Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/05/2008 - 09:06

Imprensa Nacional é homenageada em seu Bicentenário

A Imprensa Nacional foi homenageada pela Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) na noite do dia 20 de maio (terça-feira), com sessão solene em comemoração ao bicentenário do órgão, celebrado no último dia 13. Idealizadora do evento, a deputada Inês Pandeló (PT) falou sobre a importância da instituição ao longo deste período. "Devemos à Imprensa Nacional a garantia da transparência sobre os atos da administração pública nos últimos 200 anos. Através de suas publicações, a Imprensa Nacional ajudou a contar a história do nosso País", definiu a petista.

O diretor-geral da Imprensa Nacional, Fernando Tolentino, defendeu a manutenção da entidade, que passou por dificuldades recentemente. "Este órgão, que recebeu, por conta de seu bicentenário, congratulações de diversas Assembléias Legislativas pelo País, empresas, órgãos públicos e até mesmo do papa, é o mesmo que, há apenas seis anos, precisou da mobilização de magistrados, políticos e de seus próprios funcionários para se manter de pé. Naquela época, a publicação do Diário Oficial chegou a ficar paralisada por 72 dias, correndo o risco de ser extinta apenas por ser considerada antiga", queixou-se Tolentino, anunciando que o diário passará por uma reforma gráfica. "Mas não nos afastaremos do nosso foco, que é a informação. Isto nada tem de antiquado", sustentou o diretor, que recebeu uma moção de aplausos das mãos do vereador carioca Adilson Pires (PT).

Presente ao evento, o presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Mauricio Azêdo, acentuou a importância histórica da instituição. "A ABI se sente muito confortável em participar desta homenagem, principalmente pelo importantíssimo trabalho da Imprensa Nacional em prol do registro, da perpetuação da história oficial brasileira, que nós não vemos nos demais jornais", reforçou Azêdo, lembrando que foi o órgão, ainda quando Imprensa Régia, que publicou o primeiro periódico no Brasil, a Gazeta do Rio de Janeiro.

Também estiveram no evento o presidente da Associação dos Servidores da Imprensa Nacional, Humberto Borges; o vice-presidente da Associação Brasileira das Imprensas Oficiais, Haroldo Zager, e o diretor-geral do Arquivo Nacional, Jaime Antunes.

A instalação da Imprensa Nacional foi conseqüência direta da chegada da Corte portuguesa ao Brasil. Dois meses depois de desembarcar na colônia, o então príncipe regente Dom João inaugurou a Imprensa Régia, em 13 de maio de 1808. O órgão era responsável pela publicação de decretos, alvarás e documentos oficiais, sempre com a chancela da família real. Hoje, a Imprensa Nacional publica o Diário Oficial da União e o Diário da Justiça. || Site: www.alerj.rj.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira