimento acelerado, especialmente em categorias de alta frequência, enquanto nossas lojas físicas, elemento base da nossa gênese de crescimento, passaram a atuar como centros avançados de distribuição e experimentação para os nossos clientes, além de oferecer uma experiência de compra cada vez melhor.

Enquanto isso, a Ame encontrou novos caminhos, seguindo sua trajetória de crescimento exponencial, atingindo 17 milhões de downloads, 3 milhões de estabelecimentos conectados, se consolidando como uma relevante plataforma mobile de negócios, serviços e loyalty, ajudando e divertindo milhões de clientes. A LET’S esteve presente em todos os momentos, ampliando a sua plataforma de Supply Chain com a abertura de 5 fulfillment centers, 22 bases operacionais e a instalação de 5 sorters.

Com tudo isso, o Universo Americanas segue em constante evolução em linha com a estratégia apresentada para o triênio 2020-2022. Encerrou o ano de 2020 com 68% do seu GMV originado na plataforma digital e 74% do Ebitda gerado na plataforma física. Além disso, para aqueles clientes que escolheram receber suas compras em casa, entregamos 11% dos pedidos em até 3 horas, reforçando o nosso lema “Tudo, A toda hora, Em qualquer lugar”.

Ainda nesse contexto, aproveitamos para otimizar nossa estrutura de capital em um momento improvável, com a realização de um “follow on” da Americanas, seguido de um aumento de capital privado na B2W, além da emissão de 2 dívidas de 10 anos no mercado internacional, o que nos permite reduzir o endividamento, reinvestir parte da geração de caixa futura em nossas frentes de crescimento e entrar em novos segmentos.

Assim sendo, e por isso tudo, no dia 19 de fevereiro de 2021, submetemos e foi aprovada pelos conselhos uma proposta para iniciar um estudo sobre a eventual combinação operacional de Americanas e B2W. Uma ideia antiga, sempre presente nas e a maturidade alcançada por todos, torna o momento especialmente atrativo para a discussão dessa iniciativa, como forma de nortear o novo ciclo de crescimento do Universo Americanas.

Além disso, em linha com a estratégia de ser ainda mais relevantes no dia a dia dos clientes, anunciamos a parceria com a BR Distribuidora para integração das lojas Local e BR Mania. Contando com o somatório de forças da BR Distribuidora e do Universo Americanas, a parceria vai oferecer uma proposta de valor superior para consumidores, franqueados, revendedores e time das lojas.

Nesse ano desafiador, nos orgulhamos do que fizemos e sabemos que temos muito mais por fazer, mas temos a convicção de estarmos no caminho certo e com o time certo, que demonstrou garra e determinação durante todo este período estranho que, ainda, estamos vivendo. O Time se manifestou, mais uma vez, de forma contundente na nossa pesquisa de engajamento GPTW (Great Place to Work), onde o Universo Americanas alcançou os maiores índices de favorabilidade da sua história, com todas as plataformas sendo certificadas pela entidade.

Ainda em 2020, elegemos o ISS (Institutional Shareholder Services) como referência para guiar a nossa estratégia de Governança Corporativa. Formalizamos políticas, melhoramos o disclosure, reformulamos nosso conselho de administração, formalizamos a criação de 6 comitês ligados ao conselho, incluindo um comitê de auditoria 100% independente, aumentamos o número de membro independentes, trouxemos membros externos para contribuir com os comitês, dentre outras evoluções que nos levaram a conquistar o grau máximo da entidade. Reiteramos o nosso compromisso com o crescimento sustentável. Desde 2015, nossa estratégia de sustentabilidade está alinhada à Agenda 2030 da ONU priorizando os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): (4) Educação de Qualidade, (5) Igualdade de Gênero, (8) Trabalho Decente e Crescimento Econômico, (10) Redução das Desigualdades e (13)Ação contra a Mudança Global do Clima.

Continuamos confiantes em nossa estratégia de longo prazo, orgulhosos do nosso papel social, entusiasmados com as oportunidades e cientes dos desafios, mas, acima de tudo, decididos a atender a demanda dos clientes. Acreditamos que juntos, como sociedade, sairemos mais fortes desta crise.

Para 2021, perseguiremos à risca nossa estratégia, com a certeza de que tornaremos o Universo Americanas 'Ainda mais relevante no dia-a-dia dos clientes', entregando 'Tudo, a toda hora, em qualquer lugar'.

Por fim, gostaríamos de fazer um especial agradecimento ao nosso Time — associados e conselheiros, aos nossos acionistas, aos nossos fornecedores, aos nossos sellers, aos nossos clientes e a sociedade de uma forma geral, que nos apoiaram e inspiraram nessa trajetória deste ano tão especial — concluiu Miguel Gutierrez, CEO, Universo Americanas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira