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10/03/2021 - 08:31

Log-In atinge lucro recorde de R$133,4 milhões no 4T20


Versus o lucro de R$13,5 milhões no quarto trimestre de 2019. Ebitda ajustado recorde de R$104,5 MM no quarto trimestre de 2020, 71,6% superior ao quarto trimestre de 2019.

Log-In Logística Intermodal S/A (B3: LOGN3) informou no dia 09 de março (terça-feira), seus resultados referentes ao quarto trimestre e o ano de 2020. Resultados recordes no quarto trimestre de 2020 e o ano de 2020 no consolidado, na Navegação e no TVV. ROL recorde de R$321,8 MM em quarto trimestre de 2020 (21,3% superior ao quarto trimestre de 2019) e de R$1.126,1 MM em 2020 (7% superior a 2019). No quarto trimestre de 2020, a companhia obteve o lucro recorde de R$133,4 milhões versus o lucro de R$13,5 milhões no quarto trimestre de 2019. O resultado R$119,9 milhões superior é explicado pelo melhor resultado operacional (EBIT), que superou em R$43,1 milhões o quarto trimestre de 2019, e devido a impacto positivo de variação cambial de R$30,9 milhões, em função da menor desvalorização do real no período, além de constituição de R$ 59 milhões de IR/CSSL diferidos devido a melhor perspectiva de resultados futuros. No acumulado de 2020, foi registrado o lucro de R$13,0 milhões. A variação positiva versus 2019 pode ser explicada pelo aumento da receita financeira no período e pelo melhor resultado operacional (EBIT) alcançado, que foi 11,7% superior ao resultado de 2019. Excluindo-se efeito contábil de variação cambial do ajuste a valor presente das parcelas futuras de dívidas indexadas ao dólar de R$3,2 milhões em 2020, o lucro líquido seria de R$16,2 milhões.

Ainda nos destaques o Ebitda ajustado recorde de R$104,5 MM no quarto trimestre de 2020 (71,6% superior ao quarto trimestre de 2019) e de R$309,5 MM em 2020 (24,7% superior a 2019). Margem Ebitda ajustado de 32,5% em quarto trimestre de 2020, um crescimento de 9,6 p.p., em função de gestão eficiente da operação dos navios, da ampliação na base de clientes e da otimização dos custos ao longo da pandemia.

Navegação costeira: volume, receita e Ebitda quarto trimestre de 2020 e 2020 recordes. ROL navegação costeira recorde de R$260,3 milhões no quarto trimestre de 2020 , 21,6% superior ao quarto trimestre de 2019. Ebitda ajustado navegação costeira recorde de R$91,3 MM em quarto trimestre de 2020 (102,4% acima de quarto trimestre de 2019) e de R$270,6 MM em 2020 (34,5% superior ao Ebitda ajustado em 2019).TVV: Ebitda quarto trimestre de 2020 e 2020 recordes. Ebitda TVV recorde de R$30,2 em quarto trimestre de 2020 (72,6% maior que quarto trimestre de 2019) e de R$97,3 MM em 2020 (21,5% superior a 2019). A Log-In atingiu lucro líquido recorde de R$133,4 MM no quarto trimestre de 2020 (888,1% superior ao resultado do 4quarto trimestre de 2019 ). Em 8 de outubro de 2020, a Log-In iniciou nova escala no porto de Assunção, Paraguai, com conexão marítima em Buenos Aires, possibilitando a ligação dos principais portos do Brasil ao Paraguai. Desenvolvimento da Agenda ESG da Log-In, com o Diagnóstico da situação atual e Roadmap 2021-2023.

A Log-In obteve Ebitda ajustado recorde de R$309,5 milhões em 2020, superando em 24,7% o ano de 2019, através dos principais eventos: Crescimento dos volumes de contêiner na Cabotagem e no Feeder;

. Impacto positivo da desvalorização do real nas receitas fixadas em dólar;

. Otimização de custos e despesas gerais pelas iniciativas de redução de custos em função do cenário de pandemia;

. No TVV, houve melhora no mix de carga geral movimentada e crescimento nos volumes com o aumento na exportação, além de bons resultados em armazenagem e outros serviços pela atuação como prestador de serviços logísticos acessórios;

. Incremento nas receitas de AFRMM, por conta do aumento da frota própria ao longo do ano.

O resultado acima teria sido ainda superior caso não existissem os custos adicionais decorrentes do planejamento especial de prevenção à Covid-19 para os marítimos (R$6,9 milhões).

E a administração da Log-In comentou os resultados: — 2020 foi um ano desafiador. Em meio ao cenário avassalador de pandemia, a Log-In performou com resiliência, atingindo resultados muito significativos, com recordes históricos em todos os seus negócios. Atingimos números em patamares nunca alcançados. Enfrentamos com resiliência e êxito o cenário adverso que afetou o mundo, as pessoas e os nossos negócios. E isso só foi possível por termos agido de forma tempestiva e, ao mesmo tempo, com organização, desenvolvendo um plano de crise e cenários de estresse muito bem estruturados.

Conquistamos um número considerável de novos clientes, ampliamos volume, trouxemos novas cargas, trocando cargas de setores mais afetados pela pandemia por outras essenciais, expandimos o mix, tornando a carteira mais diversificada e robusta. Criamos serviços de forma a melhorar a experiência do cliente e a gestão de sua carga de forma mais eficiente. Conseguimos crescer no segmento Feeder, bem como na cabotagem. Desenvolvemos novos serviços no TVV, expandindo seu conceito para um terminal multimodal completo. E seguimos fortemente na luta da gestão eficaz de nossos recursos humanos, operações e financeiros, possibilitando fechar o ano com a retomada a volumes pré-pandemia e melhor preparados para lidar e aproveitar oportunidades com cenários incertos.

Em termos numéricos, ultrapassamos as metas programadas pré-pandemia, atingindo, em 2020, recorde de receita líquida de R$1,13 bilhão, 7% melhor de 2019, e de Ebitda ajustado de R$ 309,5 milhões, quase 25% maior que 2019. Também entregamos melhores volumes na Navegação e recordes expressivos no TVV. Fazendo uma cronologia resumida de nossas realizações, iniciamos o plano de estresse em fevereiro, mesmo mês em que os Jovens Profissionais (Trainees) ingressaram à nossa Companhia, selecionados num universo de 15 mil inscritos. Em março, fizemos a Aquisição do Log-In Endurance, resultando, pela primeira vez em nossa história, numa operação com 100% de navios próprios e criamos, em paralelo, o Comitê de Crise. Ainda em março demos início ao projeto “Jeito Log-In de Encantar”, que iniciou toda uma reestruturação no nosso atendimento, visando a centralidade no cliente que resultou em uma evolução considerável nos nossos indicadores de prestação de serviço. Em abril, seguimos desafiando o nosso time, criando um Campeonato de Vendas Comercial, de forma que as nossas estratégias fossem refletidas em planos de ação consistentes. Realizamos renegociações relevantes com fornecedores, gerando savings significativos. Também em abril, o Banco Nacional de Desenvolvimento e Social (BNDES) deferiu a nossa solicitação de enquadramento na linha Standstill Covid-19 referente aos pagamentos do serviço da dívida para a construção de embarcações, compreendendo os meses de abril a setembro 2020. O montante aproximado de R$50 milhões será pago pelo prazo remanescente do contrato, ou seja, de outubro de 2020 até junho de 2034. Já em maio e junho, enfrentamos a parada temporária de dois de nossos navios em função de casos de contaminação da tripulação pelo Covid 19. Após essas ocorrências, melhoramos nossos protocolos e procedimentos préembarque e não tivemos nenhuma nova parada por caso de Covid até então. Em junho, realizamos a terceira Emissão de debêntures para a aquisição do navio “Log-In Endurance”. Em paralelo, iniciamos um novo serviço da Navegação Costeira para o Paraguai. Tivemos, em julho, a atribuição de Rating ‘BBB+(bra)’ Estável pela Fitch Ratings. Nesse mesmo mês, iniciamos um processo de reestruturação organizacional, de sucessão bem definida, com a movimentação interna do novo CEO e migração do anterior para a Presidência de nosso Conselho de Administração, bem como da nova Diretoria Financeira focada no crescimento da Companhia. Um marco para a nossa história foi no mês de setembro, quando realizamos a renovação antecipada da Concessão do TVV até 2048. E, finalmente, em dezembro, encerramos o ano com recorde de disponibilidade operacional dos nossos navios, firmamos nossos primeiros contratos de Soluções 3PL e reduzimos acidentes rodoviários em 70% através da estruturação do plano de segurança intermodal.

Todas essas realizações somente foram possíveis graças a uma combinação de planejamento, disciplina financeira, competência operacional, trabalho duro e integrado de nossas equipes, incluindo o suporte de um plano robusto de clima organizacional e cuidado com os colaboradores, além do foco no cliente. Com o propósito de seguirmos implementando novas soluções logísticas, com foco total na segurança e eficiência operacional, temos certeza que, suportados por um time campeão, resiliente e comprometido para entregar os melhores resultados, seguiremos construindo relações rentáveis e sustentáveis— conclui.

Realizações Log-In: . Log-In anuncia resultado de edital da área nº 5 do porto Organizado de Vitória — Em 11 de janeiro de 2021, a Log-In divulgou a conclusão do processo onde a sua subsidiária TVV – Terminal de Vila Velha S.A. (“TVV”), no âmbito do Edital de Processo Seletivo Simplificado n.º 01/2020, organizado pela Companhia Docas do Estado do Espírito Santo (“Codesa”), obteve a melhor classificação para explorar provisoriamente a área nº 5 do Porto Organizado de Vitória/ES. O projeto em questão compreende a exploração transitória de uma área de 54.086 m² pelo prazo de 180 dias, onde a Companhia movimentará carga geral (veículos), reforçando a sua participação no Porto Organizado de Vitória/ES, e a ampliação dos serviços ofertados à sua base atual e potencial de clientes. Após a apresentação dos documentos de qualificação, a Companhia foi declarada habilitada em 23 de dezembro de 2020 e o processo seguiu para apreciação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Uma vez publicada a resolução autorizativa da ANTAQ, a Companhia será convocada para a assinatura do respectivo contrato de transição em até 5 (cinco) dias úteis mediante Ato Convocatório, a ser divulgado no website da Codesa.

. Log-In comunica a celebração de Acordo Substitutivo de Multa Ambiental com o Ibama — Em 21 de janeiro de 2021, a Log-In comunicou a celebração de Acordo Substitutivo de Multa Ambiental com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) (“Acordo Substitutivo”), por força do qual as obrigações patrimoniais potencialmente decorrentes dos autos de infração lavrados pelo Ibama, em decorrência do incidente com o navio Log-In Pantanal, são substituídas por obrigação certa e exigível da companhia de efetivar a destinação de bens no valor total de R$ 22.447.951,20 ao: (i) Comando de Policiamento Ambiental – Polícia Militar do Estado de São Paulo; (ii) Ministério do Meio Ambiente; e (iii) Ibama-UT-2º Nível, em Santos-SP. A celebração do Acordo Substitutivo não importa em reconhecimento ou assunção de responsabilidade de natureza cível, administrava ou penal, tampouco em admissão de culpa, pela Companhia ou quaisquer de seus funcionários ou colaboradores, nem reconhecimento quanto ao cabimento de imputações ou tipos, de cunho cível, administrativo ou penal, constantes dos autos de infração lavrados pelo Ibama. A Companhia reitera que as despesas relacionadas ao incidente com o navio Log-In Pantanal e todos os seus desdobramentos, incluindo, sem limitação, as despesas incorridas no âmbito do cumprimento da obrigação assumida no Acordo Substitutivo, estão abrangidas pela cobertura de responsabilidade civil do Clube P&I – Protection and Indemnity (Proteção e Indenização).

. Log-In comunica a celebração de Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público Federal — Em 27 de janeiro de 2021, a Log-In informou sobre a celebração de Termo de Ajustamento de Conduta (“TAC”) com o Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria da República do Município de Santos-SP, com o objetivo de pôr fim ao Inquérito Civil instaurado em decorrência do incidente com o navio Log-In Pantanal. O TAC prevê o pagamento, pela companhia, de R$ 19.000.000,00 (dezenove milhões de reais) para reparar o dano ambiental objeto do referido inquérito. O valor em questão será pago pela Companhia em até 30 (trinta) dias contados desta data, em parcela única, e será destinado a projetos nos municípios afetados pelo incidente, além da aquisição de embarcações para fiscalização e monitoramento. A companhia reitera que as despesas relacionadas ao incidente com o navio Log-In Pantanal e todos os seus desdobramentos, incluindo, sem limitação, as despesas incorridas no âmbito do cumprimento da obrigação assumida no TAC, estão abrangidas pela cobertura de responsabilidade civil do Clube P&I – Protection and Indemnity (Proteção e Indenização).

. Log-In lança a Plataforma “Log-Aí” — Em 11 de fevereiro de 2021, a Log-In deu um importante passo na sua estratégia de inovação e centralidade no cliente, lançando a Plataforma “Log-Aí”, uma ferramenta que tem por objetivo mudar a forma como os clientes lidam com suas operações logísticas. A Log-Aí foi elaborada a partir da escuta ativa dos seus clientes, tornando o processo totalmente colaborativo e, com isso, proporcionando mais autonomia, agilidade, visibilidade da carga e transparência para os seus processos, facilitando o acompanhamento dos serviços contratados de maneira online, robusta e de melhor experiência para os seus clientes.

. Log-In Anuncia Aquisição de Navio Porta-Contêiner — Em 23 de fevereiro de 2021, a Companhia anunciou que a sua subsidiária integral, Log-In International GmbH (“Log-In GmbH”), sediada na Áustria, concluiu a operação de compra de uma embarcação porta-contêiner. A embarcação foi adquirida da Klaveness Container AS e o valor da transação foi US$20,0 milhões. O navio, com capacidade nominal de 2.550 TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit), será denominado “Log-In Discovery” e foi construído no estaleiro chinês Jiangsu Yangzijiang Shipbuilding. Ele possui 536 tomadas para transporte de contêineres refrigerados (Reefers), comprimento total de 208,90m e boca de 29,80m. O navio foi selecionado por possuir características relevantes para a composição da frota da Log-In e suas operações. É um projeto moderno de construção, com equipamentos de última geração, consumo eficiente, gerando menor emissão de poluentes e maior economia de bunker (combustível do navio), além de já possuir instalado um sistema de tratamento de água de lastro (ballast water). No contexto da estratégia da companhia, o Log-In Discovery poderá ser utilizado na ampliação dos serviços e em eventuais necessidades operacionais. A aquisição do Log-In Discovery é mais um marco no processo de crescimento e modernização da frota da Companhia, com foco constante em segurança, sustentabilidade, excelência operacional, e capacidade de prover serviços essenciais de logística integrada.

— Log-In Inicia a Implementação da Agenda ESG com Roadmap 2021-2023 — Em fevereiro de 2021, a Companhia deu o passo inicial para a implementação de sua Agenda ESG. A Log-In desenvolveu, com o apoio de uma consultoria independente de referência, o Diagnóstico do ESG e Roadmap de ações a serem implementadas ao longo dos anos 2021, 2022 e 2023. A Agenda ESG foi aprovada pelo Conselho de Administração e a companhia iniciou em março de 2021 a execução desses planos de ação.

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