Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/05/2008 - 09:14

IGS promove Fórum de Estudos de Governança Social e discute novos rumos de desenvolvimento dos três setores no país

O Instituto de Governança Social realiza no próximo dia 26 de maio (segunda-feira,) mais uma rodada do Fórum de Estudos de Governança Social de Minas Gerais, onde recebe os palestrantes, Wellington Nogueira, Fundador e Coordenador Geral da ONG Doutores da Alegria e Marcus Pestana, Secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, especialistas em gestão do 3º e 2º setor respectivamente, para um público dos 3 setores de Minas Gerais.

O Fórum de Estudos de Governança Social, que já está na sua quinta rodada, é um conjunto de seminários, constituídos por 2 palestras, seguida de amplo debate sobre Governança Social e suas diversas frentes de atuação. O IGS transmite o Fórum por meio de videoconferência para várias regiões do Estado de Minas Gerais, facilitando a integração e ampliação das discussões.

Durante o evento, que acontece no próximo dia 26 de maio, segunda-feira, no Auditório da Associação Mineira do Ministério Público, o palestrante Marcus Pestana, fala sobre ações relacionadas a Governança Social da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

No mesmo dia Wellington Nogueira aborda temas que se referem ao papel das ONGs no processo de profissionalização de trabalhos executados, e ainda, fala sobre o potencial do Brasil em relação ao combate à problemas sociais.

“Nos últimos 15 anos testemunhamos o surgimento de várias organizações da sociedade civil, nos mais variados graus de estrutura, transparência e organização; conhecemos experiências de mercados mais estabelecidos nessa área, como Estados Unidos e Europa e creio que, no Brasil, temos a oportunidade de colocar todo nosso potencial e criatividade no estabelecimento de uma atuação inovadora, trazendo soluções concretas para problemas sociais,” diz Wellington Nogueira.

Por meio dessa ação pioneira o IGS, Instituto de Governança Social, pretende estender democraticamente discussões e debates entre acadêmicos, representantes da sociedade civil, organizações do terceiro setor, conselhos estaduais e setor público, e tem como principal objetivo contribuir para a formação de um consenso sobre a governança social, aprimorando os conhecimentos de gestão e de controle social existente na sociedade

A realização do Fórum de Estudos de Governança Social acontece durante o ano de 2008 e conta com a participação de personalidades que buscam desenvolver ações na área social e terceiro setor, como: Renata Vilhena, Secretária de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais; Vandré Brilhante, Secretário Executivo e Membro Fundador do CIEDS - Centro de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável ; Dra. Ruth Cardoso, Antropóloga e Diretora do Comunitas, Elbe Brandão, Secretária de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales de Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas Gerais; Eduardo Shana, Diretor Acadêmico da HomoSapiens, Humberto Martins, Diretor do Instituto Publix; Dagmar Garroux, Presidente da Associação Educacional e Assistencial Casa do Zezinho, Rosângela Ferreira, Coordenadora Técnica em Relações Corporativas da Gerência Geral de Desenvolvimento Sustentável da Samarco Mineração, entre outros.

O Fórum de Estudos de Governança Social soma mais uma etapa de todos os programas que o IGS tem realizado e que permite fortalecer e valorizar a Governança Social, que é a participação da sociedade civil na formulação, monitoramento e avaliação das políticas públicas, através dos canais de participação social instituídos nos Estados, como os Conselhos de Políticas Públicas, que são os canais institucionalmente estabelecidos pela Constituição Brasileira e outras Leis.

A execução de políticas públicas pela sociedade civil organizada também faz parte da Governança Social, pois, através dos convênios e termos de parceria para a realização das atividades e prestação de serviços às comunidades, Estado e Entidade do 3º setor entram em acordo sobre resultados, metas e recursos a serem aplicados nas atividades.

Nesse contexto está inserido o objetivo e a finalidade das ações do IGS, a expectativa sobre a realização do Fórum de Estudos de Governança Social visa ampliar os conhecimentos e o poder de discussão dos conselhos e multiplicá-los.

“A participação da sociedade civil na formulação e execução das políticas sociais e a ativação dos conselhos de políticas públicas como órgãos de participação com influência no Governo tem sido um objetivo do IGS. As palestras e debates do Fórum têm trazido um embasamento para a ação do IGS”, diz o Diretor Executivo do IGS, Flávio Alcoforado.

O Fórum de Governança Social tem como público alvo gestores das organizações do terceiro setor, membros de conselhos de políticas públicas, gestores do setor público, administradores e corpo docente das instituições de ensino superior.

Com o objetivo de facilitar o acesso à informação e a integração o Fórum é transmitido, por meio de videoconferência realizada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo de Minas Gerais, para os municípios: Alfenas, Andradas, Brumadinho, Buenópolis, Campina Verde, Capelinha, Cláudio, Curvelo, Diamantina, Formiga, Frutal, Governador Valadares, Itabira, Itajubá, Itamont Itanhandú, Ituiutaba, Jaíba, Janaúba, Jequitinhonha, Lavras, Machado, Manhumirim, Mariana, Minas Novas, Montalvânia, Monte Azul, Monte Carmelo, Monte Santo de Minas, Nanuque, Nova Lima, Ouro Fino, Papagaio, Pedra Azul, Pirapora, Ponte Nova, Porteirinha, Pouso Alegre, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Rita do Sapucaí, Santana do Paraíso, São João Del Rei, Sete Lagoas, Taiobeiras, Três Corações, Três Pontas, Ubá, Uberaba, Vespasiano e Viçosa.

A transmissão, por meio da videoconferência, é projetada com o apoio dos CVT - Centros Vocacionais Tecnológicos, que são unidades do Projeto Estruturador da Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado, coordenado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais.

Os Centros de treinamento são voltados para a qualificação e profissionalização do cidadão. Seu objetivo principal é a inclusão social, capacitando e preparando, gratuitamente, a comunidade para o mercado de trabalho; considerando o potencial e as demandas da Região.

Fórum de Estudos de Governança Social, acontece no dia 26 de maio (segunda-feira), das 14 às 18 horas, no auditório da Associação Mineira do Ministério Público, Rua dos Timbiras, 2928 Barro Preto, Belo Horizonte (MG). Governança Social, cujos palestrantes são: Wellington Nogueira, Fundador e Coordenador Geral dos Doutores da Alegria; e Marcus Pestana, Secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (31) 2535-0028 ou pelo email [email protected] | Vagas Limitadas. O evento é gratuito e os participantes podem fazer a inscrição pelo site www.projetoigs.org.br ou pelo telefone (31) 2535-0028 .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira