Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/05/2008 - 09:18

Unipac: tanques prontos para o biodiesel


Provedora de soluções sistêmicas, a empresa do Grupo Jacto se destaca na produção de tanques de combustíveis para uso de biodiesel, antecipando-se ao mercado e à legislação.

O uso do B2 - diesel com adição de 2% de biodiesel - é obrigatório desde o início do ano e o seu uso contribuirá para a redução das emissões de poluentes na atmosfera e o consumo de petróleo. O Comitê Nacional de Política Energética (CNPE), órgão do Governo Federal, recentemente determinou que, a partir de julho deste ano, o percentual passará para 3% (B3), para intensificar a aplicação do programa do biodiesel. Antecipando-se ao mercado, a Unipac, empresa do Grupo Jacto e reconhecida por prover soluções sistêmicas, já dispõe de tanques de combustível de plástico adaptados às características e exigências das misturas, seja para B2, B3 ou B5 (este com previsão de chegar aos postos brasileiros em 2013).

As principais montadoras de caminhões e ônibus do País estão se adaptando ao biodiesel e têm buscado os produtos e a experiência da Unipac. Os tanques que atendem até B5 já passaram por diversos testes práticos e de laboratório que comprovam sua segurança e confirmam a qualidade destes itens, que atendem ainda ao mercado de reposição.

Experiência garante qualidade - A confiança e a garantia da qualidade dos produtos Unipac a habilitaram a participar de um Grupo de Estudos ligado ao Programa Nacional de Produção e uso do Biodiesel, do Governo Federal, que promoveu a troca de informações e a definição dos critérios para desenvolvimento de itens específicos para o novo combustível. "Estes estudos, aliados aos conhecimentos da própria empresa, nos possibilitam desenvolver tanques dentro das normas vigentes, o que leva tranqüilidade aos nossos clientes e parceiros", revela Marcos Antonio Ribeiro, vice-presidente da Unipac. O próximo desafio dos profissionais do departamento de Desenvolvimento de Novos Produtos, Processos e Materiais da Unipac é adequar os tanques à mistura B20 (20% de biodiesel), itens que já estão em testes.

Produtos homologados - Os tanques de combustíveis fabricados pela Unipac para diesel ou biodiesel são produzidos em Polietileno de Alta Densidade (PEAD), PEAD APM (polietileno de alta densidade e alto peso molecular), entre outros materiais. Possuem capacidades entre 100 litros e 600 litros e podem ser feitos sob medida, dentro das especificações determinadas pelos clientes. Todos os itens do seu portfolio já são homologados para uso de B5 (adição de 5% de biodiesel) - cuja vigência pode ser antecipada para 2010. Os tanques da Unipac apresentam a vantagem de não corroerem e não contribuírem para a danificação da bomba e do bico injetor.

De bem com o meio ambiente - De origem vegetal, o biodiesel provoca a emissão de 7% a menos de monóxido de carbono e 10% a menos de fumaça em relação ao diesel convencional. A produção do biodiesel gera empregos e sua produção permite efetuar transações por meio de crédito de carbono, sob condições diferenciadas, estabelecido no Protocolo de Kyoto.

O uso do B2 representa, no Brasil, um mercado em torno de 800 milhões de litros do combustível ao ano. A modificação para B3 gerará uma demanda adicional de 420 milhões de litros e para o B5, o potencial estimado é de cerca de 2 bilhões de litros anuais. | www.unipac.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira