Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/05/2008 - 09:12

O avanço das cirurgias ginecológicas invasivas

Nos dias de hoje, a área médica evolui constantemente, principalmente com os avanços tecnológicos que trazem profundas mudanças no desenvolvimento da medicina, seja, nas descobertas de novos tratamentos, ou na modernização daqueles já existentes. No cenário das cirurgias ginecológicas, houve uma grande inovação nos últimos anos referente às técnicas de cirurgias minimamente invasivas. Aliada à necessidade de sanar o problema da paciente está a preocupação em devolvê-la ao mercado de trabalho e à sua vida cotidiana o mais breve possível.

"É uma tendência mundial. As cirurgias ginecológicas minimamente invasivas estão inovando a medicina e facilitando a vida das mulheres. Feitas com incisões cada vez menores, cerca de um centímetro apenas, acarretam uma recuperação mais rápida quando comparadas às cirurgias abertas", explica o Dr. Eduardo Tadeu Moraes Santos, Diretor Administrativo do Hospital Santa Sofia em Campinas.

O médico ginecologista do Hospital Santa Sofia, Dr. Aristides Manoel dos Santos Bragheto explica que os procedimentos cirúrgicos ginecológicos, podem ser realizados através de três vias: abdominal (aberta), vídeo endoscópica (laparoscopia ou histeroscopia) e vaginal. "A cirurgia vídeo laparoscópica é minimamente invasiva e apresenta uma série de vantagens, em especial no que diz respeito ao pós-operatório, onde normalmente, a mulher retorna às suas atividades normais em menos tempo do que se fizesse uma cirurgia tradicional, com cortes abdominais", explica o médico.

Na cirurgia vídeo laparoscópica os cortes são feitos apenas para permitir a passagem da câmera de vídeo e das pinças que serão manipuladas pelo cirurgião, guiadas pela câmera no interior do corpo. Os instrumentos cirúrgicos são como uma extensão da mão do cirurgião e as imagens geradas pela câmera são ampliadas permitindo uma melhor visão. "Esta tecnologia permite uma manipulação delicada dos tecidos e permite uma menor incidência de infecção hospitalar e de aderências", ressalta Dr. Aristides Manoel dos Santos Bragheto.

Na opinião do Dr. Eduardo Tadeu Moraes Santos, as vantagens da cirurgia ginecológica minimamente invasiva, vão além da recuperação mais rápida, se estendendo também à redução de custos.

Por meio da vídeo laparoscopia pode-se fazer a maioria das cirurgias ginecológicas tais como: retirar cistos de ovário, pólipos, miomas uterinos, gravidez ectópica (nas trompas), a retirada do útero (histerectomia), bem como, realizar cirurgias para infertilidade e no tratamento da endometriose.

Já a vídeo histeroscopia pode abordar as doenças da parte interna do útero como pólipo, miomas e pesquisa de tumores malignos.

No caso da histerectomia (retirada do útero), as técnicas de vídeo laparoscopia e via vaginal mostram-se novamente muito vantajosas em relação à técnica aberta. "Hoje é possível retirar o útero sem incisões externas", explica o ginecologista, acrescentando que, nessa modalidade, as complicações são menores se comparadas à técnica tradicional. "Com a histerectomia vaginal, a mulher está apta a retomar suas atividades profissionais e domésticas em poucos dias", ressalta. Vale lembrar que nem todos os procedimentos cirúrgicos ginecológicos podem ser realizados por via vaginal, cabe ao médico avaliar o problema e decidir qual a melhor via cirúrgica.

O Hospital Santa Sofia sempre foi inovador e pioneiro, e há 10 anos vem realizando este tipo de cirurgia, oferecendo aos seus pacientes os mais avançados recursos, tanto no âmbito cirúrgico, como nos tratamentos clínicos. O Hospital reúne profissionais especializados e equipamentos de ponta para oferecer o que há de melhor nas cirurgias minimamente invasivas em várias especialidades médicas.

O Dr. Eduardo Tadeu Moraes Santos ressalta que além da tecnologia de ponta o Santa Sofia preza pela humanização no atendimento. "O fundamental é mantermos o padrão de atendimento garantindo a satisfação dos pacientes e dos profissionais médicos que atuam no nosso serviço", finaliza o diretor administrativo do Hospital. || www.hospitalsantasofia.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira